CUIABÁ

MATO GROSSO

Na Grécia, primeira-dama de MT recebe faixa preta de Jiu-Jitsu e título de embaixadora mundial do esporte

Publicados

MATO GROSSO

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, participou, neste domingo (27.10), do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu em Heraklion, na Grécia. Anteriormente reconhecida como Madrinha Nacional do Parajiu-Jitsu pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), agora ela integra a elite do esporte mundial como faixa preta e Embaixadora Mundial.

A comitiva liderada pela primeira-dama Virginia Mendes conta também com os secretários de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), David Moura; de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho; e a coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo, Rita Chiletto.

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secel, Mato Grosso levou a maior delegação de desporto e paradesportivo da história, com 15 integrantes.

O reconhecimento à primeira-dama do Estado foi entregue pelos membros da diretoria da JJIF, Christian Horvath e Joachim Thumfar, representando o Governo dos Emirados Árabes Unidos, que prioriza o Jiu-Jitsu como uma ferramenta para o desenvolvimento intelectual, disciplina e relações comerciais entre países que apoiam o esporte.

Idealizadora do programa SER Família Inclusivo, a primeira-dama Virginia Mendes deu o primeiro passo na categoria esportiva ao abraçar a causa dos paratletas de Barra do Garças e Canarana da Associação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMJJP) e FBJJP, sob a gestão do presidente Elcirley Luz e do vice-presidente Mário Édson (Cowboy).

Um quadro também foi entregue à Virginia Mendes com a seguinte mensagem: “Por esforço e dedicação excepcionais ao Parajiu-Jitsu. Sua constante ajuda e apoio mudaram a vida de muitos atletas e o próprio esporte para sempre.”

Leia Também:  Governo de MT investe R$ 210 milhões para construção de casas populares

Para Virginia Mendes, a faixa preta e o título de Embaixadora Mundial do Jiu-Jitsu foram uma surpresa.

“Eu não imaginava que receberia esse reconhecimento, fiquei muito emocionada. Agradeço de coração ao Christian e ao Joachim por essa honraria, e também ao meu querido amigo Elcirley, que realiza um verdadeiro trabalho de doação ao esporte, ao professor Mário, minha equipe UNAF, ao secretário David Moura e à secretária Grasi. Ninguém faz nada sozinho”, agradeceu Virginia Mendes.

“Ninguém faz nada sozinho; isso só está acontecendo porque o governador Mauro Mendes tem dado atenção a essa causa tão importante. Não consigo encontrar palavras para agradecer, mas sei que minha responsabilidade aumenta a cada dia”, destacou a primeira-dama de MT.

Ela ainda lembrou momentos marcantes das competições e falou sobre sua visão do esporte, enfatizando como as oportunidades podem ser ampliadas através da conexão com os Emirados Árabes Unidos, principal investidor do segmento e países envolvidos na causa.

“Tive a oportunidade de conversar com membros internacionais do esporte. Com esse título, acredito que mais portas serão abertas para o nosso estado, que está sendo reconhecido como ‘Estado da Inclusão’. Quero ampliar o acesso ao esporte através de projetos para que outros municípios, além de Barra do Garças e Canarana, também tenham acesso ao poder transformador desse esporte”, ressaltou Virginia Mendes.

Leia Também:  Polícia Civil prende traficante e fecha mais uma boca de fumo em Lucas do Rio Verde

O austríaco Christian Horvath destacou o papel relevante que a primeira-dama Virginia Mendes desenvolve de maneira voluntária. “Hoje temos Mato Grosso como um grande parceiro, porque a primeira-dama do Estado tem dado total atenção ao esporte que dirigimos. O Jiu-Jitsu tem salvado vidas, e esse reconhecimento é pela sua dedicação e doação às pessoas que mais precisam. Ela ama o que faz”, afirmou.

O presidente da FBJJP e da AMJJP, Elcirley Luz, avaliou a participação da Embaixadora Mundial como imprescindível.

“A aproximação da primeira-dama Virginia Mendes foi crucial para os frutos que estamos colhendo. Não é fácil, ainda mais na categoria que participamos; somos invisíveis para muitos, mas ela está fazendo as pessoas nos enxergarem, porque tem voz. Com certeza, a primeira-dama de MT alcançará muito mais. O estado do Agro, agora, é também o da Inclusão”, ratificou.

A delegação mato-grossense já conquistou 14 medalhas no campeonato, sendo seis delas de ouro. Nesta segunda-feira (29.10), atletas e paratletas continuam competindo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  "Camarote mostra preocupação do Governo de MT com as necessidades das pessoas autistas", afirma mãe de filhos com TEA

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Operação Renegados 2 cumpre buscas e prende traficante em Cuiabá

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA