CUIABÁ

Diamantino

Prefeitura de Diamantino orienta população sobre o descarte correto de resíduos no Centro Municipal de Tratamento de Resíduos Sólidos

Publicados

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, orienta a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos e reforça que o descarte irregular e a queima de materiais são práticas proibidas pela legislação ambiental, oferecendo riscos ao meio ambiente, à saúde pública e ao patrimônio público.

O Centro Municipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (CMTRS) conta com monitoramento permanente, ferramenta que auxilia na fiscalização das atividades desenvolvidas no local e na identificação de práticas irregulares, contribuindo para a preservação ambiental e a proteção do patrimônio público.

O descarte inadequado de resíduos e a prática de queimadas podem provocar incêndios, causar danos ao meio ambiente, comprometer equipamentos públicos e colocar em risco a integridade das pessoas que atuam no local.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o recente episódio registrado no CMTRS reforça a importância da conscientização e da colaboração de toda a sociedade para evitar novas ocorrências.

“Recentemente registramos uma ocorrência de descarte irregular de resíduos, seguida da queima do material, que provocou um incêndio e causou prejuízos ao patrimônio público. O Centro Municipal de Tratamento de Resíduos Sólidos possui monitoramento permanente, que foi fundamental para auxiliar na identificação da ocorrência e na adoção das medidas cabíveis.”

Leia Também:  Corrida do Trabalhador foi a grande atração neste 1º de maio em Rondonópolis

O secretário ainda completou: “Pedimos à população, às empresas e aos prestadores de serviços que realizem a destinação correta dos resíduos e denunciem qualquer prática irregular. Preservar o meio ambiente e proteger o patrimônio público é uma responsabilidade de todos.”

A Administração Municipal reforça que empresas, prestadores de serviços e toda a população devem realizar a destinação dos resíduos de forma ambientalmente adequada e em conformidade com a legislação vigente. Sempre que identificadas irregularidades, as medidas administrativas e legais cabíveis serão adotadas.

Período proibitivo de queimadas

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente reforça que está em vigor, em todo o Estado de Mato Grosso, o período proibitivo do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas, compreendido entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026, conforme estabelecido pelo Decreto Estadual nº 2.015, de 28 de abril de 2026, que declara estado de emergência ambiental, dispõe sobre o período proibitivo de queimadas e estabelece medidas para prevenção e combate aos incêndios florestais.

A proibição também está prevista na Lei Complementar Estadual nº 233/2005 (Código Ambiental do Estado de Mato Grosso) e na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que estabelecem normas para o uso do fogo e preveem sanções administrativas, civis e penais aos responsáveis por queimadas irregulares e danos ao meio ambiente.

Leia Também:  Primeira-dama e secretárias municipais fortalecem políticas públicas voltadas às mulheres e à infância

A Secretaria orienta a população, produtores rurais e prestadores de serviços a cumprirem a legislação vigente, evitando o uso do fogo e realizando a destinação correta dos resíduos. A prevenção é a principal forma de proteger o meio ambiente, preservar o patrimônio público e garantir a segurança de toda a população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Campanha de doação de sangue em Diamantino arrecada 147 bolsas

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Biomed Laboratório de Análises Clínicas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso (MT Hemocentro) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus de Diamantino, realizou nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro uma campanha de doação de sangue que resultou na coleta de 147 bolsas.

A ação teve como objetivo incentivar a doação voluntária, ampliar a participação da população e contribuir com o abastecimento dos estoques de sangue utilizados no atendimento de pacientes que necessitam de transfusões e outros procedimentos de saúde.

A coordenadora da Atenção Especializada, Adelita Aguiar, explicou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde durante a campanha.

“A Secretaria de Saúde foi parceira durante toda a ação. Nossa equipe de profissionais atuou no suporte aos atendimentos e também contribuímos com equipamentos necessários para a realização da campanha.”  

A representante da Biomed, Eduarda Correia, destacou a mobilização e agradeceu a participação dos envolvidos na campanha.

“Para nós, do Laboratório Biomed, essa campanha foi muito mais do que uma ação. Foi um exercício de solidariedade e união. Agradecemos a cada pessoa que participou, doou, divulgou e incentivou alguém a fazer parte dessa corrente, além dos nossos parceiros, UNEMAT, MT Hemocentro e Secretaria Municipal de Saúde, que abraçaram a proposta e trabalharam conosco para que ela acontecesse.”

Leia Também:  Primeira-dama e secretárias municipais fortalecem políticas públicas voltadas às mulheres e à infância

Ela completou: “O resultado de 147 bolsas arrecadadas mostra a força dessa mobilização e o quanto a união entre comunidade e instituições pode fazer a diferença.”

A enfermeira Rosineide Silva, representante do MT Hemocentro, falou sobre a importância da campanha para os estoques de sangue. 

“Precisamos de todos os tipos sanguíneos, mas o “O negativo” merece uma atenção especial porque os nossos estoques estão baixos. Uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, é importante que as pessoas participem e incentivem também seus familiares a doar.”

Ela complementou: “Após a triagem clínica, a pessoa considerada apta realiza a doação. O sangue coletado é armazenado e transportado até o Hemocentro, onde passa por todos os processos e cuidados necessários até chegar ao paciente que vai recebê-lo.”

Entre os participantes, a estudante de Direito Beatriz Garcia Marinho, contou que doa sangue desde os 16 e compartilhou sua experiência com a doação. 

“Eu acho muito importante porque é uma coisa rápida e prática, mas que pode ajudar muita gente. Minha irmã, quando nasceu, precisou de sangue e não tinha bolsa disponível no hospital. Na época, todo mundo teve que se mobilizar para doar. Então, para mim, isso tem um significado muito grande.”

Leia Também:  Município convoca empresários para regularização de imóveis dos distritos industriais

A moradora, Meirielly Silva, realizou a doação pela primeira vez e contou que já tinha vontade de participar há algum tempo.

“Eu já vinha pensando em doar há alguns anos, mas sempre surgia alguma coisa que me impedia. Desta vez, decidi que queria participar e fiz o possível para estar aqui. Fico muito feliz de poder contribuir e também quero incentivar outras pessoas a virem doar.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA