CUIABÁ

MATO GROSSO

Inscrições para o Pré-Enem Digit@l MT continuam abertas até esta sexta-feira (15)

Publicados

MATO GROSSO

As inscrições para o Pré-Enem Digit@l MT, curso preparatório para o Enem 2024 oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), continuam abertas até esta sexta-feira (15).  O curso é destinado a estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição é simples e rápida, por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado no site da Seduc.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, avalia que o curso aumenta a chance de o estudante alcançar boas notas nas provas e, principalmente, na redação. Ele salienta que cada inscrito receberá um kit de material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios simulados. Para isso, já foram investidos R$13,9 milhões na aquisição do material, além de R$1,6 milhão para o fornecimento de lanche nos aulões e aulas presenciais.

Segundo o secretário, o material didático que será entregue é suficiente para que o estudante se saia bem nas provas, visando auxiliá-lo tanto em sala de aula quanto no estudo complementar em casa. “As nossas apostilas e os materiais de apoio contribuem para a organização de um plano de estudos e, consequentemente, no desenvolvimento de uma série de competências e habilidades, como autonomia, pensamento crítico e raciocínio lógico”.

Leia Também:  Plataforma adotada pela Seduc otimiza rotas e auxilia municípios a reduzirem custo do transporte escolar

Ele cita o resultado obtido pelos estudantes da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá, como exemplo de sucesso do Pré-Enem Digit@l MT em 2023. “Apenas nesta escola, onde dezenas de estudantes participaram do Pré-Enem, 40 deles ingressaram em universidades, tanto por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, quanto do Programa Universidade Para Todos”.

As aulas inaugurais nos 14 polos sob jurisdição das Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão agendadas para ocorrer de 23 a 27 de março, e o Pré-Enem Digit@l MT seguirá até 9 de novembro, com aulões presenciais, aulas online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Com o resultado da nota do Enem, os estudantes têm a oportunidade de concorrer a vagas em universidades públicas e privadas em todo o Brasil, destacando a importância de uma preparação adequada para o exame.

Professores

O quadro de profissionais que irão atuar nos nove meses de aulas do Pré-Enem Digit@l MT deste ano está em fase de conclusão. A lista com a seleção preliminar dos 40 coordenadores e 61 professores selecionados está disponível no site da Seduc, na aba do Portal PAS. A convocação dos candidatos classificados será feita pelas DREs seguindo a ordem de pontuação no seletivo. O resultado final será divulgado no dia 18 de março.

Leia Também:  Governador e ministro Onyx Lorenzoni apresentam programa que oferta cursos de qualificação para trabalhadores desempregados

O Pré-Enem Digit@l MT faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Conselheiro do TCE debate incentivos fiscais do Estado em reunião com Sistema Fiemt

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA