CUIABÁ

Rondonópolis

Esporte realiza evento especial para festejar o Dia da Mulher

Publicados

Rondonópolis

No próximo sábado (9), a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promoverá um evento especial em homenagem ao Dia da Mulher. Das 17:00 às 18:30, a Praça Bom Jesus, na Vila Operária, será palco de um animado Aulão de Dança aberto a toda a comunidade.

Além das atividades rítmicas, os participantes poderão desfrutar de uma mesa de frutas para recarregar as energias. A Secretária de Esporte e Lazer, Chirlei Daiane da Silva, destaca a importância da data, ressaltando que o Dia da Mulher é um momento de celebração e reflexão, marcado por muita luta e conquistas ao longo dos séculos.

A Secretária também faz um convite especial a todas as mulheres. “Venha se juntar a nós nesse dia especial e celebrar a força e a determinação das mulheres. Todos são bem-vindos a participar desse evento único em homenagem a elas”, disse.

O Aulão de Dança é parte do projeto Dança em Ação, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer, onde atende pessoas acima de 16 anos. O projeto proporciona benefícios como interação social, diversão, melhora do reflexo e percepção, aumento da autoestima, fortalecimento muscular e redução do estresse. Além disso, auxilia no equilíbrio, coordenação motora fina, reduzindo o risco de desenvolver doenças e melhorando a qualidade do sono.

Leia Também:  Município de Rondonópolis se prepara para previsão de seca extrema e altas temperaturas

Com aproximadamente 900 participantes nos bairros de atuação, como Vila Valéria, Conjunto São José, Serra Dourada, Vila Operária, Vila Olímpica, Jardim Atlântico, Celina Bezerra, Alfredo de Castro e Parque Universitário, o projeto Dança em Ação tem impactado positivamente a comunidade, promovendo bem-estar e qualidade de vida através da dança.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Número de atividades dispensadas de alvarás ou licenças mais que dobra em Rondonópolis

Publicados

em

O novo decreto municipal, publicado nesta semana pelo prefeito Cláudio Ferreira, que regulamentou a classificação de risco das atividades econômicas em Rondonópolis, com base na Lei da Liberdade Econômica, vem facilitar o licenciamento e a liberação de funcionamento das empresas em âmbito local.

Conforme o decreto, o número de atividades econômicas classificadas de baixo risco (Risco I) passa de 216 para 504 em Rondonópolis. São atividades que poderão iniciar o funcionamento após o registro empresarial, o deferimento da viabilidade de localização e a realização do cadastro fiscal municipal, sem necessidade de obtenção prévia de alvarás ou licenças de funcionamento.

A secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, avalia que a ampliação das atividades classificadas como de baixo risco, alinhada ao decreto municipal nº 13.463, de 03 de julho de 2026, representa um avanço importante para o ambiente de negócios em Rondonópolis.

“Ao reduzir a burocracia para atividades que apresentam baixo potencial de risco à saúde, ao meio ambiente e à segurança, o Município cria condições para que pequenos empreendedores iniciem ou ampliem seus negócios com mais rapidez e menor custo, sem abrir mão da responsabilidade e da fiscalização quando necessárias”, ressalta.

Leia Também:  Prefeitura ataca pontos críticos e melhora pavimentação asfáltica

As atividades classificadas como de baixo risco e dispensadas de atos públicos prévios de liberação não precisam obter posteriormente um alvará de funcionamento. A dispensa permanece válida enquanto forem mantidas as atividades, as características e as condições que fundamentaram o enquadramento como baixo risco.

Entretanto, Rane Curto observa que essa dispensa não significa ausência de fiscalização. A empresa continua obrigada a cumprir a legislação sanitária, ambiental, urbanística, tributária e de segurança aplicável; a permitir a fiscalização posterior pelos órgãos competentes; e devendo solicitar licenciamento ou alvará caso altere sua atividade para uma classificação de médio ou alto risco, ou deixe de atender aos requisitos legais.

Vale informar ainda que, com a lei nº 14.925, de 09 de julho de 2026, sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14), as atividades classificadas como de médio risco (Risco II) passam a ter um aumento de prazo para resolverem a burocracia e obterem o licenciamento definitivo. Nesse caso, o prazo de vigência do Alvará de Localização e Funcionamento Provisório foi ampliado de 60 dias para 180 dias.

Leia Também:  Prefeito decreta luto oficial por três dias pela morte do Pastor José Antônio da Silva Sobrinho

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA