CUIABÁ

Sinop

Lançado IPTU 2024 com até 15% de desconto e opção de parcelamento em 6x

Publicados

Sinop

O IPTU exercício 2024 e a taxa de lixo, já estão disponíveis para pagamento pelos contribuintes, a partir desta quarta-feira (6), com opção de retirada do boleto online, por whatsapp ou presencialmente. As guias foram disponibilizadas com antecedência de 40 dias, para que os munícipes possam ter um prazo maior para organizar as finanças. A data de pagamento da cota única, com desconto de 15% à vista, ficou para o dia 15 de abril de 2024 (segunda-feira).

Além do pagamento à vista com desconto, os contribuintes podem optar por pagar de forma parcelada: em 3x ou em 6x. Para o pagamento em três parcelas, o desconto será de 5%, com vencimentos nas seguintes datas: 15/04; 15/05 e 17/06. Pagamento parcelado em seis vezes, não tem desconto, com datas fixadas em: 15/04; 15/05; 17/06; 15/07; 15/08 e 16/09. Além do IPTU, também foi lançada em conjunto a taxa de lixo, nas mesmas datas de vencimento, com as referidas formas de parcelamento, porém sem os descontos.

Leia Também:  Novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti é reallizado pela Prefeitura

COMO PAGAR?

PELA INTERNET

A retirada do boleto pela internet pode ser feita pelo link:

https://www.gp.srv.br/tributario/sinop/portal_serv_servico?7,61

No site, o contribuinte pode acessar a guia IPTU, basta inserir o código do imóvel, inscrição imobiliária ou CPF/CNPJ e fazer a retirada do boleto.

NO WHATSAPP

Basta salvar o contato no seu telefone e enviar uma mensagem para o número (66) 3520-7200, que retornará uma mensagem solicitando ao contribuinte que escolha entre as seguintes opções:

1 – IPTU Online

2 – Serviços Online

3 – Falar com um atendente

PRESENCIALMENTE

Os contribuintes que não conseguirem localizar o IPTU no Whats ou no site, podem buscar atendimento presencial no CAC (Centro de atendimento ao contribuinte), localizado na Avenida Júlio Campos, 1230. Também podem retirar no Ganha Tempo. A unidade atende ao público das 8h às 17h, sem intervalo, e fica localizada na avenida das Acácias, nº 280, Jardim Botânico.

DATAS DOS PAGAMENTOS:

Vencimento: Cota Única (15% de Desconto) e ou/ 1° Parcela – 15/04/2024

Opção em 03 vezes:

1° Parcela – 15/04/2024

Leia Também:  Comunidades rurais recebem cursos de derivados do leite e aproveitamento de alimentos para o desenvolvimento da agricultura familiar

2° Parcela – 15/05/2024

3° Parcela – 17/06/2024

Opção em 06 vezes:

1° Parcela – 15/04/2024

2° Parcela – 15/05/2024

3° Parcela – 17/06/2024

4° Parcela – 15/07/2024

5° Parcela – 15/08/2024

6° Parcela – 16/09/2024

Os valores arrecadados dos Impostos e taxas, são de suma importância para que o município tenha recursos para fazer investimentos em várias áreas, oferecendo benefícios para a população. Exemplo disso, são os investimentos na saúde, obras de infraestrutura, asfalto, construção de escolas e aquisição de veículos e maquinários. Seu dinheiro também é investido nas melhorias urbanas, fechamento de valetões, limpeza, manutenção de estradas rurais, revitalização de praças, ruas e avenidas, além de importantes projetos.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop cobrou, na manhã desta terça-feira (6), da empresa responsável pelas obras de pavimentação e drenagem do pacote de investimentos em 13 pontos do município, medidas para acelerar os serviços e reduzir os transtornos enfrentados pelos moradores. A reunião foi realizada na Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e contou com a participação do vice-prefeito, Paulinho Abreu; do diretor de Planejamento da CTA Empreendimentos, Fábio Souza; do secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves; do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida; e dos fiscais do contrato.

A reunião ocorre após a Prefeitura receber e acompanhar reclamações de moradores sobre as condições de algumas vias, especialmente em trechos onde as obras de drenagem e pavimentação ainda estão em fase inicial. Com a aproximação de um período de chuvas mais intensas, a Administração Municipal reforçou que, além da continuidade das obras, é necessário garantir condições mínimas de circulação para moradores e serviços essenciais, como ambulâncias e coleta de resíduos.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a Prefeitura de Sinop tem recebido cobranças da população sobre a situação das vias onde a empresa deu início à terraplanagem. Segundo ele, a prioridade neste momento é assegurar a trafegabilidade e evitar que a intensificação das chuvas agrave os problemas já registrados.

“Não é a primeira vez que a Prefeitura chama a empresa que está executando a obra dos 13 bairros para medidas paliativas. A primeira preocupação nossa era a velocidade das obras. Agora, com a iminência do período de chuvas, nós cobramos a empresa que faça as ações mitigatórias para dar trafegabilidade nos bairros e garantir o direito de ir e vir da população”, afirmou.

Paulinho também ressaltou que a Prefeitura está limitada pelas obrigações e responsabilidades estabelecidas no contrato, mas tem utilizado os instrumentos de fiscalização disponíveis para cobrar a execução dos serviços. A empresa deverá apresentar um plano de finalização de ano e um cronograma físico consolidado, além de executar medidas emergenciais nos trechos considerados mais críticos.

Leia Também:  Abertas inscrições para o 1º Arraiá do Empreendedor de Sinop: evento reunirá feira de negócios e comidas típicas

Entre os pontos destacados durante a reunião estão as ruas do bairro Planalto, Águas Claras e Adalgisa, consideradas áreas críticas neste momento. Na Águas Claras, por exemplo, a empresa informou que restam aproximadamente 30 metros de drenagem para a conclusão do trecho e que as caixas de visita estão em processo de execução.

Na Planalto, a Prefeitura cobrou medidas para permitir a retomada do tráfego em condições adequadas, incluindo o escoamento da água retida, a conclusão e o nivelamento das caixas de visita e a preparação do trecho para aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD). A empresa informou que a aplicação do TSD no trecho com drenagem concluída deve começar no início da próxima semana.

Também foi estabelecido que a CTA não deverá avançar para novos trechos a montante antes da conclusão dos serviços atualmente em andamento, evitando a abertura de novas frentes sem a finalização das etapas anteriores.

Prazo de 15 dias

A partir da reunião desta terça-feira (6), a empresa assumiu o compromisso de, em 15 dias, cumprir uma série de medidas definidas no encontro. Entre elas estão o fechamento das valas abertas em Águas Claras, a abertura da rede de drenagem na Rua Alberto Baranjak, a preparação da Planalto para aplicação do TSD e a conclusão das caixas de visita nas ruas consideradas críticas, seguida dos serviços de aterro e reaterro.

Na Planalto, também deverá ser adotada uma solução para dar vazão à água retida junto ao meio-fio, além da instalação de tampas e do nivelamento das estruturas para permitir o trânsito.

A CTA deverá ainda apresentar, dentro do prazo, um cronograma físico consolidado das obras e um plano de finalização para o restante do ano. A empresa informou durante a reunião que já dispõe de material, mão de obra e equipamentos para avançar nos serviços e que pretende concentrar esforços na conclusão dos trechos atualmente em execução.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza 2º Encontro de Mulheres do Campo na Semana da Agricultura Familiar

A Prefeitura de Sinop reforçou que a fiscalização continuará acompanhando diariamente a execução do contrato e que as medidas adotadas têm como principal objetivo reduzir os impactos sobre os moradores enquanto as obras avançam.

O vereador Célio Garcia destacou que o Poder Legislativo também tem recebido as demandas dos moradores e acompanha as providências adotadas pelo Executivo. “Mais uma vez nós estamos aqui na Prefeitura representando os colegas parlamentares, cobrando a empresa CTA, que é responsável pelo pavimento asfáltico em alguns pontos da nossa cidade. A Prefeitura, mais uma vez, chama os representantes dessa empresa e cobra celeridade, resolução para os problemas existentes. Esperamos que nos 15 dias eles já deem uma resposta positiva não para o vereador Célio Garcia ou para a Câmara Municipal, mas sim para a nossa comunidade”, afirmou.

Obra

O pacote de investimentos contempla 13 pontos, com mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e investimento superior a R$ 38,2 milhões. As obras contemplam mais de 15,2 quilômetros de vias públicas.

O pacote de obras contempla as seguintes localidades:

Bom Jardim (parcial);

Estrada Dalva (parcial);

Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial);

Comunidade Águas Claras;

Maria Carolina I;

Comunidade Adalgisa (Estrada Ruth e Estrada Cirineu Coan, além da comunidade);

Estrada Cláudia (parcial);

Cidade Jardim III (parcial);

Maria Carolina II;

Rua dos Caxins;

Estrada Áurea;

Chácaras Planalto;

Duplicação da Rua Alberto Baranjak.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA