CUIABÁ

CUIABÁ

Varanda vota contra pedido de reajuste da tarifa de Água e Esgoto em Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

26/01/2024
Varanda vota contra pedido de reajuste da tarifa de Água e Esgoto em Cuiabá
O vereador Rogério Varanda (MDB) que representa a Câmara de Cuiabá no Conselho da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) protocolou documento, informando a justificativa do voto contrário ao processo da Concessionária Águas Cuiabá, que pede o reajuste em 8,85% da tarifa dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário da Capital.
Na última reunião realizada pelo Conselho da Agência, o vereador Rogério Varanda solicitou vista do processo, sendo o voto dele, o único contrário ao reajuste. O documento foi protocolado ontem (24/01) na Agência de Regulação. Em trecho do documento o parlamentar explica a negativa para o aumento.
“O denominado impedimento do reajuste, vez que no ano passado (2023) a Águas Cuiabá obteve o reajuste do valor da tarifa de água e esgoto da Capital em 9.91970%, contrariando o índice da inflação que chegou aproximadamente em 5,79% da transição do ano 2022/2023. Resultando um aumento de aproximadamente 66% a mais que o devido. Desse modo, o pedido de reajuste de 8,85% é, mais uma vez, superior ao índice da inflação, qual equivale a 4,72%, dados que podem ser consultados pelo IBGE”.
Em outro trecho do documento o vereador Rogério Varanda relata que existe uma grande quantidade de bairros sem o devido fornecimento de água ou com um alto teor de desperdício da água, bem como ainda se encontra esgoto sanitário a céu aberto.&nbsp
“Por meio de diligências internas, este vereador localizou os seguintes bairros a mercê da concessionária de água e esgoto: Altos da Serra CPA 4 1° de Março Jardim Itália Avenida Itália Jardim Mariana Duque de Caxias e Paque Atalaia, Osmar Cabral, Vila Nova, São João Del Rei, Novo Milênio, Planalto, Novo Mato Grosso, Dr. Fábio I e II, Parque Atalaia, Jardim Brasil, Canavarro, região da grande Morada da Serra, Residencial Nova Canaã 1 e 2, Centro, entre outros”.
E no parecer final, o vereador Rogério Varanda confirmou o voto contrário ao reajuste. “As reclamações que geraram visitas da equipe são problemas de abastecimento de água, esgoto a céu aberto e água tratada sendo desperdiçada nas vias públicas. Contrariamente ao entendimento majoritário, voto pela rejeição do reajuste tarifário sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário do montante de 8,85730 % do ano de 2024”, justificou.&nbsp
Assessoria de Imprensa

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde - SMS orienta sobre o risco de acidentes com animais peçonhentos
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá

Publicados

em

Foto Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.

A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Edna comenta ataque a grupo de Maracatu e cobra políticas contra homofobia e racismo
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA