CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

10ª Encontro Nacional da Soja no Paraná começa quinta

Publicados

AGRONEGÓCIO

O Grupo de Estudos Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), vai realizar entre os dias 14 e 15 de dezembro, na cidade de Londrina, no Paraná, a 10ª edição do Encontro Nacional da Soja.

Com o intuito de disseminar informações relevantes sobre a cultura da soja, o encontro tem como objetivo principal promover uma ampla capacitação técnica para os produtores brasileiros. Por meio de palestras, painéis e rodas de conversa, o evento contará com a presença dos maiores especialistas da área acadêmica, abordando os tópicos mais atuais e cruciais relacionados à sojicultura.

A proposta é estabelecer uma significativa troca de conhecimento entre a universidade, o setor privado e os profissionais que atuam diretamente no campo. A iniciativa visa proporcionar aos produtores uma maior compreensão sobre as melhores práticas, inovações e estratégias que possam impulsionar a produção de soja no Brasil.

O encontro reunirá renomados palestrantes e protagonistas do setor, criando um ambiente propício para discussões pertinentes e atualizadas, envolvendo desde técnicas de plantio e manejo até questões relacionadas à tecnologia aplicada na sojicultura. O evento também busca fortalecer as parcerias entre a academia, o setor produtivo e os produtores rurais, visando ao desenvolvimento sustentável do cultivo de soja no país.

Leia Também:  Vetos ao marco temporal estão na pauta do Congresso desta quinta, 14

A 10ª edição do Encontro Nacional da Soja promete ser um marco no intercâmbio de informações e no fortalecimento do conhecimento técnico-científico, impulsionando o setor agropecuário nacional e contribuindo para o avanço da produção de soja no Brasil.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Demanda por fertilizantes em MT pode crescer até 39% até 2034

Publicados

em

Assessoria/Sedec

A demanda por fertilizantes em Mato Grosso poderá crescer entre 29% e 39% até 2034, segundo projeções de estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O diagnóstico também aponta caminhos para atender às necessidades futuras da produção agrícola e propõe a criação de um polo de referência em fertilizantes e nutrição de plantas no estado.

Os resultados foram apresentados na quarta-feira (14.10), em reunião com representantes do Governo de Mato Grosso. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Fundação Uniselva, o estudo inclui uma proposta técnica para estruturar um Hub do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), com escritório previsto para o Parque Tecnológico, em Várzea Grande.

“A ideia é criar uma estrutura permanente que conecte governo, universidades, empresas e produtores para desenvolver pesquisas e testar tecnologias. Entre os objetivos estão melhorar o aproveitamento dos fertilizantes nas lavouras, buscar alternativas de abastecimento e atrair investimentos para o setor”, explicou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa.

Leia Também:  Cooperativa Agrária, do Paraná, anuncia investimentos de R$ 215 milhões

Além das projeções de consumo, o levantamento analisou oportunidades, dificuldades e o potencial de aproveitamento de resíduos agropecuários na cadeia de fertilizantes. Os pesquisadores também estudaram experiências de centros de excelência em países como Marrocos, Alemanha, Holanda, Austrália, China e Estados Unidos, visitados durante missões técnicas.

Para tirar a proposta do papel, foi discutida a prorrogação do Convênio nº 1807/2025, para estruturação do Hub do CEFENP em Mato Grosso.  A intenção é dar continuidade ao trabalho, passando do diagnóstico para a estruturação do Hub.

Outra agenda, realizada na sede da Sedec, tratou da preparação do Fórum Internacional de Fertilizantes, Nutrição de Plantas e Segurança Alimentar, previsto para 18 de novembro, em Cuiabá. O evento deverá marcar o lançamento do Movimento Mato Grosso Pró-Fertilizantes, voltado à mobilização de instituições públicas, pesquisadores e empresas em torno de projetos para o setor.

“Durante o fórum, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento multilateral, documento que deverá registrar o compromisso de cooperação entre as instituições participantes. A articulação pretende apoiar pesquisas, inovação, atração de investimentos e o desenvolvimento de atividades industriais ligadas aos fertilizantes”, comentou Linacis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA