CUIABÁ

CUIABÁ

Cuiabá amplia para 800 o número de profissionais Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD)

Publicados

CUIABÁ

Cuiabá é destaque por ter ampliado o atendimento de  profissionais Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD), nas unidades da rede pública municipal de ensino, aos estudantes que necessitam de acompanhamento.

“Cuiabá tem se revelado como referência. Nós dobramos o número de Cuidadoras de Alunos com Deficiência. Este ano são cerca de 800 profissionais e com isso, ampliamos o alcance da política de inclusão e justiça social. A disponibilização de cuidadoras, para os estudantes que precisam, é uma prioridade da minha gestão”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Em 2017/2018, na rede pública municipal de ensino de Cuiabá, a carga horaria dos cuidadores era de 30h e, esses profissionais atendiam uma criança por período. Agora, com a empresa terceirizada, a rede possui cuidadores de 30 e 40h o que ampliou o número de atendimentos.

Neste ano letivo, estão matriculados na rede pública municipal de ensino, 1.551 estudantes com deficiência. Esse número ainda não está fechado porque no Ensino Fundamental, algumas famílias ainda estão matriculando as crianças.

Leia Também:  Horto Florestal mantém visitação no horário matutino em Cuiabá

Em relação ao atendimento das cuidadoras, os estudantes matriculados até o dia 15 de janeiro, que necessitam do acompanhamento desse profissional, 1.175 crianças já estão sendo atendidas. São os estudantes que já eram acompanhados por CAD no ano passado e as matriculadas até o dia 15 de janeiro.

Os estudantes matriculados após o dia 15 de janeiro, estão passando pela triagem avaliativa que compreende a entrega por parte dos pais ou responsáveis dos laudos e avaliação das equipes multidisciplinares da Coordenadoria de Educação Especial, formadas por psicólogas, fonoaudiólogas e psicopedagogas.

À medida que a triagem avaliativa é concluída, e verificada a necessidade de acompanhamento de cuidadora, o profissional é encaminhado à unidade onde a criança está matriculada.

Dependendo da patologia da criança, a Cuidadora de Aluno com Deficiência (CAD), acompanha até dois estudantes nas atividades escolares.

Os profissionais recebem capacitação para que exerçam suas atividades. Este ano, participaram de um ciclo de formação durante a realização da Semana Pedagógica 2023 e, ao longo do ano, participam de outras formações. Nas unidades, sua atuação é supervisionada. 

Leia Também:  Projeto da vereadora Maysa Leão traz aulas práticas de marketing digital e educação financeira

As cuidadoras dos alunos com necessidades especiais desempenham suas funções auxiliando o estudante na locomoção, alimentação e, em outras atividades, caso não possua autonomia.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá

Publicados

em

Foto Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.

A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá inicia instalação de lixeiras em pontos de ônibus
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA