CUIABÁ
Belita Costa Marques e Grande Terceiro recebem ação do programa Mutirão da Limpeza
CUIABÁ
Os bairros Belita Costa Marques, na região Sul, e Grande Terceiro, na região Leste, serão atendidos pelo programa Mutirão da Limpeza. A ação é desenvolvida pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e, conforme o planejamento, será realizada nesta sexta-feira (17) e sábado (18).
Somando as duas comunidades, a operação conta com o envolvimento de mais de 300 trabalhadores que, durante os dois dias, executarão atividades como varrição, roçagem, poda de árvores e pintura de meio-fio. Também faz parte da programação a eliminação de bolsões de lixo e cata-treco.
“Procuramos sempre montar e seguir um cronograma que alcance ao longo do ano todos os bairros de Cuiabá. O mutirão é uma operação fundamental para manter nossa cidade mais limpa. Alinhado com as ações diárias, conseguimos potencializar nossa atuação e levar nossos serviços para todas as regiões”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Outro serviço de extrema importância que será efetuado nos bairros é o de manutenção na iluminação pública. Por meio dessa iniciativa, todas as vias serão beneficiadas com a substituição de lâmpadas queimadas por novas luminárias. Caso haja necessidade de troca de outros equipamentos do sistema, o trabalho também será efetuado.
Vale destacar que, desde março deste ano, a Limpurb não tem mais utilizado as lâmpadas de vapor de sódio, as populares lâmpadas amarelas, nos serviços de manutenção. Atualmente, toda luminária danificada é substituída por outra do tipo vapor metálico, que reproduz uma coloração branca e garante mais luminosidade.
“Essa foi uma nova metodologia de trabalho que adotamos por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e que está apresentando resultados positivos. Além de melhorar o visual da cidade, é uma ação que gera mais segurança. Por isso, o retorno que recebemos da população também é satisfatório”, completa o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.
CUIABÁ
Aikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
O Aikido, tradicional arte marcial japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba, vem conquistando cada vez mais espaço em Cuiabá. Conhecida por unir técnicas de defesa pessoal com princípios de equilíbrio emocional, disciplina e harmonia, a modalidade tem atraído pessoas de diferentes idades em busca de qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.
Diferente de outras artes marciais, o Aikido não possui competições. A prática é baseada em movimentos circulares, imobilizações e projeções que utilizam a força do próprio adversário para neutralizar ataques, priorizando o controle da situação sem violência excessiva.
Além do aspecto físico, o Aikido também trabalha concentração, autocontrole, respeito e serenidade. A filosofia da modalidade prega a resolução pacífica dos conflitos e o fortalecimento da mente, tornando a prática uma alternativa para quem busca não apenas atividade física, mas também bem-estar emocional.
Em Cuiabá, o crescimento da modalidade pode ser visto através de espaços especializados que mantêm viva a tradição da arte marcial japonesa. Entre eles está o Doshi Aikido Dojo, que utiliza as redes sociais para divulgar treinamentos, apresentações e o dia a dia dos praticantes da arte marcial na capital.
O dojo reúne alunos iniciantes e experientes, mostrando que o Aikido pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condicionamento físico. A modalidade também tem sido procurada por pais interessados em atividades que incentivem disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal entre crianças e adolescentes.
Com o aumento do interesse pelas artes marciais orientais em Mato Grosso, o Aikido se consolida como uma prática que vai além do combate, levando filosofia, equilíbrio e cultura japonesa para o cotidiano dos cuiabanos.
-
POLÍCIA3 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
ESPORTES7 dias atrásBrasil encontra velhos conhecidos no Grupo C da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM prende trio por tráfico ilícito de drogas e apreende entorpecentes
-
CURIOSIDADES4 dias atrásInterior paulista reúne opções de turismo para o inverno
-
POLÍCIA8 horas atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis


