CUIABÁ

POLÍTICA MT

Audiência pública debate projeto para cada disciplina ter no mínimo duas aulas semanais

Publicados

POLÍTICA MT


Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza hoje, segunda-feira (18), a partir das 9 horas, na sede do Parlamento, em Cuiabá, uma audiência pública para debater a matriz curricular para o Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede pública estadual de educação de Mato Grosso. O objetivo é discutir o Projeto de Lei 552/21, de autoria do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que propõe que cada disciplina tenha no mínimo duas aulas por semana.
Entre os palestrantes da audiência, estão os professores Alysson Cipriano, do Coletivo No Mínimo Duas Aulas; Daniel Fanta e Silvana Bittencourt, ambos do Mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); João Custódio, da rede básica de ensino; e Gonçalo Barros, mestrando em Sociologia na UFMT.
Na audiência, serão debatidas também as mudanças promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que tornaram algumas disciplinas optativas, o que pode trazer prejuízos à formação dos alunos da rede pública estadual. Também devem participar da audiência representantes do Ministério Público, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), da Seduc, do Conselho Estadual de Educação, de associações de estudantes e de docentes, além de professores, estudantes e familiares.
“Apresentamos esse projeto para assegurar o mínimo de duas aulas por semana para todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio nas escolas estaduais de Mato Grosso, de acordo com a lei federal de diretrizes e bases da educação. Dessa forma, disciplinas que hoje têm apenas uma aula por semana, como Inglês, Espanhol, Sociologia, Filosofia, Artes, entre outras, e que são tão importantes para a formação dos estudantes, passariam a ter pelo menos duas aulas semanais. Isso implica em alterações na grade de horários, entre outras mudanças, por isso é tão importante debater o projeto para recebermos sugestões para melhorar o texto”, disse Lúdio.

Leia Também:  Assembleia Legislativa entra em recesso no período de 17 a 28 de julho

Serviço:
Audiência pública – No mínimo duas aulas para todas as disciplinas
Data: 18 de abril (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: sala 202, Sala Sarita Baracat, na Assembleia Legislativa
Transmissão: www.youtube.com/LudioMT

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Deputados debatem em audiência pública o PLDO/2027

Publicados

em

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, de segunda-feira (19) a quinta-feira (22), audiências públicas e reuniões para discutir as metas fiscais do Estado, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentaria – PLDO/2027, as contas da Saúde e as melhorias na travessia urbana da BR-163, em Nobres. A programação inclui ainda sessões plenárias e reuniões de comissões.

Segunda-feira (19)

Às 13 horas, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação das Metas Fiscais 2º Quadrimestre 2026 da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Às 14 horas, os integrantes da Grupo de Trabalho da Mineração voltam a se reunir. A reunião ordinária remota e presencial acontece na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227. A indicação do GT é de autoria do presidente e deputado Max Russi (Pode).

Às 15h30, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária – PLDO/2027. O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Leia Também:  Emenda de R$ 400 mil é destinada para a agricultura familiar de Araputanga

Terça-feira (20)

Às 10 horas, tem reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e Direitos dos Animais Domésticos de Companhia. Ela acontece na sala de reuniões das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Às 10 horas, a Comissão de Saúde, Previdência, e Assistência Social realiza reunião ordinária para a deliberação de matérias sob análise da comissão. Ela será na sala Deputada Sarita Baracat, 226.

À tarde, às 14h30, tem reunião hibrida da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR). Ela será na sala das comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Quarta-feira (21)

Às 9 horas e às 13 horas, os deputados realizam duas sessões ordinárias – presencial e remota. Elas estão previstas para acontecer no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Já às 14 horas tem reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar atos praticados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, ante a diversas denúncias de irregularidades em Licitações no período de 2019 a 2022. A reunião será na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.

Leia Também:  ALMT divulga datas de feriados, pontos facultativos e recessos de 2024

Em Nobres, às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) realiza audiência pública para debater a situação atual e as melhorias das necessárias na travessia urbana da BR 163 no perímetro do município de Nobres. O debate será na Câmara Municipal de Nobres.

Quinta-feira (22)

Às 9 horas, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social realiza audiência pública para discutir os balancetes financeiros da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A reunião está marcada para a sala Deputada Sarita Baracat, 226.

Às 10 horas, será instalada a CST de Atenção à Obesidade. A Câmara Setoriais Temática tem a finalidade de estudar, diagnosticar, discutir, acompanhar e propor medidas, políticas, ações legislativas e estratégias de atenção integral às pessoas com obesidade. A reunião será sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.

Sexta-feira (23)

Sem agenda para esse dia.

A Agenda da ALMT pode sofrer alterações ao longo da semana.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA