MATO GROSSO
Emaper prepara vitrine tecnológica para feira agroindustrial
MATO GROSSO
Técnicos da Empaer estão empenhados para apresentar a vitrine tecnológica durante a Norte Show, que acontece de 19 a 22 deste mês, em Sinop (a 500 km de Cuiabá). A feira é referência no mercado agroindustrial da região norte do Estado e está entre as maiores do segmento no país.
A equipe não tem medido esforços, e desde janeiro vem preparando a área de um hectare que será um espaço permanente de referência para qualquer produtor que tiver interesse em buscar informações, sanar dúvida ou problema.
Durante a feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as variedades do café robusta/conilon – espécie híbrida desenvolvida pela Embrapa, adaptada à região amazônica; seis variedades de mandioca, uma horta hidropônica com diversidade de hortaliças, capineiras como capiaçu e kurumi e frutíferas como pitaia e limão Taiti enxertado – carro chefe do Centro de Pesquisa da Empresa; entre outros.

Foto: Empaer
No espaço, os técnicos da Empaer irão mostrar novas tecnologias com drone, no uso de defensivos agrícolas na cultura do café, sendo mais uma ferramenta para ser usada no campo. Terá, ainda, um espaço da estufa da hidroponia utilizando a energia fotovoltaica com a bomba interligada à tecnologia off-grid, realizando a irrigação. Na prática, o sistema irá alimentar os painéis, podendo ser usada em residências e em propriedades rurais. Na falta de energia elétrica, será um forte aliado para evitar a perda da hortaliça.
Na nutrição animal, o manejo do capiaçu, que já tem uma boa aceitação dos produtores da região, principalmente na pecuária leiteira, será a atração. Serão passadas orientações sobre as formas de plantio, irrigação, silagem, entre outros.
Ainda, parceria com o Conselho Estadual das Revendas de Produtos Agropecuários (Cearpa) deverá garantir informação da importância do recolhimento das embalagens dos defensivos agrícolas.
O zootecnista Breno de Moura Gimenez explica que a Norte Show vem com o intuito de fortalecer a agricultura familiar no Estado, mesmo sendo uma feira com oportunidades para o agronegócio e grandes propriedades. “É o pequeno produtor que coloca o alimento na mesa e precisa ser valorizado e o evento vem para evidenciar esse reconhecimento”, afirma.
Breno destaca que, durante os quatro dias, os técnicos terão, com as palestras, a oportunidade de sanar as dúvidas dos agricultores e mostrar como tudo é feito na prática. Já em relação à preparação da vitrine, ele destaca que está na fase final e ficará tudo pronto e bonito para o evento. “Antes, durante e depois da feira vamos manter a manutenção, adubação e os cuidados com a grama e a decoração da vegetação”.
O engenheiro agrônomo Thiago Tombini destaca que toda equipe está empenhada para mostrar a cultura do café e das frutíferas da região como fonte de renda ao pequeno produtor. “Vamos mostrar a diversificação de uma propriedade e o valor do produtor que tem colocado alimento na mesa do brasileiro e do mato-grossense. Vamos falar das novidades e algumas tecnologias, e a importância da assistência técnica da Empaer”.

Foto: Empaer
Sobre a feira
A Norte Show é uma feira tecnológica realizada pela Acrinorte, Sindicato Rural de Sinop e seus parceiros, desde o ano de 2018, tendo surgido com o intuito de fomentar o mercado agroindustrial na região norte do Estado.
Durante quatro dias, o homem do campo terá a oportundiade de participar de palestras magnas e técnicas, oficinas, demonstração de produtos, leilões, conhecer novidades em maquinários, implementos agrícolas e veículos, tudo com foco em agricultura familiar, agricultura de precisão e pecuária.

MATO GROSSO
ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.
Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.
Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte.
O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite.
Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual.
Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.
Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.
Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária.
Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


