CUIABÁ

POLÍTICA MT

Xuxu Dal Molin repudia invasão de templo religioso em Curitiba (PR)

Publicados

POLÍTICA MT


Foto: Ronaldo Mazza

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante a sessão desta quarta-feira (9), uma moção de repúdio contra o vereador Renato Freitas (PT). O legislador foi identificado como líder da manifestação que terminou com a invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no último sábado (5), em Curitiba, capital do estado do Paraná.

Segundo organizadores, o ato ocorreu em protesto pelo assassinato do congolês Moïse Kabagambe, em janeiro deste ano, no Rio de Janeiro (RJ), supostamente motivado por racismo. 

 Para o autor da propositura, deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), a invasão do templo religioso representa um grave ato de intolerância religiosa, além de comprometer “a proteção da segurança nacional, da ordem, saúde e da moral pública”.

“O Brasil assistiu estarrecido àquelas imagens de selvageria e desrespeito. Dezenas de católicos sendo expulsos de uma igreja ao som de vaias e palavras hostis. Sou um ferrenho defensor da livre manifestação de pensamento, da liberdade de expressão, do direito de ir e vir, entre outros preceitos constitucionais. Por outro lado, é preciso lembrar que nenhum direito é absoluto. Para exercer sua cidadania é necessário respeitar a liberdade das demais pessoas; nesse caso em específico, da sociedade católica ao qual eu também faço parte”, observa Dal Molin.

Leia Também:  Projeto de Lei quer notificar motoristas pelo whatsApp sobre vencimento da CNH

 Ao defender a aprovação da Moção de Repúdio, o parlamentar mato-grossense reconheceu a necessidade de ampliar o debate em torno dos crimes cometidos por racismo ou, ainda, àqueles praticados contra o público feminino (feminicídio).

 “Nesta proposição não adentramos no motivo da manifestação propriamente dita. A pauta antirracista deve ser amplamente debatida e defendida. Ocorre que a forma utilizada por esse vereador [Renato Freitas], prejudica a batalha daqueles que, com justiça e respeito ao ordenamento jurídico, realizam manifestações legais e pacíficas”, ponderou.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Max Russi oficializa apoio do Podemos a Pivetta após consenso entre lideranças do partido

Publicados

em

Reprodução

O presidente estadual do Podemos, deputado Max Russi, afirmou que o partido desistiu de lançar candidatura própria ao Governo de Mato Grosso por não reunir, em tempo hábil, as condições políticas necessárias para viabilizar o projeto. A declaração foi feita nesta quarta-feira (5), durante a oficialização do apoio da legenda à candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

Segundo Russi, a intenção inicial da maioria da militância era disputar o Palácio Paiaguás, mas, após consultas à base partidária, prevaleceu o entendimento de que o cenário favorecia a manutenção da aliança com o grupo governista.

“Tempo exíguo, as condições não foram reunidas e isso fez com que a gente optasse por um projeto ao governo nos próximos quatro anos”, afirmou.

O deputado destacou que a decisão foi construída em conjunto com prefeitos, candidatos e lideranças do partido, e que o Podemos apresentou ao grupo governista uma série de pautas consideradas prioritárias, como valorização dos servidores públicos e políticas voltadas ao desenvolvimento do Estado.

De acordo com Russi, o histórico de alinhamento entre o Podemos e o Governo de Mato Grosso também pesou na decisão. “A nossa militância entendeu que o melhor caminho era caminhar com os Republicanos e com Otaviano Pivetta”, declarou.

Leia Também:  Chico Guarnieri solicita a construção de quebra-molas na rodovia MT-339

Com a definição, o Podemos encerra o projeto de candidatura própria e passa a integrar oficialmente a base de apoio à reeleição de Pivetta nas eleições de 2026.

CLICK AQUI e veja o video completos nas redes sociais do Deputado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA