CUIABÁ

MATO GROSSO

Artista plástico Clóvis Irigaray é homenageado em exposição virtual

Publicados

MATO GROSSO


O artista plástico Clóvis Irigaray é homenageado mestre da cultura mato-grossense. Seu nome está entre as 75 personalidades mato-grossenses homenageadas pelo edital “Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite”, realizado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

As obras do artista plástico podem ser apreciadas em uma exposição virtual, disponível aqui. Parte de sua biografia está disponível na página web exposicaoirigaraymestre.com. Clóvis Irigaray morreu em 03 de abril de 2021, aos 72 anos de idade, de causas naturais, em Chapada dos Guimaraes (MT). Ele chegou a acompanhar o início da execução do projeto em sua homenagem “Irigaray Mestre”.

Sua excentricidade e genialidade o levaram para o mundo. Clóvis Irigaray ganhou notoriedade mundial ao retratar a figura do índio como elemento de protesto. Ele está ao lado de nomes como Humberto Espíndola, João Sebastião e Dalva de Barros, artistas que representam a gênese da pintura moderna em Mato Grosso.

Leia Também:  Judiciário promove audiências concentradas no Complexo Pomeri

Nasce um artista

Clóvis Hugueney Irigaray nasceu em 1949, no município de Alto Araguaia (a 420 km de Cuiabá). Em 1968, enquanto fazia o curso de direito, em Campo Grande (MS), passou a conciliar os estudos com as artes plásticas. Com giz pastel começou a criar obras que retratavam fetos e vísceras.

Em 1975, já morando em Cuiabá, Irigaray teve grande sucesso com a exposição “Detalhes do Xingu” (Xinguana). Ele usou a figura do índio como elemento de protesto.

Participou da Bienal de São Paulo e Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Suas obras também passaram pelo Panorama das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT (MACP-UFMT).

Em 2013 foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura, também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris.

Em cinco décadas de trabalho o mato-grossense realizou mais de 38 participações em mostras nacionais e internacionais como nos Estados Unidos e Portugal.

Leia Também:  Expediente presencial do Fórum de Sorriso está suspenso nos dias 15 e 16 de janeiro

Sua última exposição ‘Irigaray – Arte – Ikuiapá’ foi realizada em 2020.

Saiba mais sobre este ícone das artes plásticas de Mato Grosso no site exposicaoirigaraymestre.com. E acesse a exposição virtual aqui.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Lei Seca resulta em 24 motoristas presos por embriaguez ao volante em operações simultâneas

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Candidatos realizaram prova para juiz leigo do Tribunal de Justiça

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA