VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande inaugura Posto Avançado do Corpo de Bombeiros e distribui equipamentos para agricultura familiar
VÁRZEA GRANDE
O Parque Bernardo Berneck, localizado na Avenida Governador Júlio Campos, entre os bairros Jardim Paula I e Marajoara, será palco de um evento marcante nesta quarta-feira, 16 de agosto, às 9h. Uma nova conquista resultante da parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado de Mato Grosso será celebrada com a inauguração do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.
A instalação do posto avançado representa um passo significativo no aprimoramento da segurança ambiental do Parque Bernardo Berneck e das regiões adjacentes. A iniciativa surge em resposta à desmobilização da guarnição do Corpo de Bombeiros Militar que atuava na Brigada de Incêndio do Aeroporto, devido à privatização dos serviços aeroportuários. O efetivo existente não será desperdiçado; em vez disso, será direcionado para garantir a segurança contra incêndios e outras emergências no parque e em suas áreas circunvizinhas.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Várzea Grande desempenhará um papel fundamental durante o evento, realizando a entrega de kits de ferramentas a 21 produtores rurais das comunidades do Formigueiro e Limpo Grande. Estes agricultores estão atualmente participando de cursos de qualificação no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), no âmbito do programa ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), que busca capacitar e aprimorar as práticas agrícolas e o desenvolvimento rural.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, a ação não teria sido possível sem o apoio do Governo de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa e apoio do Deputado Estadual Alan Kardeck. “Essas contribuições permitem concretizar esse projeto de colaboração entre diferentes entidades em prol da segurança, meio ambiente e agricultura”.
O projeto da base do Corpo de Bombeiros no Parque Bernardo Berneck foi cuidadosamente planejado para minimizar o impacto ambiental. A base foi instalada em um container, uma alternativa sustentável à construção tradicional, sendo essa abordagem apoiada pela 4ª Promotoria de Justiça de Várzea Grande, que é responsável por questões ambientais.
A solenidade de inauguração, agendada para quarta-feira, 16 de agosto, às 9h, representa um marco significativo na proteção ambiental e na colaboração entre entidades para promover a segurança e o desenvolvimento da região. “A presença do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar no Parque Bernardo Berneck reforça o compromisso das autoridades locais com a preservação ambiental e o apoio à comunidade rural”, pontua o gestor.
Serviço:
Data: Quarta-feira, 16 de agosto de 2023
Horário: 9h
Local: Parque Bernardo Berneck, Avenida Governador Júlio Campos, s/n, entre os bairros Jardim Paula I e Marajoara, Várzea Grande, Mato Grosso.
Para outras informações, contate a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Várzea Grande.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
VÁRZEA GRANDE
Prefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), ingressou com um mandado de segurança para que a Justiça determine ao presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), a convocação de uma sessão extraordinária para votar projetos considerados urgentes pela administração.
Na ação, o Executivo alega que a ausência da sessão impede a apreciação de propostas essenciais para a gestão financeira do município, entre elas um projeto que amplia o limite para abertura de créditos suplementares e outro que autoriza o parcelamento de débitos previdenciários. Segundo a Prefeitura, a situação pode comprometer a execução de recursos destinados à Saúde e a outras áreas da administração.
O município também afirma que 14 dos 23 vereadores assinaram requerimento favorável à convocação da sessão e pede que a Justiça fixe multa diária ao presidente da Câmara em caso de descumprimento de eventual decisão.
Em nota, a Câmara Municipal negou omissão e afirmou que a sessão extraordinária só pode ser convocada após a conclusão da tramitação das matérias nas comissões permanentes. O Legislativo também argumentou que a própria Prefeitura retirou projetos anteriores durante a tramitação e destacou que já aprovou mais de R$ 155,6 milhões em remanejamentos orçamentários solicitados pelo Executivo em 2026.
A Câmara informou ainda que apresentará sua defesa caso a Justiça determine o prosseguimento da ação.
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA6 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA6 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE7 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


