CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Kalil e Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência debatem mais melhorias e humanização

Publicados

VÁRZEA GRANDE


No incremento das políticas públicas inclusivas voltadas à pessoa com deficiência, o prefeito Kalil Baracat reuniu com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e integrantes da Associação Várzea-grandense da Pessoa com Deficiência. Na pauta, foram apresentadas demandas pertinentes ao grupo, debatidos projetos, políticas públicas específicas e otimização e ampliação dos serviços de saúde.

Para o prefeito Kalil Baracat, sua gestão trabalha pela igualdade entre as pessoas independente de qualquer coisa e, portanto, “é dever do Poder Público criar facilidades e meios para que todos tenham serviços públicos de qualidade, eficientes e resolutivos”, disse ele.

“A gestão está aberta às categorias e dentro da disponibilidade, atenderemos todos com melhorias específicas e voltadas a qualidade de vida e bem-estar da população. Agradecemos o empenho da Associação e do Conselho e com certeza essas reivindicações apresentadas serão encaminhadas aos devidos setores e se possível prontamente atendidas para melhorar a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência em Várzea Grande”, explicou o prefeito.

Ele lembrou ainda que no seu plano de governo levado às ruas durante a campanha eleitoral, já havia previsto ações para atender as necessidades das pessoas especiais e trabalhará para em breve colocar tudo em prática, como a criação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência que tratará de assuntos burocráticos e ainda formalizar a parceria para construção da associação, sendo que para isto irá pleitear recursos junto a bancada estadual e federal para atender estes anseios da associação, explica o prefeito.

Leia Também:  Várzea Grande inicia aplicação da "Quarta Dose" para idosos acima de 75 anos ou mais

O presidente da Associação Várzea-grandense da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Municipal, Diney Ribeiro Campos, avaliou a audiência com o prefeito e os secretários de Assistência Social, Ana Cristina Vieira e de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, como muito boa e produtiva. “Nós acreditamos na gestão, foi o único prefeito a ir em nossa instituição procurar nossas propostas e a primeira vez que somos recebidos enquanto Conselho. A reunião foi muito válida, todas as propostas que apresentamos ele aderiu e o mais importante é que vamos trabalhar diretamente junto com prefeito, com secretários para atender a população de deficientes que é ativa dentro do município. Temos cerca de 20 mil pessoas com alguma deficiência, sendo que uma das nossas pautas será um censo para sabermos a realidade daqueles incluídos neste rol, seja com deficiência física, visual, auditiva, autismo, entre outros, que serão reconhecidos com o censo que será feito em parceria com a Secretaria de Assistência Social”, frisou o presidente.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou que sempre têm reuniões com conselheiros e se faz importante essa aproximação, para se conhecer a demanda e principal necessidade. “Essa reunião de hoje com o prefeito Kalil Baracat, reafirmou a preocupação do nosso gestor para as demandas relacionadas à pessoa com deficiência. O Conselho trouxe diversos pedidos e todos foram absorvidos pela Administração Municipal de forma atenciosa pelo prefeito que nos demandou como secretária para que encaminhássemos as propostas. A partir desta reunião muitas ações já adotadas reafirmarão o compromisso da gestão, por isto é muito importante essa aproximação visando demonstrar as prioridades e todos os esforços da gestão na manutenção de serviços que assegurem a qualidade de vida e desenvolvimento humano para todos”, enfatizou a secretária.

Leia Também:  Primeira-dama de Várzea Grande Kika Dorilêo Baracat recebe Moção de Aplauso e dedica homenagem a todas as mulheres

De acordo com secretário de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros, as pautas demandadas voltadas à pessoa com deficiência foram debatidas e serão concretizadas visando garantir mais inclusão social e a humanização da saúde pública deste grupo e de toda a população.

“Pauta importante, sensível, em que o plano do governo do prefeito é voltado para essa particularidade da humanização da saúde. É um assunto que vamos melhorar cada vez mais na assistência para essa população, para esses munícipes e a extensão da humanização da saúde deve chegar cada vez mais fazendo a inclusão social com políticas públicas que atendam a todos, e principalmente aqueles que mais precisam do apoio do SUS e do Poder Público”, pontuou.

O secretário acrescentou ainda que sobre a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência que será implantada na gestão, está sendo feito um estudo aprimorado, onde o prefeito Kalil Baracat tem essa pauta como prioridade. Com a instalação da Coordenadoria, cria-se dentro da estrutura uma representação para debater as políticas inclusivas que serão desempenhadas dentro da Secretaria de Saúde com a participação direta e efetiva da classe.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  Comunidade escolar aprova implantação de Escola Cívico-Militar em Várzea Grande

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Cine Cult vai reunir dezenas de mulheres no cinema neste sábado (26) no Várzea Grande Shopping

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA