VÁRZEA GRANDE
Prefeitura retira 150 toneladas em dois dias de limpeza no Residencial Jacarandá
VÁRZEA GRANDE
Secretaria faz alerta sobre descarte irregular e anuncia criação de eco ponto
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realizou o serviço de limpeza em alguns terrenos que acumulavam entulhos no bairro Residencial Jacarandá, retirando cerca de 150 toneladas de lixo em dois dias de trabalho intenso.
Conforme o subsecretário da pasta, José Carlos Miranda de Andrade, o local, que acumulava resíduos – como pneus, colchões e cocos – era um foco de descarte irregular e também um criadouro de mosquitos, insetos e animais peçonhentos.
“Retiramos esse bolsão de lixo lá do Jacarandá e ficou um compromisso de a empresa Locar fazer daquele ponto um eco ponto. A empresa vai colocar quatro caçambas para que os moradores coloquem resíduos, separadamente”, explicou Andrade.
A ação foi motivada por denúncias da imprensa e dos próprios moradores locais, que alertaram para o problema. O subsecretário destacou ainda o custo elevado do serviço, que envolve máquinas, combustível e mão de obra.
Ele ressaltou que muitos moradores pagam carroceiros para descartar lixo irregularmente, o que acaba gerando custos adicionais para o poder público. José Carlos também fez um apelo à população, para que joguem lixo em locais adequados, para que terrenos não se tornem bolsões de lixo e virem abrigos de resíduos que podem prejudicar toda comunidade local.
“A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana está de portas abertas para atender toda a população de Várzea Grande. Vamos continuar trabalhando muito pela sociedade para que tenhamos dias melhores em nossa cidade”, afirmou o subsecretário.
VÁRZEA GRANDE
Prefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), ingressou com um mandado de segurança para que a Justiça determine ao presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), a convocação de uma sessão extraordinária para votar projetos considerados urgentes pela administração.
Na ação, o Executivo alega que a ausência da sessão impede a apreciação de propostas essenciais para a gestão financeira do município, entre elas um projeto que amplia o limite para abertura de créditos suplementares e outro que autoriza o parcelamento de débitos previdenciários. Segundo a Prefeitura, a situação pode comprometer a execução de recursos destinados à Saúde e a outras áreas da administração.
O município também afirma que 14 dos 23 vereadores assinaram requerimento favorável à convocação da sessão e pede que a Justiça fixe multa diária ao presidente da Câmara em caso de descumprimento de eventual decisão.
Em nota, a Câmara Municipal negou omissão e afirmou que a sessão extraordinária só pode ser convocada após a conclusão da tramitação das matérias nas comissões permanentes. O Legislativo também argumentou que a própria Prefeitura retirou projetos anteriores durante a tramitação e destacou que já aprovou mais de R$ 155,6 milhões em remanejamentos orçamentários solicitados pelo Executivo em 2026.
A Câmara informou ainda que apresentará sua defesa caso a Justiça determine o prosseguimento da ação.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
ECONOMIA6 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
SAÚDE7 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


