VÁRZEA GRANDE
Prefeitura e comunidade católica inauguram Praça Nossa Senhora da Guia neste sábado (02)
VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande se prepara para celebrar um momento significativo em sua história neste sábado, 2 de março, às 18h, com a inauguração da Praça Nossa Senhora da Guia. A iniciativa, fundamentada pela Lei Municipal 5109/2023, transformou a rotatória em frente ao Aeroporto de Várzea Grande em um ponto de referência que não apenas homenageia a padroeira da cidade, mas também se torna um cartão postal e um novo ponto turístico.
A localização estratégica da praça, na confluência em das três principais vias da cidade – João Ponce de Arruda, Avenida Presidente Artur Bernardes e Avenida Filinto Muller – a torna acessível e visível para moradores e visitantes, consolidando seu papel como um espaço emblemático para a comunidade.
A construção da praça, coordenada pelo Arquiteto Enodes Soares Ferreira, é fruto da colaboração entre a prefeitura, os festeiros e fiéis da comunidade católica local. Em 2023, a imagem de Nossa Senhora da Guia foi adquirida, dando início ao processo de urbanização que inclui bancos, iluminação cênica e em LED, e um chafariz representativo das águas por onde a primeira imagem da santa chegou à cidade.
O pedestal de granito, que sustenta a imagem da padroeira, é mais do que um suporte. Ele carrega em sua base os pontos cardeais e, na ponta da Rosa dos Ventos, a distância de 12 Santuários Marianos ao redor do mundo em relação à Várzea Grande, destacando a conexão global da devoção a Nossa Senhora da Guia.
Um feito importante foi a declaração, por meio da Portaria 5051/2023, feita pelo prefeito Kalil Baracat, reconhecendo as comemorações da tradicional festa de Nossa Senhora da Guia como patrimônio cultural, histórico e imaterial. “Este ato ressalta a importância da criação deste espaço como um marco de referência turística, cultural e religiosa para o município”, disse o prefeito.
A imagem da santa, confeccionada pelo artista local Tchelo Santos, é uma expressão artística que se soma aos trabalhos anteriores do mesmo artista, incluindo os bustos de figuras ilustres de Várzea Grande, como Couto Magalhães e da professora Sarita Baracat.
A inauguração contará com a bênção do Arcebispo Metropolitano Dom Mário, conforme anunciado pelo Padre Kleber, Pároco da Igreja Matriz de Várzea Grande. O religioso destaca que a praça representa “a renovação da fé no caminho diário a Jesus” e ressalta que “quem passar pela praça verá que a cidade é zelada por uma mãe carinhosa”.
A história de Nossa Senhora da Guia, transmitida pelo Padre Kleber, revela a origem da devoção, remontando a 1867, quando um casal de portugueses, de volta ao seu país, deixou a imagem no local onde hoje está a igreja. A história narra a chegada da imagem até a região, transportada por barco até Mato Grosso do Sul e, em seguida, por burro até Várzea Grande, onde a santa escolheu permanecer :“Dizemos que ela escolheu permanecer poque o burrinho não conseguia mais carregar ela e quando era retirada o animal caminhava normal, quando colocada ele se abaixava como se a imagem estive pesada então o casal entendeu que a santa queria ficar aqui em Várzea Grande”.
A inauguração da Praça Nossa Senhora da Guia promete ser um evento marcante, unindo passado, presente e futuro na celebração da devoção e história que moldaram Várzea Grande ao longo dos anos.
Serviço:
O QUÊ: Praça Nossa Senhora da Guia em Várzea Grande
DIA E HORA: Sábado, 02/03, 18h
LOCAL: rotatória em frente ao Aeroporto de Várzea Grande
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
VÁRZEA GRANDE
Reforma e ampliação da USF São Mateus avançam para ampliar atendimento
A reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro São Mateus seguem avançando e representam uma importante conquista para a população da região. A obra tem recebido acompanhamento do vereador Enfermeiro Emerson (PP), que esteve no local para vistoriar os trabalhos e destacar os benefícios que a nova estrutura trará aos moradores.
Construída no ano 2000, a unidade passa por uma ampla revitalização para garantir melhores condições de atendimento aos pacientes e mais qualidade no ambiente de trabalho para os profissionais da saúde. A expectativa é que a modernização permita a ampliação dos serviços oferecidos e fortaleça a atenção básica no município.
Durante a visita, o vereador Enfermeiro Emerson ressaltou a importância do investimento para a comunidade do Grande São Mateus e destacou que a nova unidade deverá ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde.
“Essa é uma obra muito aguardada pela população. Estamos acompanhando de perto para garantir que os recursos sejam aplicados da melhor forma possível e que os moradores recebam uma estrutura moderna, preparada para oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente”, afirmou.
A nova estrutura contará com reforço nas áreas médica, de enfermagem e odontologia, além de espaços adequados para ampliar as ações de promoção e prevenção em saúde. A expectativa é que a unidade também desenvolva atividades voltadas à pesquisa terapêutica, fortalecendo ainda mais os serviços prestados à comunidade.
O investimento é resultado de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão destinada pelo deputado estadual Paula Araújo. O recurso já foi repassado ao município e está sendo utilizado na execução da obra.
Durante a vistoria, o vereador também agradeceu o apoio recebido para viabilizar a reforma.
“Quero agradecer ao deputado Paula Araújo pela destinação desse importante recurso e à Prefeitura pelo início dos trabalhos. Essa obra representa mais qualidade de vida e mais dignidade para os moradores do São Mateus e dos bairros vizinhos”, destacou.
Enfermeiro Emerson também reconheceu o empenho da Secretaria Municipal de Saúde e das equipes responsáveis pela execução da obra, reforçando a importância da união entre os poderes para garantir avanços na saúde pública.
Quando concluída, a unidade beneficiará diretamente milhares de moradores da região, ampliando o acesso aos serviços de saúde e fortalecendo a rede de atendimento básico do município.
-
POLÍCIA6 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA1 dia atrásNovas psicólogas e assistente social reforçam rede de acolhimento da Polícia Civil
-
ESPORTES4 dias atrásExposição interativa mostra participação do Brasil em copas do Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso envolvido com tráfico em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis
-
ESPORTES5 dias atrásWesley é cortado da Seleção Brasileira por lesão em amistoso


