CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Prefeito reafirma gestão participativa ao empossar integrantes do Conselho da Criança e do Adolescente 

Publicados

VÁRZEA GRANDE


Construir políticas públicas com o Executivo Municipal e garantir a proteção e os direitos de crianças e adolescentes de Várzea Grande, esse é o principal objetivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Seus 40 conselheiros titulares e suplentes para a gestão 2022-2024, foram empossados pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, na tarde dessa quarta-feira, 09 de março. Também prestigiaram a posse da nova composição do Conselho, vereadores e a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira. 

Para reforçar o trabalho realizado pelo Conselho, Kalil Baracat, agradeceu o envolvimento e o papel da assistência social que é importante para o desenvolvimento do Município e lembrou do seu compromisso de fomentar uma gestão participativa.

“Nós vivemos um tempo muito difícil, pela questão da pandemia, agravando algumas situações. A Prefeitura tem trabalhado para dar dignidade às pessoas. Assumi o compromisso de desenvolver uma gestão participativa, portanto agradeço o envolvimento das entidades aqui presente. Investir em crianças e adolescentes é investir no futuro”, destacou o prefeito.

Kalil Baracat lembrou ainda de seu compromisso de implantar um núcleo com todo os conselhos municipais. “Queremos fazer um trabalho para aqueles que mais necessitam. Eu me comprometi a implantar um núcleo para todos os conselhos municipais trabalharem integrados e estamos viabilizando. Se cada um fizer um pouco, vamos minimizar e teremos certamente dias melhores. Meu compromisso é com o bem comum, sou filho dessa terra e quero melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, afirmou Kalil Baracat.

Leia Também:  UPA Ipase passa por reforma e dobra capacidade de atendimento

O vereador Ícaro Reveles, representando do Poder Legislativo, chancelou a fala do prefeito ressaltando a importância da gestão participativa. “Destaco aqui a importância da gestão participativa citada pelo prefeito, da participação da sociedade civil na formulação das políticas públicas em questão e também do trabalho em parceria que é executado pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores. Também lembro aqui a importância da participação do empresariado local, bem como das pessoas físicas em destinarem seu importo de renda para programas sociais que beneficiam crianças e adolescentes”.

A secretária de Assistência Social do município, Ana Cristina Vieira, ocorreu sobre o olhar especial que o prefeito Kalil Baracat possui com a assistência social do Município, não medindo esforços para atender as demandas. “O olhar do prefeito é para todas as políticas da assistência. A gente faz aquilo que muitas pessoas não veem, lida com as pessoas. E temos muita responsabilidade com a prevenção e proteção a crianças e adolescentes. Contamos com mais de dezessete projetos e três mil crianças e adolescentes sendo beneficiados. A nossa sociedade pode ficar tranquila, pois hoje temos pessoas responsáveis e comprometidas com as nossas crianças e adolescentes”.

A presidente do CMDCA, Diane Maria de Almeida Mendes, representante da sociedade civil organizada Instituto Luz do Amanhã, ressaltou a satisfação em contar com novos membros e colegas de caminhada na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “É uma enorme satisfação contar com cada um, alguns novos e outros de longa data, mas que sempre fizeram deste conselho um marco de importância na vida das crianças e adolescentes. Nós temos hoje pessoas, tanto da sociedade civil quanto das pessoas que compõem o governo no conselho, que são de altíssima capacidade para dialogar e essa tem sido uma marca importantíssima. O diálogo tem que ser aberto para que a gente possa construir pontes para o nosso futuro, que são as nossas crianças e adolescentes”, assinalou.

Leia Também:  Atendimentos nas unidades básicas de saúde aumentaram com horário estendido

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Várzea Grande é um órgão deliberativo, controlador e fiscalizador das ações da política municipal de atendimento à criança e ao adolescente. O CMDCA também assegura a participação popular paritária por meio de organizações representativas. É um órgão autônomo, vinculado administrativamente à Secretaria Municipal de Assistência Social e criado pela Lei Municipal nº 4.095/2015.

Compõem o CMDCA as entidades: Instituto Luz do amanhã, Associação Várzea-grandense Madre Tereza de Calcutá, Associação Beneficente Vida Nova, o Instituto Desportivo da Criança, Associação Nativo, Instituto Semente Brasil, Instituto Futsal sem Drogas, Associação Várzea-grandense Pró-atividades Esportivas, Associação Cáritas, Associação Espírita Eurípedes Barsanulfo, Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso, Centro de Estudo e Assistência à Família, OAB-VG, Rotary Clube de Várzea Grande Portal do Norte, Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção, Abaiuc e ACAMIS.

Do Governo Municipal participam representantes da secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Superintendência de Cultura, Superintendência de Esporte, Assistência Social, Administração, Saúde e Gestão Fazendária.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Rotam prende homem por roubo de motorista de aplicativo e recupera veículo

Publicados

em

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam um homem, de 30 anos, pelo crime de roubo, na manhã desta terça (7.10), em Várzea Grande. O criminoso é suspeito de roubar um veículo HB20 de um motorista de aplicativo na noite desta segunda (6). Com ele, também foi apreendido um simulacro de arma de fogo.

A equipe policial foi acionada após a ocorrência do roubo de um veículo HB20. De acordo com o relato da vítima, que trabalha como motorista de aplicativo, ele aceitou uma corrida no bairro Cohab São Gonçalo em direção ao bairro Ponte Nova.

Ainda na denúncia, o motorista afirmou que, ao chegar no destino, foi surpreendido pelo passageiro que anunciou o assalto utilizando uma arma de fogo. A vítima ainda disse que documentos pessoais, cartões de crédito e um notebook também foram roubados.

Nas diligências do crime, os militares da Rotam receberam informações de que o veículo possuía rastreamento ativo e identificaram que o carro estava em um motel no Jardim dos Estados, ainda em Várzea Grande.

Leia Também:  UPA Ipase passa por reforma e dobra capacidade de atendimento

Ao chegar no local, os policiais localizaram o veículo e o suspeito em um dos quartos. Durante a abordagem, o homem portava um simulacro de pistola e foi identificado pela vítima.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, com material apreendido, para as providências que o caso requer. O veículo HB20 e demais pertences foram devolvidos à vítima.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte PMMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA