CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

OAB/MT reconhece esforços e avanços conquistados pela primeira-dama e promotora Kika Dorilêo Baracat

Publicados

VÁRZEA GRANDE


Diante da necessidade e da possibilidade cada vez maior de se ocupar os espaços de poder, mas com responsabilidade e defendendo sempre a igualdade entre as pessoas, independentemente de cor, credo, sexo, opinião e até mesmo condição social, a primeira-dama de Várzea Grande, a promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, foi homenageada pela OAB Mato Grosso, subseção Várzea Grande, com uma Moção de Aplauso não apenas pelos esforços junto a administração do marido, o prefeito Kalil Baracat, mas também como pessoa pública que trabalha em defesa da lei e das garantias constitucionais de todas as pessoas, principalmente as mulheres.

Assim como a primeira-dama, desembargadora Maria Erotides, a presidente da OABMT, Gisela Cardoso, a vice-presidente da CAAMT, Clarissa Lopes, a Delegada Mariel Antonine, entre outras mulheres e profissionais de diversos setores, também receberam a honraria. O evento Março Mulher faz parte das programações desenvolvidas pela OAB de Várzea Grande em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

 “É uma alegria participar desse evento aqui em Várzea Grande e por perceber que além da comemoração temos também uma ação efetiva das advogadas, que estarão auxiliando as mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, e que essa ação vai ter resultado prático para as atendidas. Eu acredito muito que nós mulheres que temos condições de chegar a espaços de poder, precisamos assumir as responsabilidades decorrentes da ocupação desses espaços de poder. Não estamos aqui apenas para comemorar, mas, para fazer a diferença na vida de outras mulheres, e nada melhor que mulheres para ter esse olhar empático, para se colocar no lugar da outra, e para entender o que a outra mulher passa e sofre”, disse a primeira-dama Kika Dorileo Baracat.

Leia Também:  Hoje tem vacinação contra a Covid-19 no Várzea Grande Shopping  para adultos e adolescentes

Ela destacou que é triste ainda saber que em 2022 os índices de violência contra a mulher ainda continuam altos. “Nós tivemos muitos avanços, mas a nossa caminhada ainda é muito longa. Várzea Grande está na vanguarda no enfrentamento à violência contra a mulher. Nós temos o privilégio de ter aqui na cidade uma delegada atuante, uma rede de enfrentamento a violência contra a mulher eficaz, e o Ministério Público recebeu, nacionalmente, prêmio reconhecendo o trabalho de todas as promotoras. Temos também uma secretária de Assistência Social, que tem corrido muito atrás de qualificação para as mulheres que sofrem violência doméstica. Ela tem buscado parcerias com entidades do terceiro setor e queremos contar também com a parceria do OAB para que consigamos qualificar essas mulheres, e que elas consigam decidir por elas quais destinos elas querem, e que não sejam obrigadas a permanecer no círculo vicioso de violência, por depender financeiramente de seu agressor”.  

O presidente da subseção da OAB de Várzea Grande, Rodrigo Araújo disse que essa gestão quer aproximar a OAB cada vez mais da sociedade, ouvir os seus anseios e levar orientações jurídicas aos que mais precisam. “A Ordem tem foco na defesa dos advogados, porém, sem perder de vista as necessidades primordiais da sociedade. 

Leia Também:  NOTA DE ESCLARECIMENTO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Verifique os pontos abertos da semana de 16 a 21 de maio para vacinação contra covid-19 em Várzea Grande

Publicados

em

Por

Nesta semana, de 16 a 21 de maio, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, disponibilizou pontos para vacinação contra a Covid-19 em crianças, adolescentes, adultos além dos idosos. Ao todo são 11 pontos abertos para vacinar adolescentes e adultos situados em Unidades Básicas de Saúde. O ponto do Várzea Grande Shopping continua aberto. A Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago é o ponto exclusivo desta semana para vacinar crianças de 5 a 11 anos.

Como explica o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, a cada semana o ponto de vacinação para crianças muda, conforme o planejamento realizado pelas equipes técnicas, em contemplar todas as regiões da cidade, levando em consideração densidade populacional e fazer chegar a vacina mais próxima das famílias várzea-grandenses, facilitando para os pais e responsáveis pela criança, em fornecer o serviço nas comunidades.

Pontos abertos de vacinação contra a covid-19 para semana de 16 a 21 de maio: ESF do bairro  Água Vermelha; Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia; Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro; UBS Cabo Michel;  Centro de Saúde Aurília Curvo; ESF São Mateus; Clínica de Atenção Primária à Saúde Jardim Glória; Clínica de Atenção Primária Saúde do bairro Cristo Rei; ESF Manaíra, Centro de Saúde Ouro Verde e Clínica de Atenção Primária à Saúde do bairro Marajoara. 

Leia Também:  Educação lança projeto de Matemática Inteligente nas escolas da Rede Municipal

A Unidade de Saúde exclusiva para vacinação contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, é a situada no bairro Parque do Lago, na Clínica de Atenção Primária à Saúde, e funcionará no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h.

O Ponto fixo no Várzea Grande Shopping – ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 18h, e a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 70 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.

Conforme dados da Vigilância em Saúde de Várzea Grande, o Município aplicou, até a data do dia 10 de maio, o total de 483.239 doses da vacina contra a covid-19. Deste total, 225.062 foram aplicações da primeira dose. Segunda dose 178.262, terceira dose 79.051 e quarta dose 864.

O prefeito, Kalil Baracat, ressalta que é importante todos completarem o ciclo vacinal, conforme as recomendações do Plano Nacional de Vacinação, vez que a transmissão da doença continua em grande escala, porém com índices baixos de ocorrências de mortes pela doença. “As ocorrências de mortes diminuíram por causa da vacina, então é importante todos irem aos pontos divulgados para completarem o ciclo vacinal. Só assim todos estarão protegidos e principalmente as crianças. O inverno chegou e também é importante vacinar contra a gripe. Todas as unidades básicas de saúde do nosso município possuem doses disponíveis para idosos acima de 60 anos e os grupos contemplados”, alertou Kalil.

Leia Também:  Projeto ambiental reforça ações de sustentabilidade dos alunos da rede pública de Várzea Grande

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA