CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Projeto ambiental reforça ações de sustentabilidade dos alunos da rede pública de Várzea Grande

Publicados

VÁRZEA GRANDE


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) deu início na última quarta-feira, 23, às ações do Projeto “Plantar e Cuidar” de 2022. As atividades do projeto foram desenvolvidas junto aos alunos da “EMEB Vereador Estevão Ferreira da Cunha”, localizada no distrito de Souza Lima.

De acordo com a equipe da Educação Ambiental da Smecel, o projeto tem o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos e reflexões no intuito de oportunizar práticas educativas no plantio e no cuidado assim como a valorização da importância dos parques urbanos como essenciais na melhoria da qualidadede vida da população.

Segundo a diretora da escola, Danúbia de Assunção Lopes “essas ações de sensibilização, dos espetáculos teatrais e o plantio de mudas são importantes para tornar os alunos mais conscientes, instigando os jovens a cuidar do seu bairro, da cidade, começando pela própria escola”.

O aluno Brayan Guilherme do 1º ano, participante das atividades disse “tudo que fazemos com a natureza vai retornar para nós mesmos, por isso devemos cuidar do meio ambiente”.

Leia Também:  Grupos do Vila Artur e Jardim Esmeralda se reúnem para comemorar festa Agostina

O secretáriode Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, enfatizou que a arborização em espaços urbanos que sua pasta está realizando em parceira com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com outros parceiros, vai permitir o aperfeiçoamento da convivência e melhoria na qualidade de vida da população a partir do bem estar estético, observação da fauna e da flora, atividade física e conforto térmico.

O secretário Silvio Fidelis destacou que essas atividades pedagógicas realizadas em parceria com as demais Secretarias Municipais que envolvem a natureza, permitem aos alunos uma profunda reflexão, ampliando a percepção sobre a convivência harmoniosa com o meio ambiente e os seus benefícios. Para ele, as atividades do Projeto “Plantar e Cuidar” junto às escolas fomenta as ações de preservação de alunos, família e comunidade escolar à preservação das áreas verdes, como os parques e os espaços públicos para o lazer, a leitura, a prática esportiva e o convívio familiar.

Em 2022, o Projeto “Plantar e Cuidar” vai contemplar alunos de 12 escolas municipais com atividades de sensibilização, oficinas e aulas de campo no Parque Bernardo Berneck, com trilha ecológica orientada pelos técnicos da SMECEL e SEMMADRS finalizando sempre com um piquenique.

Leia Também:  Reunião discute preparativos finais para eleição do Conselho Tutelar de Várzea Grande

As escolas que irão ser atendidas pelo Projeto são as EMEBs: Maria Pedrosa de Miranda; Euraíde de Paula; Mário Antunes de Almeida; Padre Luis Maria Ghisoni, Luiz Reveles Pereira, Apolônio Frutuoso da Silva, Júlio Correa, Abdala José de Almeida, Senhora Dirce Leite e Antônio Salústio Areais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária

Publicados

em

Reprodução

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), ingressou com um mandado de segurança para que a Justiça determine ao presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), a convocação de uma sessão extraordinária para votar projetos considerados urgentes pela administração.

Na ação, o Executivo alega que a ausência da sessão impede a apreciação de propostas essenciais para a gestão financeira do município, entre elas um projeto que amplia o limite para abertura de créditos suplementares e outro que autoriza o parcelamento de débitos previdenciários. Segundo a Prefeitura, a situação pode comprometer a execução de recursos destinados à Saúde e a outras áreas da administração.

O município também afirma que 14 dos 23 vereadores assinaram requerimento favorável à convocação da sessão e pede que a Justiça fixe multa diária ao presidente da Câmara em caso de descumprimento de eventual decisão.

Em nota, a Câmara Municipal negou omissão e afirmou que a sessão extraordinária só pode ser convocada após a conclusão da tramitação das matérias nas comissões permanentes. O Legislativo também argumentou que a própria Prefeitura retirou projetos anteriores durante a tramitação e destacou que já aprovou mais de R$ 155,6 milhões em remanejamentos orçamentários solicitados pelo Executivo em 2026.

Leia Também:  Atendimento nas unidades com horário estendido é de segunda a sexta-feira, reforça secretaria de Saúde

A Câmara informou ainda que apresentará sua defesa caso a Justiça determine o prosseguimento da ação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA