CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Arte várzea-grandense das redeiras de Limpo Grande brilha na CASACOR Mato Grosso 2023

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Seis integrantes da associação visitaram a mostra, e a assinatura das peças reforça sua qualidade e valor. A iniciativa, apoiada pelo prefeito de Várzea Grande e pela primeira-dama, promove o trabalho da Tece Arte, destacando a força feminina e incentivando o reconhecimento nacional

A CASACOR Mato Grosso 2023 destaca-se não apenas seus projetos arquitetônicos e de design, mas também por proporcionar um cenário privilegiado para a arte local. Um exemplo marcante é a presença das obras das mulheres da Associação das Redeiras de Limpo Grande, conhecida como Tece Arte, em dois espaços da mostra.

As criações das tecelãs da Tece Arte se destacam na Galeria de Arte Cura Humana, concebida pelas arquitetas Josy Bumlai e Maria Mendonça, e no espaço Loja Despertar, projetado pela arquiteta Yasmin Maia Kuya. Curiosamente, ambos os espaços foram agraciados com prêmios significativos dentro da exposição, reconhecendo o “Melhor Uso de Obra de Arte” e o “Melhor Projeto em Sustentabilidade”, respectivamente.

As arquitetas ressaltam a importância das peças da Tece Arte na composição dos ambientes premiados, evidenciando a colaboração entre a arte tradicional das redeiras e a inovação dos projetos arquitetônicos. A presidente da Tece Arte, Jilaine Maria da Silva Brito, destaca o orgulho e a alegria da associação ao ver suas obras em destaque na CASACOR Mato Grosso.

Leia Também:  Vistoria para táxis e vans escolares começa na próxima segunda-feira, dia 10, em Várzea Grande

“Participar da CASACOR foi de imensa alegria para todas nós, uma grande vitrine para apresentarmos a nossa arte, pois sabemos que o que fazemos não é só artesanato, é sim arte. E gerou grande repercussão, visibilidade, tenho certeza que virão outras parcerias e oportunidades. Todas ficamos encantadas e estamos muito felizes com os resultados e agradecemos a todos que nos ajudaram a difundir as nossas raízes várzea-grandenses”, declarou Jilaine Maria da Silva Brito, presidente da Tece Arte que visitou nessa sexta-feira, 01, a mostra acompanhada de mais cinco integrantes.

São elas: Julia Maria da Silva, Luzia Lemes, Joilce Clemente da Silva, Juliane Pereira da Silva e Maria Conceição Pereira. Elas percorreram os espaços admirando suas criações e celebrando o reconhecimento alcançado.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e a primeira-dama Kika Dorileo Baracat têm sido fortes apoiadores do trabalho das Redeiras do Limpo Grande. A inauguração de um Centro Cultural na comunidade foi uma conquista significativa, proporcionando à associação não apenas visibilidade, mas também um espaço dedicado à preservação e valorização da arte local.

Leia Também:  Em vistoria, secretária de Saúde aponta falhas e problemas no `Postão’

A assinatura das peças produzidas pela Associação Tece Arte é uma conquista adicional, certificando a autenticidade e qualidade do trabalho do coletivo formado por 55 mulheres artesãs. A Tece Arte foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio TOP 100 do SEBRAE.

FONTE DE INSPIRAÇÃO – A Galeria de Arte Cura Humana destaca as “Mulheres Redeiras de Limpo Grande”, homenageando a força e resiliência feminina por meio de suas criações. O projeto buscou transformar as redes em obras de arte, utilizando uma paleta de cores neutras e iluminação cuidadosamente planejada para realçar cada peça.

Maria Mendonça, arquiteta envolvida no projeto, destacou a conexão emocional e artística com as mulheres da Tece Arte. “Cada tela na galeria reflete a inspiração derivada do trabalho único das redeiras pois pedimos aos demais artistas que se inspirassem nelas”, revelou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Rotam prende homem por roubo de motorista de aplicativo e recupera veículo

Publicados

em

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam um homem, de 30 anos, pelo crime de roubo, na manhã desta terça (7.10), em Várzea Grande. O criminoso é suspeito de roubar um veículo HB20 de um motorista de aplicativo na noite desta segunda (6). Com ele, também foi apreendido um simulacro de arma de fogo.

A equipe policial foi acionada após a ocorrência do roubo de um veículo HB20. De acordo com o relato da vítima, que trabalha como motorista de aplicativo, ele aceitou uma corrida no bairro Cohab São Gonçalo em direção ao bairro Ponte Nova.

Ainda na denúncia, o motorista afirmou que, ao chegar no destino, foi surpreendido pelo passageiro que anunciou o assalto utilizando uma arma de fogo. A vítima ainda disse que documentos pessoais, cartões de crédito e um notebook também foram roubados.

Nas diligências do crime, os militares da Rotam receberam informações de que o veículo possuía rastreamento ativo e identificaram que o carro estava em um motel no Jardim dos Estados, ainda em Várzea Grande.

Leia Também:  CRAS do Jardim Glória realiza nesta quinta-feira a ação "Varal Solidário"

Ao chegar no local, os policiais localizaram o veículo e o suspeito em um dos quartos. Durante a abordagem, o homem portava um simulacro de pistola e foi identificado pela vítima.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, com material apreendido, para as providências que o caso requer. O veículo HB20 e demais pertences foram devolvidos à vítima.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte PMMT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA