POLITÍCA NACIONAL
Congresso é iluminado de azul como parte de campanhas de prevenção de doenças
POLITÍCA NACIONAL
O Congresso Nacional recebe iluminação na cor azul, no período de 12 a 16 de novembro, como parte de ações de prevenção ao câncer de próstata, à pneumonia e ao diabetes. Haverá, ainda, projeção de frases e imagens mais especificamente para conscientização sobre o diabetes no dia 13 de novembro, das 19h30 às 23h30.
A iluminação especial atende a pedidos dos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), Jorge Kajuru (PSD-GO) e Dr. Hiran (PP-RR), e do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO).
Câncer de Próstata
Essa campanha teve origem na Austrália, em 2003, e foi inspirada no movimento Outubro Rosa, que já alertava o público feminino sobre a prevenção do câncer de mama. A cor azul foi escolhida para sensibilizar o público masculino sobre a saúde da próstata.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo tumor mais incidente entre os homens, excetuando-se o de pele. Dados do Ministério da Saúde informam que 17.093 óbitos devido à doença foram registrados em 2023, ou seja, 47 por dia. Para 2024, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71.730 novos casos da doença, o que equivale a 196 por dia.
Exames anuais podem evitar que a doença seja detectada em estágios avançados. E, quando identificado e tratado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos, ainda que não apresentem sintomas, procurem um profissional especializado para avaliação individualizada, tendo como objetivos o esclarecimento e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além disso, a SBU indica que os homens que fazem parte do grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou obesos) devem receber orientações médicas a partir dos 45 anos.
Dia Mundial da Pneumonia e Dia Mundial do Diabetes
O mês de novembro também é o mês de reflexão e reconhecimento de outras questões de saúde, já que a cor azul faz referência ao Dia Mundial da Pneumonia (12 de novembro), e ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro).
O Dia Mundial do Diabetes é uma data criada para aumentar a conscientização sobre a doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O objetivo da data é educar, prevenir e promover o diagnóstico precoce do diabetes, uma condição crônica que se não for tratada de forma adequada pode levar a complicações graves.
O Dia Mundial da Pneumonia foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ressaltar a importância da prevenção da doença, que continua sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade. A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos, sendo que o Streptococcus Pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos. O diagnóstico e tratamento precoces da doença, no entanto, impedem eventuais agravamentos de seu quadro clínico.
Da Assessoria de Imprensa – RL
Fonte: Câmara dos Deputados
POLITÍCA NACIONAL
TCU pode avançar nesta semana em fiscalização proposta pela Coronel Fernanda contra venda casada
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) poderá analisar nesta semana a abertura de uma fiscalização preliminar sobre a suposta prática de venda casada na concessão de crédito rural, proposta pela deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT). A iniciativa volta ao centro do debate em um momento de juros elevados, maior endividamento no campo e restrição ao acesso a financiamentos pelos produtores rurais.
A fiscalização foi solicitada pela parlamentar e aprovada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados no fim do ano passado. Agora, caberá ao TCU decidir se aprofunda a investigação sobre possíveis irregularidades nas operações de crédito rural, especialmente a exigência da contratação de produtos bancários acessórios (seguros, títulos de capitalização, consórcios e investimentos), como condição para a liberação dos financiamentos, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
Para a deputada Coronel Fernanda, o avanço da análise pelo TCU representa um passo fundamental para proteger os produtores e assegurar que o crédito rural cumpra sua função como política pública. “O produtor não pode ser penalizado com custos ocultos e imposições ilegais justamente no momento em que mais precisa de apoio para produzir. Crédito rural não é balcão de vendas de produtos financeiros”, tem defendido a parlamentar.
Além da venda casada, a proposta de fiscalização prevê a análise da transparência das taxas e encargos cobrados nas operações, bem como a governança e os controles internos das instituições financeiras públicas federais responsáveis pela execução do crédito rural. A atuação do Banco Central do Brasil, órgão supervisor do sistema financeiro, também será objeto da apuração.
A matéria está na pauta do plenário do TCU desta quarta-feira (28/1). Caso aprovada, a fiscalização abrangerá operações realizadas por bancos federais e incluirá uma verificação específica dos recursos oriundos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO), que utilizam dinheiro público. A sugestão técnica é que o processo seja relatado pelo ministro Augusto Nardes, que já conduz outras duas auditorias relacionadas ao crédito rural.
-
Rondonópolis5 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
CULTURA4 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásDaniella Cicarelli exibe rotina fitness e impressiona com treino ao ar livre


