POLITÍCA NACIONAL
Comissão do Esporte abre inscrições para concurso de artigos científicos
POLITÍCA NACIONAL
Foi aberto nesta quinta-feira (27) o prazo de inscrições ao 8º Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. O concurso tem como objetivo estimular a pesquisa acadêmica sobre temas do esporte nacional, identificando trabalhos de qualidade e que visem ao fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional.
Os candidatos deverão apresentar apenas um artigo sobre um dos três temas relacionados a seguir.
1 – Esporte Educacional e Inclusão Social
- Esporte no Sistema de Ensino
- Esporte como inclusão social de jovens e adultos
Esporte na terceira idade - Esporte e promoção de saúde
- Gênero e Esporte
- Legado social das olimpíadas
2 – Esporte de Rendimento e Indústria do Esporte
- Formação para o esporte
- Pesquisas sobre desempenho no esporte de alto rendimento
- Legado esportivo das olimpíadas
- Gestão e Marketing Esportivo
- Cadeia Produtiva do Esporte
- Esportes Eletrônicos e da Mente
3 – Políticas Públicas do Esporte
- Gestão Pública do esporte
- Programas de incentivo ao esporte
- Financiamento do esporte
- Papel das entidades no esporte nacional
No desenvolvimento do tema escolhido, o candidato poderá abordar um dos subtemas sugeridos ou outro subtema qualquer, desde que contemple o tema principal no contexto do esporte nacional.
As inscrições e submissões de artigos para o concurso poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 5 de maio de 2025, horário de Brasília, abrangendo todo o território nacional.
A escolha dos trabalhos será feita por uma comissão julgadora constituída especialmente para esse fim e o resultado será divulgado no dia 11 de junho.
Premiação
Os três primeiros colocados em cada um dos três temas serão premiados com certificado, medalha e publicação do artigo, em formato eletrônico, na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, em coleção especialmente dedicada ao certame.
A cerimônia de premiação e apresentação dos trabalhos será realizada na Câmara dos Deputados.
Mais informações estão disponíveis na página da Comissão do Esporte.
Da Assessoria de Imprensa da Câmara
Edição – RS
Fonte: Câmara dos Deputados
POLITÍCA NACIONAL
Pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes aponta dificuldades na candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência
O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (23) que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República enfrenta um cenário de instabilidade e incertezas para as eleições de 2026. Segundo Mendes, os rumores sobre uma possível desistência e disputas internas têm afetado a imagem do projeto político da direita.
Em entrevista à imprensa, Mendes afirmou que há “muitos ruídos” nos bastidores envolvendo o nome de Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representar o grupo político na corrida presidencial. “O cenário hoje ainda está muito indefinido. Existem muitos rumores de eventual desistência, muito fogo amigo e fogo inimigo”, declarou.
Apesar de avaliar negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Mendes disse que a direita ainda enfrenta dificuldade para consolidar uma liderança nacional. Para ele, a falta de um nome forte aumenta a incerteza sobre a disputa de 2026. “Existe um vácuo de grandes lideranças. O Flávio está tentando se firmar, mas essa névoa de expectativa não é positiva”, afirmou.
-
Rondonópolis7 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Rondonópolis7 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: passeio ciclístico Ciclo Festeja será realizado nesta segunda-feira (7)
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura realiza live orientativa aos inscritos para o Torneio de Pesca
-
Sinop1 dia atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado


