CUIABÁ

POLITÍCA NACIONAL

CMA debate impactos das mudanças climáticas na oferta de água

Publicados

POLITÍCA NACIONAL

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) debaterá, nesta terça-feira (18), o impacto das mudanças climáticas e das políticas públicas na qualidade e quantidade de água disponível para a sociedade. A reunião ocorrerá após a votação, a partir das 9h, de projeto que determina a exigência de padrões ambientais para produtos estrangeiros (PL 2.088/2023).

Proposta pelo presidente da CMA, senador Fabiano Contarato (PT-ES), a audiência pública ocorrerá na mesma semana do Dia Mundial da Água, data comemorativa criada pela ONU e celebrada anualmente em 22 de março.

“A data se tornou um momento importante de reflexão sobre as questões hídricas, especialmente em um contexto de crescente pressão sobre sua disponibilidade e qualidade. As mudanças climáticas intensificam eventos extremos como secas e enchentes, tornando a segurança hídrica um dos maiores desafios globais”, diz o senador no requerimento (REQ) 2/2025 – CMA.

Participantes

O colegiado recebeu a confirmação de presença dos seguintes convidados:

  • Veronica Sánchez, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA, órgão federal que regula o uso da água e o saneamento básico);
  • Marcelo Jorge Medeiros, superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA;
  • Ana Paula Fioreze, superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA;
  • João Ricardo Raiser, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, do Distrito Federal. Comitês de bacias são grupos de representantes que decidem e discutem as regras e gestão dos recursos hídricos de uma determinada região composta por um rio principal e seus afluentes.
Leia Também:  Projeto cria programa no SUS para proteger saúde cerebral de bebês

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLITÍCA NACIONAL

Pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes aponta dificuldades na candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência

Publicados

em

Foto Mayke Toscano

O ex-governador de Mato Grosso e pré-candidato ao Senado, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou nesta quinta-feira (23) que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República enfrenta um cenário de instabilidade e incertezas para as eleições de 2026. Segundo Mendes, os rumores sobre uma possível desistência e disputas internas têm afetado a imagem do projeto político da direita.

Em entrevista à imprensa, Mendes afirmou que há “muitos ruídos” nos bastidores envolvendo o nome de Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representar o grupo político na corrida presidencial. “O cenário hoje ainda está muito indefinido. Existem muitos rumores de eventual desistência, muito fogo amigo e fogo inimigo”, declarou.

Apesar de avaliar negativamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Mendes disse que a direita ainda enfrenta dificuldade para consolidar uma liderança nacional. Para ele, a falta de um nome forte aumenta a incerteza sobre a disputa de 2026. “Existe um vácuo de grandes lideranças. O Flávio está tentando se firmar, mas essa névoa de expectativa não é positiva”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Atenção humanizada no SUS vai à sanção presidencial
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA