CUIABÁ

POLÍTICA MT

Xuxu Dal Molin é homenageado com título de cidadão sorrisense

Publicados

POLÍTICA MT


Foto: Railson Mendonça / Assessoria de Gabinete

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Sorriso, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) foi agraciado pela Câmara de Vereadores, com a entrega do título de cidadão sorrisense.

Concedida pelo vereador Maurício Gomes (PSB), a honraria foi entregue na sexta-feira (18), durante sessão solene que reuniu autoridades políticas, lideranças locais e familiares de outras 26 personalidades igualmente homenageadas.

“Se atualmente somos uma potência econômica, muito devemos ao trabalho desenvolvido pelo deputado [Xuxu Dal Molin], seja na vida pública ou privada. Diante disso, nada mais justo que a Câmara de Vereadores reconheça esse trabalho e preste essa singela homenagem”, avalia o autor da propositura.

 Filho dos pioneiros Ezaira de Lurdes e Angelo Dal Molin (em memória), Xuxu Dal Molin chegou em Sorriso ainda criança, no início da década de 80. Caçula de uma família de oito irmãos, Dal Molin aprendeu desde cedo a valorizar as conquistas obtidas através do trabalho árduo.

Leia Também:  Deputado João Batista visita Seduc para acompanhar demandas apresentadas por escolas

“A paixão do meu pai por Sorriso era algo inexplicável. Quando chegou ao munícipio, em 1976, ele instalou o primeiro posto de combustíveis às margens da BR-163. Como residíamos em anexo ao posto, ele era procurado com muita frequência para prestar auxílio aos moradores. E acreditem, nunca vi meu pai negar ajuda a ninguém. Era dinheiro para aquisição de remédios, transportes de pacientes, empréstimos de equipamentos, etc. Independente de qual fosse o pedido, ele sempre estava disposto a ajudar”, relembra Dal Molin, ao destacar que o legado deixado pelo pai continua sendo mantido pelos filhos.

 “Somos [família] muito parecidos com ele. Aliás, foi esse desejo de contribuir com a comunidade que me ‘arrastou’ para a vida política, primeiro como membro de grêmio estudantil, depois como líder acadêmico e posteriormente como vereador, vice-prefeito, deputado federal e, hoje, como deputado estadual”, enaltece o parlamentar. 

 “Esse título aumenta ainda mais nossa responsabilidade e o carinho como o povo sorrisense, agora oficialmente nossos conterrâneos. Não poderia deixar de agradecer a Câmara de Vereadores, em especial ao meu amigo pessoal Maurício Gomes, por me proporcionar tamanha alegra. Gratidão e reciprocidade, essas duas palavras definem muito bem meu sentimento neste momento”, disse Xuxu Dal Molin minutos depois de receber a honraria, ao lado esposa Luana Caroline Castro e dos filhos Arthur e Emmanuel. 

Leia Também:  Thiago Silva comemora reabertura do Incra em Rondonópolis
Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA MT

Wilson Santos alerta descaso com polos desativados da Empaer e cobra diálogo com estado

Publicados

em

Por

Na segunda reunião da Comissão Especial da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), ocorrida na última quarta-feira (30), o relator e deputado estadual Wilson Santos (PSD) demonstrou preocupação com o abandono de polos do interior de Mato Grosso, como os de Cáceres e Várzea Grande. Mesmo com a vigência da Lei Complementar n° 683/2021, de sua autoria, que impediu a extinção da entidade e reconheceu seu caráter de interesse social e econômico, o parlamentar avalia que a realidade não corresponde aos objetivos da legislação.

“É algo surreal, parece que estamos tendo um pesadelo. Isso é inacreditável. Estamos diante de centros de pesquisa e conhecimento abandonados. Não dá para acreditar! A Empaer vem sendo desmontada e destruída. Isso foi planejado, governo após governo, sufocando a entidade para justificar o seu fechamento. Em janeiro de 2019, houve um projeto de extinção da Empaer. Foi claramente uma tentativa de encerramento. Com muita paciência dos colegas deputados, conseguimos aprovar o projeto que proibiu a extinção da Empaer. Uma salva de palmas para todos os deputados estaduais, a Assembleia Legislativa exerceu seu poder”, declarou o deputado.

Leia Também:  Deputado João Batista visita Jangada e reforça apoio à população do município

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa de Mato Grosso (Sinterp), Gilmar Antônio Brunetto, conhecido como Gauchinho, denunciou o estado de abandono da unidade da Empaer em Cáceres, que possui uma excelente estrutura física, com salas, banheiros e auditórios.

“O abandono é um desrespeito com a agricultura familiar da região. Quem nega a ciência, contrata a morte. Tínhamos cultivos importantes, como banana e mandioca. Queremos reativar esse centro de pesquisa, mesmo que a área tenha sido repassada à Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso). É uma área pública que atende à região. Poderia estar repleta de mudas. Isso entristece profundamente os colegas que atuavam ali desde a sua inauguração, em julho de 1998, no governo Dante de Oliveira”, lamentou o sindicalista.

Wilson relatou ainda que visitou a Empaer de Várzea Grande com Gauchinho, onde encontraram aparelhos de alto valor, como balanças de precisão, que foram devolvidos, emprestados ou doados à Embrapa. “Como relator, vou registrar essas constatações em um relatório contundente. Lamento, no entanto, que o outro lado não tenha se manifestado. Perderam a oportunidade de apresentar um contraponto e buscar um consenso. É lamentável essa ausência”, afirmou, referindo-se à ausência de representantes do governo estadual na reunião.

Leia Também:  90 anos do direito feminino ao voto, mas será que nos apoderamos de fato dele?

Gauchinho agradeceu pela lei, fruto de projeto de autoria do deputado Wilson Santos que impediu a extinção da Empaer, estendendo os agradecimentos a todos os parlamentares que mantiveram a instituição ativa. “Temos uma imensa gratidão à Casa de Leis. Continuamos confiantes na reativação da Empaer em Cáceres, com apoio das lideranças políticas da Assembleia Legislativa e da região e de todos os envolvidos com a agricultura familiar”, declarou.

A Comissão Especial acompanha o processo de mudanças, desativações e leilões de áreas e estabelecimentos da Empaer, sendo presidida pelo deputado estadual Júlio Campos (UB). Diante da importância da participação do Poder Executivo estadual, ficou definida uma reunião, para este mês de maio, com nova convocação do presidente da Empaer, Sueme Fernandes, do vice-governador Otaviano Pivetta e de Andreia Carolina Domingues Fujioka, da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf).

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA