POLÍTICA MT
Policiais militares que combatem crime na região do Araguaia, serão homenageados pela ALMT
POLÍTICA MT
A Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, na manhã desta terça-feira (2), durante a 2ª reunião ordinária, Moção de Ato de Bravura e pedidos à promoção na carreira funcional de todos os policiais militares envolvidos nas ocorrências na região do Araguaia, no combate ao Novo Cangaço que aterrorizou município de Confresa, no início do mês de abril deste ano.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Elizeu Nascimento (PL), é precioso que o Estado de Mato Grosso – governador Mauro Mendes (União Brasil) – e a Assembleia Legislativa reconheçam o trabalho que os policiais estão fazendo no combate ao crime organizado.
“O ato (homenagem) será feito quando a caça aos criminosos cessarem. Hoje, há muitos polícias no campo de batalha, colocando as suas vidas em risco. A moção foi aprovada por unanimidade, mas isso vai acontecer quando a operação terminar. Não podemos deixar ninguém para trás. Eles são heróis”, disse Nascimento.
A caça aos criminosos está sendo feita pelo Bope de Mato Grosso em conjunto com as forças policiais de Tocantins, Goiás, Pará e Minas Gerais. Segundo Elizeu Nascimento, o trabalho está sendo realizado de forma coletiva. “O Novo Cangaço fez atos terroristas na região de Confresa. Aqui, eles vão a óbitos, melhor eles que um policial ou cidadão”, disse Nascimento.
O deputado Wilson Santos (PSD) destacou que “a Polícia Militar de Mato Grosso, através de uma de suas tropas: o Bope, já é referência nacional no combate ao Novo Cangaço. Várias polícias do país dirigem a Mato Grosso para aprenderem as táticas e os combates ao Novo Cangaço. Defendo esse comportamento da polícia. Ela tem que agir com bandido dessa forma rigorosa. Aqui tem leis, elas serão cumpridas”, disse.
Ordem do dia – Na ordem do dia estavam na pauta à discussão e votação 16 projetos de lei. Mas apenas 14 foram colocados à apreciação dos deputados. O Projeto de Lei 984/2023, de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL), com parecer contrário, foi retirada de pauta pelo relator da matéria Elizeu Nascimento.
“Fiz a retirada da proposta, que institui o Dia do Caçador, Atirador e Colecionador, para fazer uma revisão mais apurada da matéria, que está com o parecer contrário”, afirmou Nascimento.
Mesmo com parecer favorável à aprovação pelo relator Beto Dois a Um (PSB), outra proposição que não foi votada, mas estava na ordem do dia, foi o Projeto de Lei 210/2023, que institui o Dia Estadual da Dislexia, a ser comemorado todos os anos no dia 8 de outubro. O projeto é de autoria do deputado Wilson Santos (PSD).
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Medeiros pede bloqueio de valores pagos por Vorcaro à esposa de ministro Alexandre de Moraes
O deputado federal José Medeiros (PL) protocolou uma representação junto a órgãos de controle pedindo o bloqueio de valores, ativos e bens pagos por Daniel Vorcaro a Viviane Barcy, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Medeiros justifica que há fortes indícios de um esquema financeiro de grandes proporções, com risco de prejuízo bilionário aos cofres públicos, e pede investigação.
O documento foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Banco Central, à Polícia Federal, à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), solicitando a adoção de medidas cautelares, incluindo o bloqueio de ativos e bens, além da instauração de notícias-crime.
Na representação, o parlamentar afirma que há suspeitas envolvendo movimentações financeiras consideradas atípicas entre o empresário Daniel Vorcaro e Viviane Barcy, com possível uso de estruturas complexas para ocultação de recursos e dificultar a rastreabilidade das operações. Viviane Barcy recebeu R$ 80 milhões de um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master, alvo de investigação por fraudes no sistema financeiro.
No pedido, Medeiros solicita que o Banco Central atue de forma imediata para rastrear movimentações, identificar contas vinculadas e monitorar transferências, inclusive internacionais, além de adotar medidas para evitar a dispersão dos recursos.
O parlamentar também pede investigação ampla sobre eventual participação de agentes públicos, destacando a necessidade de apuração por parte da PGR, inclusive em casos que envolvam autoridades com foro privilegiado.
“Diante da gravidade desses fatos, do risco de um prejuízo enorme e da possibilidade de sumirem com o patrimônio, é preciso uma atuação firme e imediata dos órgãos de controle. É necessário bloquear os valores, preservar os bens e investigar tudo a fundo, inclusive para apurar a responsabilidade de possíveis autoridades envolvidas”, afirmou.
A representação também ressalta que a demora na adoção de medidas pode comprometer a recuperação de valores e prejudicar as investigações, aumentando o risco de prejuízo ao erário.
Entre os pedidos estão o bloqueio imediato dos valores envolvidos, a indisponibilidade de bens, a abertura de investigações pela Polícia Federal e a realização de auditorias pelo TCU, além do compartilhamento de informações entre os órgãos.
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásVirginia Fonseca exibe presentes de luxo e momento romântico com Vini Jr: ‘Presentão’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásMaurício Mattar faz harmonização facial e comemora resultado natural: ‘Natural’
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
Rondonópolis5 dias atrásRondonópolis inova com dia de lanche especial na merenda escolar
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásAna Castela homenageia a mãe com mensagem emocionante: ‘Aniversário dela’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásThiago Martins lança último volume do Quintal do TG com clipe inédito: ‘Ao vivo’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAnitta lança ‘Choka Choka’ de Shakira e divulga lyric video: ‘Tô muito choka choka’
-
CULTURA6 dias atrásFestival de documentários “É Tudo Verdade” começa nesta quinta-feira


