POLÍTICA MT
Mauro Mendes apoia cortes de gastos anunciados por Pivetta em Mato Grosso
POLÍTICA MT
A política de redução de despesas anunciada pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos) recebeu o apoio do ex-governador e senador eleito Mauro Mendes (União Brasil). Ao comentar os ajustes na administração estadual, Mauro defendeu a continuidade das medidas e afirmou que o controle dos gastos deve fazer parte da rotina do poder público, independentemente de quem esteja no comando.
Na avaliação do ex-governador, a economia de recursos precisa caminhar junto com o aumento da arrecadação para que o Estado tenha dinheiro disponível para executar obras e outros projetos. Ele também argumentou que a contenção de despesas não foi uma medida isolada de sua administração, mas uma prática adotada ao longo dos sete anos em que comandou Mato Grosso. “Eu passei o governo inteiro apertando os cintos e fazendo cortes. É natural que ele continue fazendo”, afirmou.
Mauro também relacionou essa estratégia ao volume de investimentos realizados durante sua passagem pelo Executivo estadual. Segundo ele, reduzir gastos e ampliar receitas permite abrir espaço no orçamento para novas ações. A declaração, no entanto, não detalha quais despesas foram cortadas durante sua gestão nem apresenta números para dimensionar a economia obtida com essas medidas.
A defesa dos ajustes ocorre enquanto Pivetta sinaliza mudanças para conter despesas da máquina pública. O alcance dos cortes, os setores que poderão ser afetados e os valores que o governo pretende economizar ainda dependem dos detalhes das medidas a serem implementadas.
Ao apoiar a iniciativa do atual governador, Mauro reforça a defesa de uma administração baseada no controle fiscal. O impacto dessa política, porém, dependerá de como os ajustes serão executados e de como o governo conciliará a redução de custos com a manutenção dos serviços públicos e dos investimentos em Mato Grosso.
POLÍTICA MT
Deputados debatem em audiência pública o PLDO/2027
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, de segunda-feira (19) a quinta-feira (22), audiências públicas e reuniões para discutir as metas fiscais do Estado, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentaria – PLDO/2027, as contas da Saúde e as melhorias na travessia urbana da BR-163, em Nobres. A programação inclui ainda sessões plenárias e reuniões de comissões.
Segunda-feira (19)
Às 13 horas, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública para a apresentação das Metas Fiscais 2º Quadrimestre 2026 da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Às 14 horas, os integrantes da Grupo de Trabalho da Mineração voltam a se reunir. A reunião ordinária remota e presencial acontece na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227. A indicação do GT é de autoria do presidente e deputado Max Russi (Pode).
Às 15h30, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária realiza audiência pública com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária – PLDO/2027. O debate será na sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Terça-feira (20)
Às 10 horas, tem reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e Direitos dos Animais Domésticos de Companhia. Ela acontece na sala de reuniões das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Às 10 horas, a Comissão de Saúde, Previdência, e Assistência Social realiza reunião ordinária para a deliberação de matérias sob análise da comissão. Ela será na sala Deputada Sarita Baracat, 226.
À tarde, às 14h30, tem reunião hibrida da Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR). Ela será na sala das comissões Deputada Sarita Baracat, 226.
Quarta-feira (21)
Às 9 horas e às 13 horas, os deputados realizam duas sessões ordinárias – presencial e remota. Elas estão previstas para acontecer no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
Já às 14 horas tem reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da Saúde. Ela foi criada para investigar atos praticados pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, ante a diversas denúncias de irregularidades em Licitações no período de 2019 a 2022. A reunião será na sala das Comissões Deputada Sarita Baracat, 226.
Em Nobres, às 19 horas, o deputado Gilberto Cattani (PL) realiza audiência pública para debater a situação atual e as melhorias das necessárias na travessia urbana da BR 163 no perímetro do município de Nobres. O debate será na Câmara Municipal de Nobres.
Quinta-feira (22)
Às 9 horas, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social realiza audiência pública para discutir os balancetes financeiros da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A reunião está marcada para a sala Deputada Sarita Baracat, 226.
Às 10 horas, será instalada a CST de Atenção à Obesidade. A Câmara Setoriais Temática tem a finalidade de estudar, diagnosticar, discutir, acompanhar e propor medidas, políticas, ações legislativas e estratégias de atenção integral às pessoas com obesidade. A reunião será sala das Comissões Deputado Oscar Soares, 227.
Sexta-feira (23)
Sem agenda para esse dia.
A Agenda da ALMT pode sofrer alterações ao longo da semana.
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO5 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
JURÍDICO5 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
ESPORTES3 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA6 dias atrásCavalaria da PM apreende adolescente com diversas porções de maconha após perseguição policial
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar prende quatro homens por tentativa de homicídio em Cuiabá
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende homem investigado por ameaça contra companheira e posse ilegal de arma de fogo
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar utiliza esporte como ferramenta de transformação social na Baixada Cuiabana


