POLÍTICA MT
Começa nesta terça as aulas do cursinho pré-Enem Professora Vilma Moreira, em Cuiabá
POLÍTICA MT
Thiago na plenária da AL
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT
Inicia nesta terça-feira (26) às 19h as aulas do curso pré-vestibular Professora Vilma Moreira, em Cuiabá. A criação do cursinho foi idealizada pelo deputado Thiago Silva (MDB) que destinou emenda para a Unemat e Faesp coordenarem o projeto gratuito que atenderá centenas de pessoas.
A aula inaugural do cursinho Professora Vilma será na Escola Estadual Victorino Monteiro da Silva, localizada no CPA 4, em Cuiabá. O nome do cursinho homenageia a professora e ex-deputada Vilma Moreira, que foi uma grande professora e líder comunitária com amplo reconhecimento no estado.
“Esse era um sonho meu, poder criar um cursinho para atender pessoas de baixa renda que querem estudar em uma universidade pública. Destinamos a emenda para a Unemat coordenar o projeto, que terá os mais qualificados professores para atender os estudantes. Será uma oportunidade ímpar de aprendizagem”, disse o deputado Thiago Silva.
As aulas gratuitas ocorrerão apenas no período noturno, de abril até o mês de julho e tem objetivo de garantir que os alunos garantam um bom desempenho no Enem de 2022.
“Parabenizo o deputado Thiago e a Assembleia [Legislativa de Mato Grosso] por acreditarem neste projeto, que vai nos ajudar a conseguir uma vaga, quem sabe, na UFMT ou Unemat”, disse a aluna Eliane Braga.
POLÍTICA MT
Medeiros pede bloqueio de valores pagos por Vorcaro à esposa de ministro Alexandre de Moraes
O deputado federal José Medeiros (PL) protocolou uma representação junto a órgãos de controle pedindo o bloqueio de valores, ativos e bens pagos por Daniel Vorcaro a Viviane Barcy, esposa do ministro Alexandre de Moraes. Medeiros justifica que há fortes indícios de um esquema financeiro de grandes proporções, com risco de prejuízo bilionário aos cofres públicos, e pede investigação.
O documento foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Banco Central, à Polícia Federal, à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), solicitando a adoção de medidas cautelares, incluindo o bloqueio de ativos e bens, além da instauração de notícias-crime.
Na representação, o parlamentar afirma que há suspeitas envolvendo movimentações financeiras consideradas atípicas entre o empresário Daniel Vorcaro e Viviane Barcy, com possível uso de estruturas complexas para ocultação de recursos e dificultar a rastreabilidade das operações. Viviane Barcy recebeu R$ 80 milhões de um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master, alvo de investigação por fraudes no sistema financeiro.
No pedido, Medeiros solicita que o Banco Central atue de forma imediata para rastrear movimentações, identificar contas vinculadas e monitorar transferências, inclusive internacionais, além de adotar medidas para evitar a dispersão dos recursos.
O parlamentar também pede investigação ampla sobre eventual participação de agentes públicos, destacando a necessidade de apuração por parte da PGR, inclusive em casos que envolvam autoridades com foro privilegiado.
“Diante da gravidade desses fatos, do risco de um prejuízo enorme e da possibilidade de sumirem com o patrimônio, é preciso uma atuação firme e imediata dos órgãos de controle. É necessário bloquear os valores, preservar os bens e investigar tudo a fundo, inclusive para apurar a responsabilidade de possíveis autoridades envolvidas”, afirmou.
A representação também ressalta que a demora na adoção de medidas pode comprometer a recuperação de valores e prejudicar as investigações, aumentando o risco de prejuízo ao erário.
Entre os pedidos estão o bloqueio imediato dos valores envolvidos, a indisponibilidade de bens, a abertura de investigações pela Polícia Federal e a realização de auditorias pelo TCU, além do compartilhamento de informações entre os órgãos.
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis inova com dia de lanche especial na merenda escolar
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásMaurício Mattar faz harmonização facial e comemora resultado natural: ‘Natural’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásCarlos Alberto de Nóbrega conhece bisneto recém-nascido e se emociona na web
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásThiago Martins lança último volume do Quintal do TG com clipe inédito: ‘Ao vivo’
-
Rondonópolis4 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásAnitta lança ‘Choka Choka’ de Shakira e divulga lyric video: ‘Tô muito choka choka’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
CULTURA4 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ


