POLÍTICA MT
ALMT homenageia família Müller com comenda
POLÍTICA MT
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) realizou na noite desta terça-feira (11), no Plenário das Deliberações “Renê Barbour”, sessão especial, requerida pelo deputado Júlio Campos (União), para homenagear os 50 anos em memória do ex-senador Filinto Müller.
A homenagem contou com a entrega da Comenda Filinto Müller, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso que pela primeira vez, desde a sua criação há quarenta anos, foi destinada a um membro da família Müller, sendo entregue à filha de Filinto, Maria Luiza Müller de Almeida, de 96 anos. O neto do ex-senador, Filinto Müller de Almeida, recebeu a Comenda representando sua mãe.
“Filinto (Muller) foi um dos políticos que mais fez por Mato Grosso nos últimos 50 anos. Mesmo ocupando os mais altos cargos na capital federal, nunca deixou de acolher os mato-grossenses. Ele ajudou gerações a terem acesso ao estudo e sempre fez com que estes voltassem para o Estado para retribuírem o que aprenderam. Já é tempo de nos reconciliarmos com a sua memória e darmos o devido valor também ao seu legado”, explica o deputado.
A sessão aconteceu na data da morte (e do nascimento) de Filinto Müller, que faleceu ao lado de sua esposa Consuelo e do neto Pedro, em um acidente aéreo no aeroporto de Orly, em Paris, na França, em 1973.
Nascido no Rio de Janeiro, mas residindo em São Paulo, o primeiro neto Filinto Müller de Almeida é formado em economia e atualmente trabalha em projetos de finanças estruturadas.
“Agradeço eternamente a assembleia Legislativa a homenagem ao meu avô que sempre tratou a oposição com muito respeito. Ser o primeiro neto é mero acaso. Meu avô era uma pessoa formidável e o reconhecimento é um privilégio para a família Müller”, revelou o neto.
Foto: Ronaldo Mazza
O sobrinho neto, Frederico Müller falou que Filinto lutou por Mato Grosso durante a vida inteira. “Para a família, ele sempre foi um líder, não somente de Mato Grosso, mas também em nível nacional. Sempre foi uma referência para todos nós” opinou Frederico.
A filha, Maria Luiza Müller, falou via remota do Rio de Janeiro, destacando a importância de Filinto para o desenvolvimento político de Mato Grosso e também para o Brasil. Bastante emocionada ela disse poucas palavras, mas lembrou alguns momentos da trajetória de Filinto.
“É uma justa homenagem. Meu pai levou muitos benefícios para Mato Grosso na parte da educação e infraestrutura. Para mim ele foi um dos maiores líderes da política estadual”, disse a filha.
Para o senador Jaime Campos, o trabalho de Filinto Muler em prol de Mato Grosso foi marcado pelo dinamismo e desenvolvimento no setor da educação, abertura de estradas e reconhecimento nacional.
“Nós mato-grossenses temos que reconhecer seu trabalho em prol do Estado e pelo Brasil, Trouxe muitos investimentos e, sobretudo, levando muitas vezes levando a oportunidade ímpar de que o Estado pudesse ter um destaque no cenário nacional, na medida em foi um político reconhecidamente que marcou época defendendo aquilo que era o certo, e jamais o errado”, comentou o senador.
Histórico – Fillinto Muller foi senador por 22 anos. Atuou como líder do governo Juscelino Kubitschek, presidiu o Senado, chefiou a polícia e foi secretário do Trabalho no governo Getúlio Vargas.
Filinto Müller fez parte de uma geração de militares marcada pelo Movimento Tenentista. Ele integrou a rebelião dos 18 do Forte quando, em 1922, tenentes do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro se sublevaram em oposição à vitória do candidato à presidência Artur Bernardes e ao processo eleitoral. Tendo como palco principal o Forte de Copacabana. O levante entrou para a história pela bravura dos soldados.
O ex-senador foi agraciado em vida com honrarias nacionais, tais como: Grão Cruz da Ordem Nacional do Mérito, a Grão Cruz da Ordem do Rio Branco, a Medalha de Grande Oficial do Mérito Militar, a Medalha de Grande Oficial do Mérito da Justiça do Trabalho; e internacionais, tais como: Grão Cruz da Ordem Militar de Aviz (Portugal), a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito (Alemanha) e a Comenda da Legião de Honra (França).
Livro – Durante a Sessão também foi lançado o livro do historiador e escritor, João Carlos Vicente Ferreira, que busca lançar luz sobre a história de Filinto. O livro é uma tentativa de reduzir a mistificação em torno do político, visto de forma negativa por muitos historiadores e formadores de opinião.
“O livro é um resgate da memória do que foi dito ruim da memória histórica de Filinto Muller. Após três anos de longa pesquisa, resgatamos e desmistificamos certos fatos. É importante que as pessoas leiam o livro para ter conhecimento de fatos até então muito pouco divulgados. Até hoje, Filinto é o maior nome da história política de Mato Grosso” lembrou o autor da obra.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Articulação de Wanderley Cerqueira e apoio de Botelho garantem quase R$ 2 milhões para nova UBS em Várzea Grande
A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro José Carlos Guimarães, em Várzea Grande, acaba de ganhar um importante impulso com a liberação de R$ 1.965.654,23 em recursos estaduais. A conquista é resultado da articulação do presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira (MDB), que identificou a necessidade da obra e levou a demanda ao deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), responsável por intermediar a liberação junto ao Governo do Estado.
O anúncio foi feito pelo próprio deputado e pelo presidente da Câmara de Várzea Grande . Botelho destacou o empenho para destravar o recurso. “Foi um pedido do presidente da Câmara, vereador Wanderley. Nós agilizamos, fomos até o Governo do Estado, conseguimos a liberação desse recurso e ele já está autorizado para seguir à conta da Prefeitura e viabilizar essa importante obra para a população”, afirmou Botelho.
Wanderley Cerqueira ressaltou que a iniciativa nasceu a partir das reivindicações dos moradores da região, que há anos aguardam uma estrutura de saúde adequada. “Tivemos a ideia, ouvimos a comunidade e levamos essa necessidade ao deputado Botelho, que abraçou a causa e trabalhou para transformar esse projeto em realidade. Essa é uma conquista coletiva, mas que exigiu muito diálogo, articulação e compromisso com a população”, declarou.
O vereador também garantiu que continuará acompanhando todas as etapas do processo. “Nosso trabalho não termina com a liberação do recurso. Vou continuar fiscalizando a aplicação de cada centavo, acompanhando a execução da obra e cobrando que os prazos sejam cumpridos, para que a UBS seja entregue o quanto antes aos moradores do José Carlos Guimarães”, afirmou.
A aprovação do investimento foi oficializada por meio da Resolução CIB/MT nº 255, de 15 de maio de 2026, que autorizou o cofinanciamento estadual excepcional para a construção da unidade. A expectativa é que a nova UBS fortaleça a atenção básica e amplie o acesso aos serviços de saúde para milhares de famílias da região.
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo investigado por esquema de influência em decisões judiciais
-
Cidades1 dia atrásTCE aponta indícios de irregularidades em credenciamento do Hospital Amo a Vida no programa Fila Zero
-
POLÍCIA2 dias atrásPM prende homens por provocar princípio de incêndio e pichar shopping em Cuiabá
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil cumpre 90 mandados para desarticulação de esquema de lavagem de capitais de facção criminosa
-
POLÍCIA2 dias atrásBatalhão Ambiental aplica multa em mais de R$ 129 mil por desmatamento irregular
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em esquema de lavagem de dinheiro ligado a facção


