CUIABÁ

POLÍCIA

Trio é preso com entorpecentes e armas de fogo em Sinop

Publicados

POLÍCIA


Policiais militares de Sinop prenderam três membros de organização criminosa, sendo dois homens e uma mulher, por tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma, na manhã desta quarta-feira (09.03). Com os suspeitos, foram apreendidos tabletes e porções de substância análoga à maconha, um simulacro de arma de fogo e uma pistola 9mm com munições.

Por volta de 10h30, a equipe da PM recebeu solicitação da Agência Regional de Inteligência (ARI), para realizar abordagem a um homem e uma mulher, que estavam saindo de uma quitinete, no bairro Jardim Celeste. Segundo as informações da Inteligência, no imóvel haveria grande quantidade de entorpecentes e armas de fogo, que teriam sido utilizadas nos últimos homicídios registrados no município.

Os policiais se deslocaram ao endereço informado e abordaram duas pessoas, que foram liberadas após nada de ilícito ser encontrado. Em seguida, a PM percebeu que a mulher abordada efetuou uma ligação e após isso, notou uma movimentação no conjunto de quitinetes, onde a suspeita indicada pela Inteligência, foi vista saindo de uma das casas com dois tabletes de entorpecentes e uma arma de fogo em punho.

Leia Também:  PRF apreende defensivo agrícola em Sorriso

Imediatamente, os policiais adentraram no residencial e encontraram a suspeita e mais dois homens dentro de uma das quitinetes. Foram realizadas buscas no local e apreendidas uma pistola 9mm com oito munições, três tabletes de maconha e nove porções prontas para comercialização ilícita, além de um simulacro de arma de fogo, R$ 750,00 em dinheiro e balanças de precisão. A arma de fogo e parte dos entorpecentes haviam sido jogadas pela suspeita em cima do telhado da casa.

Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Sinop, com o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-Denúncia 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: PM MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta sexta-feira (26.6), a Operação Fragmentação, para cumprimento de 30 mandados judiciais contra uma célula de uma facção criminosa estruturada e agindo em diversos bairros de Rondonópolis.

A investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, resultou na decretação das medidas cautelares, entre prisões e de buscas e apreensões, deferidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 Juiz de Garantias – Polo Rondonópolis.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva, em Rondonópolis (MT) e nas cidades de Goiânia e Mineiros (ambas em Goiás).

Apuração

A Derf de Rondonópolis identificou um grupo que mantinha organização interna hierarquizada, divisão de funções e controle permanente sobre atividades ilícitas na região do Jardim Iguaçu e bairros adjacentes.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Os investigados agiam nos crimes de tráfico de drogas, extorsões, ocultação e movimentação de valores provenientes das ações ilícitas, além de outras práticas criminosas.

Conforme o delegado Dyulriman Pinto de Andrade Filho, os indícios apontaram que a estrutura local era composta por integrantes com atribuições específicas. As funções incluíam a administração cotidiana do controle de pontos de venda, a interlocução com estabelecimentos comerciais e o gerenciamento da arrecadação de valores destinados à organização.

Leia Também:  Agressor é preso em flagrante após manter ex-mulher em cárcere privado e cometer abuso sexual

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Os policiais civis da Derf de Rondonópolis também conseguiram identificar os indivíduos responsáveis por fiscalizar o cumprimento das regras internas, apurar desvios de valores e deliberar sobre punições impostas aos membros que descumprissem determinações do grupo (prática utilizada para manter a coesão e a submissão dos integrantes à hierarquia criminosa).

Durante a investigação, foram descobertos registros e anotações de arrecadação contendo informações sobre integrantes cadastrados, valores de contribuições mensais, pontos de venda de drogas e estabelecimentos submetidos a cobranças.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Segundo as apurações, parte dos valores era recolhida dos próprios integrantes da facção, enquanto outra parcela decorria de cobranças impostas a comerciantes, motoristas, imóveis, veículos e pontos de comércio instalados em áreas de influência do grupo.

“Foi identificada a cobrança de valores relacionados às mensalidades pagas pelos integrantes vinculados ao grupo, com registros de inadimplência e discussões sobre providências contra aqueles que deixavam de repassar os valores exigidos”, destacou o delegado Dyulriman.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Todo material apreendido nesta sexta-feira (27), será submetido para análise pericial e corroborar com as investigações que prosseguem visando aprofundar a identificação dos envolvidos, individualizar condutas, localizar ativos e apurar outras ramificações do grupo criminoso.

Leia Também:  Polícia Civil e Sema realizam operação de combate ao desmatamento ilegal na região noroeste de MT

Nome da Operação

A palavra “Fragmentação” faz referência à estratégia de atingir, simultaneamente, diferentes núcleos de funcionamento da facção: comando, gerenciamento, disciplina, arrecadação, comunicação e apoio operacional, buscando enfraquecer sua estrutura e reduzir sua capacidade de influência em áreas do município.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Integração

A operação da Derf de Rondonópolis contou com apoio das equipes de todas as unidades policiais da Regional de Rondonópolis (Alto Araguaia, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Diretoria de Inteligência, e da Polícia Civil do Estado de Goiás.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA