POLÍCIA
Trio é preso com entorpecentes e armas de fogo em Sinop
POLÍCIA
Policiais militares de Sinop prenderam três membros de organização criminosa, sendo dois homens e uma mulher, por tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma, na manhã desta quarta-feira (09.03). Com os suspeitos, foram apreendidos tabletes e porções de substância análoga à maconha, um simulacro de arma de fogo e uma pistola 9mm com munições.
Por volta de 10h30, a equipe da PM recebeu solicitação da Agência Regional de Inteligência (ARI), para realizar abordagem a um homem e uma mulher, que estavam saindo de uma quitinete, no bairro Jardim Celeste. Segundo as informações da Inteligência, no imóvel haveria grande quantidade de entorpecentes e armas de fogo, que teriam sido utilizadas nos últimos homicídios registrados no município.
Os policiais se deslocaram ao endereço informado e abordaram duas pessoas, que foram liberadas após nada de ilícito ser encontrado. Em seguida, a PM percebeu que a mulher abordada efetuou uma ligação e após isso, notou uma movimentação no conjunto de quitinetes, onde a suspeita indicada pela Inteligência, foi vista saindo de uma das casas com dois tabletes de entorpecentes e uma arma de fogo em punho.
Imediatamente, os policiais adentraram no residencial e encontraram a suspeita e mais dois homens dentro de uma das quitinetes. Foram realizadas buscas no local e apreendidas uma pistola 9mm com oito munições, três tabletes de maconha e nove porções prontas para comercialização ilícita, além de um simulacro de arma de fogo, R$ 750,00 em dinheiro e balanças de precisão. A arma de fogo e parte dos entorpecentes haviam sido jogadas pela suspeita em cima do telhado da casa.
Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Sinop, com o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-Denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
POLÍCIA
Polícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis
A Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta sexta-feira (26.6), a Operação Fragmentação, para cumprimento de 30 mandados judiciais contra uma célula de uma facção criminosa estruturada e agindo em diversos bairros de Rondonópolis.
A investigação conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, resultou na decretação das medidas cautelares, entre prisões e de buscas e apreensões, deferidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 Juiz de Garantias – Polo Rondonópolis.
Foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva, em Rondonópolis (MT) e nas cidades de Goiânia e Mineiros (ambas em Goiás).
Apuração
A Derf de Rondonópolis identificou um grupo que mantinha organização interna hierarquizada, divisão de funções e controle permanente sobre atividades ilícitas na região do Jardim Iguaçu e bairros adjacentes.
Os investigados agiam nos crimes de tráfico de drogas, extorsões, ocultação e movimentação de valores provenientes das ações ilícitas, além de outras práticas criminosas.
Conforme o delegado Dyulriman Pinto de Andrade Filho, os indícios apontaram que a estrutura local era composta por integrantes com atribuições específicas. As funções incluíam a administração cotidiana do controle de pontos de venda, a interlocução com estabelecimentos comerciais e o gerenciamento da arrecadação de valores destinados à organização.
Os policiais civis da Derf de Rondonópolis também conseguiram identificar os indivíduos responsáveis por fiscalizar o cumprimento das regras internas, apurar desvios de valores e deliberar sobre punições impostas aos membros que descumprissem determinações do grupo (prática utilizada para manter a coesão e a submissão dos integrantes à hierarquia criminosa).
Durante a investigação, foram descobertos registros e anotações de arrecadação contendo informações sobre integrantes cadastrados, valores de contribuições mensais, pontos de venda de drogas e estabelecimentos submetidos a cobranças.
Segundo as apurações, parte dos valores era recolhida dos próprios integrantes da facção, enquanto outra parcela decorria de cobranças impostas a comerciantes, motoristas, imóveis, veículos e pontos de comércio instalados em áreas de influência do grupo.
“Foi identificada a cobrança de valores relacionados às mensalidades pagas pelos integrantes vinculados ao grupo, com registros de inadimplência e discussões sobre providências contra aqueles que deixavam de repassar os valores exigidos”, destacou o delegado Dyulriman.
Todo material apreendido nesta sexta-feira (27), será submetido para análise pericial e corroborar com as investigações que prosseguem visando aprofundar a identificação dos envolvidos, individualizar condutas, localizar ativos e apurar outras ramificações do grupo criminoso.
Nome da Operação
A palavra “Fragmentação” faz referência à estratégia de atingir, simultaneamente, diferentes núcleos de funcionamento da facção: comando, gerenciamento, disciplina, arrecadação, comunicação e apoio operacional, buscando enfraquecer sua estrutura e reduzir sua capacidade de influência em áreas do município.
Integração
A operação da Derf de Rondonópolis contou com apoio das equipes de todas as unidades policiais da Regional de Rondonópolis (Alto Araguaia, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Diretoria de Inteligência, e da Polícia Civil do Estado de Goiás.
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo investigado por esquema de influência em decisões judiciais
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande
-
POLÍCIA16 horas atrásPM prende homens por provocar princípio de incêndio e pichar shopping em Cuiabá
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil cumpre 90 mandados para desarticulação de esquema de lavagem de capitais de facção criminosa
-
CURIOSIDADES6 dias atrásCobertura digital amplia alcance do São João sergipano
-
ESPORTES7 dias atrásTroca de figurinhas pode atenuar alto custo do álbum da Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em esquema de lavagem de dinheiro ligado a facção


