CUIABÁ

POLÍCIA

PRF apreende 40 quilos de drogas em Colíder, MT em ação contra o tráfico ilícito de substâncias

Publicados

POLÍCIA

No dia 2 de maio de 2023, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebeu uma denúncia sobre tráfico de drogas em Colíder, MT e realizou a apreensão de 40 quilos de substâncias ilícitas, sendo 32 (trinta e dois) tabletes de cloridrato de cocaína e 8 (oito) tabletes de pasta base de cocaína.

Uma equipe imediatamente se dirigiu ao local para apurar as informações recebidas e, após localizar o veículo conforme a descrição fornecida, iniciaram uma fiscalização detalhada.

Ao inspecionar o veículo e abrir o estepe, a equipe encontrou 13 tabletes de cloridrato de cocaína e 08 tabletes de pasta de cocaína. A equipe decidiu verificar, também, o tanque de combustível em busca de outras substâncias, onde foram encontrados mais de 19 tabletes de cloridrato de cocaína.

O motorista do veículo informou à equipe que pego as substâncias  ilícitas em Ariquemes, RO e que estava transportando para Nova Era, MG.

Diante das informações, foi constatada, a princípio, ocorrência do crime de tráfico de drogas.

Fonte: PRF – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil prende homem que ameaçava divulgar fotos íntimas de ex-companheira em Barra do Garças
Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil descarta 1,6 tonelada de documentos públicos que perderam o prazo de validade

Publicados

em

A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (08.10) a eliminação e descarte de 1,6 tonelada de documentos cujo prazo legal de guarda já expirou. Ao todo, foram eliminadas 364 caixas, cerca de 50,96 metros lineares de papéis, enviadas para reciclagem em uma empresa especializada localizada no bairro Santa Isabel, em Várzea Grande.

O Processo para a eliminação de documentos públicos que perderam o prazo de validade é conduzido pelo Arquivo Central, unidade vinculada à Gerência de Almoxarifado, Patrimônio e Documentos, da Diretoria de Administração Sistêmica.

O Arquivo Central reúne o acervo documental produzido por delegacias e setores administrativos da instituição ao longo dos anos, abrangendo boletins de ocorrência, processos administrativos e segundas vias de inquéritos policiais.

A tabela de temporalidade estabelece o período de guarda do material nas fases corrente e intermediária, considerando seu valor administrativo, fiscal, legal e probatório. Concluído esse prazo, os documentos passam por criteriosa avaliação para definição de sua destinação final.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MT
Foto: Reprodução/Polícia Civil – MT

Procedimento

Após a seleção baseada nos prazos vigentes, elabora-se uma listagem oficial submetida à aprovação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e Gestão de Informação da Secretaria de Segurança Pública.

Leia Também:  Três pessoas são presas e menor é apreendido por tráfico de drogas em bar em Sorriso

Em seguida, a relação é submetida à Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso e, quando necessário, ao Tribunal de Contas do Estado, assegurando que nenhum documento com valor histórico, cultural ou probatório seja descartado.

Por se tratar de dever constitucional (artigos 23 e 216 da CF) proteger e gerir a documentação pública, o descarte não autorizado de papéis de valor permanente constitui crime, exigindo total rigor no procedimento.

Descarte

O transporte das caixas é realizado por caminhão da empresa contratada, e o papel é fragmentado em maquinário próprio para transformação em insumo reciclado.

A ação atende às diretrizes da Resolução nº 40/2014 do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que normatiza os procedimentos para descarte de documentos públicos.

Todo o trabalho em campo foi supervisionado por equipes policiais civis do Arquivo Central.

Classificação dos documentos

Arquivos são conjuntos documentais produzidos ou recebidos por entidades públicas, privadas ou pessoas físicas no exercício de suas atividades. Classificam-se em: correntes (de consulta frequente), intermediários (fora de uso corrente, aguardando descarte ou guarda definitiva) e permanentes (de valor histórico e probatório inestimável, devendo ser preservados continuamente).

Leia Também:  Autor de tentativa de homicídio da ex-companheira é preso pela Polícia Civil 10 anos após o crime



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA