CUIABÁ

POLÍCIA

Polícia Civil e Febraban discutem parceria para aprimorar investigações sobre estelionato e lavagem de capitais

Publicados

POLÍCIA

A Diretoria da Polícia Civil de Mato Grosso se reuniu, nesta sexta-feira (31.1), em Cuiabá, com representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para discutir uma parceria na prevenção e investigação de crimes financeiros.

O delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos, destacou que a reunião é um passo importante para a futura cooperação conjunta entre a Polícia Civil e a Febraban, dentro do Programa de Combate a Estelionatos, Fraudes Bancárias e Lavagem de Capitais.

“É um primeiro passo importante para chegarmos nessa parceria, que vai possibilitar acesso a informações e compartilhamento mútuo de tecnologia e equipamentos, que contribuirão para aprimorar as nossas investigações a esse tipo de delito”, assegurou o delegado.

O gestor da Polícia Civil acrescentou também que a iniciativa integra o programa Tolerância Zero ao crime organizado e colherá frutos para melhorar a segurança pública de Mato Grosso.

O representante da Febraban, Eli da Silva, pontuou que a prevenção e combate a crimes financeiros é uma preocupação constante da entidade, considerando os crescentes registros de golpes no país.

“A Febraban e os bancos têm se preocupado com o tema, especialmente aqueles ligados à lavagem de dinheiro, fraudes eletrônicas e bancárias, pontos-chave para empregar os recursos necessários para auxiliar as autoridades na investigação”, destacou o assessor da Febraban.

Leia Também:  Polícia Civil prende padrasto por maus-tratos contra menina de 3 anos em Lucas do Rio Verde

Eli pontuou ainda que o setor tem obrigação legal e normativa de contribuir com as autoridades de polícia judiciária no país no fornecimento de dados que possam colaborar nas investigações.

No ano passado, a Polícia Civil de Mato Grosso realizou, apenas na região Metropolitana de Cuiabá, 26 operações contra investigados por golpes de estelionato, lavagem de dinheiro e fraudes bancárias.

De 2023 para 2024, a Polícia Civil ampliou em 83,88% as análises financeiras sobre lavagem de capitais realizadas pelo Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), gerência da Diretoria de Inteligência que presta assessoria às investigações das unidades policiais.

O trabalho de análise financeira chamou a atenção das Polícias Civis de diversos estados que estão adotando as ferramentas desenvolvidas para análise e investigação de lavagem de capitais.

A reunião contou com a participação dos diretores da Polícia Civil, Fausto Freitas (Acadepol); Wagner Bassi (Diretoria Metropolitana), Juliano Carvalho (Inteligência), Cláudio Alvares (Atividades Especiais), Walfrido Nascimento (Interior), delegado Gianmarco Pacola (Assessor Institucional); delegados das unidades especializadas de Estelionatos de Cuiabá e Várzea Grande, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO0 e Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos, Coordenadoria de Tecnologia da Informação, além dos assessores da Febraban, Horciliano Marques e Núbia Tavares Oliveira.

Leia Também:  Dois homens com mandado de prisão em aberto são detidos na BR 364

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

Homem morre após perder controle de carro e bater contra poste em Várzea Grande

Publicados

em

Reprodução / Guarda Municipal

Um homem morreu em um grave acidente de trânsito no fim da tarde desta sexta-feira (7), na avenida Filinto Müller, na rotatória do bairro Jardim Marajoara, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Segundo informações preliminares da Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG), o motorista perdeu o controle do veículo e bateu violentamente contra um poste às margens da avenida.

Com a força da colisão, o homem foi arremessado para fora do automóvel e morreu ainda no local. O veículo ficou completamente destruído.

O impacto também atingiu uma residência próxima e derrubou parte do muro frontal do imóvel.

A identidade da vítima ainda não foi divulgada.

Equipes de segurança foram acionadas para atender a ocorrência e realizar os procedimentos necessários. As circunstâncias que fizeram o motorista perder o controle do veículo deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.Vítima foi arremessada para fora do veículo e morreu ainda no local; acidente também derrubou muro de uma residência

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PM prende suspeito por tráfico de drogas e apreende dez tabletes de maconha
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA