POLÍCIA
Polícia Civil cumpre mandados com alvo em associação criminosa especializada em sequestros relâmpagos
POLÍCIA
Na operação são cumpridas três ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão e um de busca e apreensão com alvo em uma associação criminosa responsável por uma série de crimes na modalidade, ocorridos entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
O modo de ação dos criminosos consistia em abordar as vítimas em locais estratégicos, efetuar o roubo do veículo e mantê-las em reféns, enquanto as coagiam a realizarem transferências bancárias. Para prática do crime, os suspeitos simulavam um acidente, dando uma pequena batida atrás do veículo das vítimas, que quando desciam do carro para verificar o dano, eram rendidas.
Além disso, os suspeitos utilizavam os cartões das vítimas, enquanto elas estavam com a liberdade cerceada, para fazer compras em lojas de luxo de shoppings da capital.
As investigações da DERFVA apontaram que os criminosos eram extramente violentos durante a prática dos crimes, visto que agrediam as vítimas e as ameaçavam com armas de fogo. Em uma das ações criminosas efetuadas pelo grupo, uma das vítimas, por desespero, tentou saltar do veículo em movimento e acabou tendo a perna quebrada. Mesmo ferida, foi recolocada no veículo pelos criminosos e ameaçada, tendo seus pertences subtraídos, inclusive o veículo.
O delegado responsável pelas investigações, João Paulo Firpo Fontes, destacou a complexidade dos casos e a dedicação das equipes policiais no desmantelamento da quadrilha. “A Operação Cativo Efêmero é fruto de um árduo trabalho de investigação realizado por nossas equipes, comprometidas em desvendar esse esquema criminoso e garantir a segurança da população”, disse o delegado.
Por outro lado, o delegado titular da unidade, Diego Alex Martimiano da Silva, ressaltou a importância dos detalhes minuciosos da investigação. “Cada elemento coletado e analisado durante esta investigação foi fundamental para reunir elementos informativos e desmantelar esse grupo criminoso”, afirmou.
Entre as diversas técnicas de investigação utilizadas para a identificação dos criminosos, chama a atenção a análise das imagens das câmeras de segurança de um Shopping Center de Cuiabá, onde os criminosos foram flagrados efetuando compras com os cartões das vítimas, que foram coletadas e analisadas pelas equipes de investigação.
Além disso, a investigação resultou na identificação do veículo utilizado como apoio pelos criminosos em, pelo menos, dois dos sequestros relâmpagos perpetrados. A apuração angariou elementos de informação da participação dos integrantes do bando criminoso em, pelo menos, três sequestros relâmpagos ocorridos na capital entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
A operação continua com a análise dos elementos de informação obtidos e caminha para novos desdobramentos investigativos. “Deste modo, a DERFVA reforça seu compromisso em garantir a segurança e a tranquilidade da população, agindo de forma firme e eficaz contra a criminalidade. A Operação Cativo Efêmero representa mais um passo importante no combate a essa espécie de delito e na busca pela justiça para as vítimas desses crimes violentos”, destacou Martimiano.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Homem condenado pela Justiça é preso pela Polícia Civil em Matupá
Um homem condenado pela Justiça foi preso pela Polícia Civil, na tarde de quinta-feira (28.5), no município de Matupá, em ação para cumprimento de mandado judicial.
O procurado, de 28 anos, estava com a ordem de prisão definitiva decretada decorrente de condenação transitada em julgado, e foi preso pela equipe de investigação da Delegacia de Peixoto de Azevedo.
Durante diligências os investigadores localizaram o foragido na residência de sua genitora, no bairro Cidade Alta, na cidade de Matupá.
Na abordagem policial, o homem entregou espontaneamente a tornozeleira eletrônica a qual se encontrava rompida e foi encaminhado à Delegacia de Peixoto de Azevedo.
Após as providências cabíveis o preso foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Peixoto de Azevedo, ficando à disposição do Poder Judiciário.
-
POLÍCIA15 horas atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA13 horas atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA2 dias atrásOperação investiga grupo por produção e venda de pornografia falsa com imagens de adolescentes em MT
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásEm dias de descanso, Paolla Oliveira curte praia em viagem pela Itália: ‘Ciao, bella’
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásO Mandaloriano e Grogu chega nos cinemas: ‘A espera acabou, chegou o grande dia
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura regulariza moradias de mais quatro bairros
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAmaury Nunes mostra primeiras fotos de casamento com Gabriela Buraick: ‘Casados’
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásAmamentação ganha destaque em ‘Tempo Para Amar’ com Rafa Kalimann: ‘Emocionou’


