POLÍCIA
Criminosos envolvidos em extorsão mediante sequestro em Tabaporã são presos em operação em Sinop
POLÍCIA
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop (499 km a norte de Cuiabá), deflagrou na manhã desta terça-feira (05.04), a segunda fase da Operação Reditus, com alvo em criminosos com passagens criminais e que continuam atuando na prática de crimes.
Além das ordens judiciais cumpridas, a ação resultou na prisão em flagrante de três criminosos envolvidos em crime de extorsão mediante sequestro ocorrido durante a madrugada na cidade de Tabaporã.
A operação teve a primeira fase deflagrada na semana passada, sendo cumpridos até o momento 10 ordens judiciais, quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão, um deles contra um suspeito de envolvimento em crime de roubo de cargas, tráfico de drogas e homicídio e também em cinco endereços ligados ao tráfico de drogas.
Um dos alvos da operação, envolvido com o crime de tráfico de drogas, dias atrás estava transitando em um veículo pela BR com um comparsa de carona, sendo ocasião em que foram abordados por uma equipe da PRF, sendo apreendidos mais de 10 Tabletes de maconha no veículo.
Durante a revista veicular, os suspeitos aproveitaram para fugir do local. Durante as diligências realizadas pela Polícia Civil, o suspeito que conduzia o veículo apreendido pela PRF foi identificado, sendo posteriormente reconhecido pelos policiais da PRF que atuaram na ocorrência.
Diante dos fatos, foi representado pela expedição de mandado de busca e apreensão e de prisão na casa do suspeito, os quais foram deferidos pelo Juízo da 4° Vara Criminal de Sinop. Durante o cumprimento dos mandados, nesta terça-feira (05), o suspeito foi localizado, sendo apreendido com ele diversas porções de drogas, balança de precisão, papel filme e outros apetrechos, que confirmam o envolvimento dele com o tráfico de drogas.
Extorsão mediante sequestro – Tabaporã
Ainda durante as diligências da Operação “Reditus”, os policiais receberam a notícia que na madrugada dessa terça-feira sobre um crime de extorsão mediante sequestro, ocorrido na cidade de Tabaporã, próximo de Sinop-MT.
Para praticar o crime, os suspeitos renderam a Gerente do Banco Sicredi da cidade e passaram a exigir quantia em dinheiro, porém durante a execução do crime os suspeitos foram descobertos e acabaram fugindo da cidade.
Na cidade de Americana, entre Sinop e Tabaporã, foram apreendidas duas adolescentes que estavam em um veículo prata dando apoio aos demais suspeitos envolvidos no crime de extorsão mediante sequestro.
Após troca de informações entre as delegacias de Tabaporã e Derf Sinop, foi levantada a informação de que os suspeitos estavam escondidos em uma casa, nas proximidades da UPA André Maggi em Sinop.
Diante das denúncias, os policiais que estavam na operação, coordenados pelos delegados Ugo Ângelo Reck de Mendonça e Paulo César Brambila, foram até o local, para verificação, ocasião em que perceberam os suspeitos no interior da casa.
Nome da operação
Reditus refere-se a situação de alguns suspeitos que já estavam usando tornozeleira eletrônica pela prática de crimes e foram novamente presos “retornado” ao Presídio Local, além da referência ao ditado popular “aqui se faz aqui se paga”, que remete a conhecida máxima popular da “Lei do Retorno”.
POLÍCIA
Polícia Civil prende idoso procurado por descumprimento de medidas protetivas
Um idoso investigado por violência doméstica foi preso pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (12.6), em ação para cumprimento de mandado de prisão preventiva.
O suspeito, de 60 anos, teve a ordem judicial decretada pela Justiça, por descumprimento de medidas protetivas de urgência concedidas em favor da ex-companheira.
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, após representação policial e deferimento do Poder Judiciário diante da reiteração das condutas praticadas pelo investigado.
A vítima possuía medidas protetivas vigentes em desfavor do ex-companheiro e vinha relatando sucessivos episódios de aproximação indevida, inclusive em locais próximos a sua residência, residência de familiares e local de trabalho, o que gerava constante sensação de medo e insegurança.
Conforme apurado, no dia 7 de junho, a vítima trafegava com seu veículo quando o aplicativo de proteção com botão do pânico emitiu alerta sonoro indicando possível aproximação do investigado.
Logo em seguida, a mulher visualizou o suspeito conduzindo um veículo que passou lentamente ao lado do seu automóvel. O sistema de monitoramento também registrou sinal de alerta relacionado ao equipamento eletrônico utilizado pelo investigado.
Segundo relato prestado à Polícia Civil, a situação não teria sido a primeira vez que o investigado se aproximava da vítima após o deferimento das medidas protetivas, circunstância que levou ao aumento do abalo emocional e do temor pela própria integridade.
Com base nos elementos reunidos e diante da gravidade da situação, foi decretada a prisão preventiva do idoso.
Diante do mandado judicial os policiais civis passaram a diligenciar para localizar o suspeito, sendo descoberto que ele estava em deslocamento pela rodovia.
Em seguida a equipe montou uma ação estratégica e conseguiu abordar o procurado nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal, no município de Santo Antônio de Leverger.
Após o cumprimento do mandado, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
-
POLÍCIA7 dias atrásBatalhão Ambiental fecha área de desmatamento e garimpo ilegal em Novo Mundo
-
POLÍCIA1 dia atrásNovas psicólogas e assistente social reforçam rede de acolhimento da Polícia Civil
-
ESPORTES4 dias atrásExposição interativa mostra participação do Brasil em copas do Mundo
-
POLÍCIA6 dias atrásForça Tática prende homem com arma de fogo e munições em Chapada dos Guimarães
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil incinera mais de meia tonelada de maconha em Porto Alegre do Norte
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso envolvido com tráfico em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil fecha laboratório do tráfico de facção criminosa em Rondonópolis
-
ESPORTES6 dias atrásWesley é cortado da Seleção Brasileira por lesão em amistoso


