POLÍCIA
Cavalaria da PM forma militares do Peru e Goiás no 8º Curso de Policiamento Montado
POLÍCIA
O subchefe do Estado Maior, coronel PM Wilker Soares Sodré, enalteceu mais uma graduação promovida pela Polícia Militar, destacando ainda a união entre o estado vizinho e militares peruanos. “O curso construiu laços por meio de um valoroso intercâmbio de conhecimentos e experiências. Essa integração só demonstra que nossa instituição é referência nacional e internacional no que se diz respeito ao preparo e capacitação dos profissionais da segurança pública”.
O comandante do Regimento de Policiamento Montado, tenente-coronel PM, Walmir Barros Rocha, explicou que o curso preparou, durante 68 dias, os militares para aprenderam técnicas e meios diferenciados para atuar em ocorrências graves de perturbação da ordem, bem como para o uso dos cavalos e seus equipamentos de forma correta e adequada para cada situação.
“Esses militares estão capacitados para atuar em eventos de grandes aglomerações, reintegração de posse, jogos de futebol e operações de choque no controle de qualquer distúrbio. É um trabalho suplementar com apoio aos policiais de área”, enfatizou.
Além disso, o comandante do Regimento de Policiamento Montado destacou que nesta quarta se comemora ainda quatro anos da criação do Centro de Equoterapia da Polícia Militar, que já atendeu mais de 200 famílias. Rocha ressalta que a equoterapia utiliza cavalos através de diversas atividades multidisciplinares para o desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.
“As atividades de polícia montada despertam a sua capacidade de aproximação social, com o intuito de atender as pessoas dentro de uma abordagem multidisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes”. A cerimônia ainda contou com apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar e entrega de homenagens às autoridades e alunos que foram destaques na graduação militar.![]()
Fonte: PM MT – MT
POLÍCIA
Polícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
Os pastores evangélicos Nivaldo de Almeida e Orminda Barcelos Almeida são apontados pela Polícia Civil como integrantes do esquema criminoso investigado na Operação Fariseus. Segundo o delegado Victor Hugo Caetano de Freitas, o casal recebia recados, transportava dinheiro, emprestava contas bancárias e movimentava valores para atender interesses de uma facção criminosa.
A filha deles, Rhavenna Barcelos de Almeida, foi presa preventivamente nesta quinta-feira (16), em Cuiabá. Conforme a investigação, ela atuava no suporte operacional, financeiro e na comunicação entre integrantes da organização criminosa. Contra os pais foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão.
De acordo com a Polícia Civil, a família utilizava um projeto de evangelização em unidades prisionais para se aproximar de detentos e manter contato com lideranças da facção. A estrutura religiosa teria sido usada para transmitir mensagens e facilitar a movimentação de recursos ilícitos. O delegado ressaltou, porém, que a investigação não aponta envolvimento institucional da igreja, mas sim de pessoas que teriam se aproveitado da atividade missionária para favorecer o grupo criminoso.
As investigações também indicam que Rhavenna mantinha contato com Jonas Souza Garcia Júnior, conhecido como “Batman”, apontado como líder da facção e atualmente foragido. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos, dinheiro em espécie e materiais relacionados à organização criminosa. Ao todo, a Operação Fariseus cumpriu 27 ordens judiciais, e os investigados respondem por crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção de menor e tortura.
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar localiza aeronave e apreende 78 tabletes de cocaína na Reserva do Cabaçal
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para apurar homicídio de jovem em Poxoréu
-
CURIOSIDADES5 dias atrásCaracterísticas raras atraem turistas para Poços de Caldas
-
CURIOSIDADES4 dias atrásAcessibilidade na CASACOR SP garante experiência para PCDs
-
CURIOSIDADES5 dias atrásEconomia criativa amplia empregos e renda no Brasil
-
CURIOSIDADES5 dias atrásLab Novas Histórias abre inscrições para edição de 30 anos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra investigado por coagir e intimidar delegado em Cuiabá


