CUIABÁ

MATO GROSSO

Verde Novo promove atividades ambientais com alunos e alunas da Escola Livre Porto

Publicados

MATO GROSSO

Alunos e alunas da Escola Livre Porto, de Cuiabá, participaram de atividades ambientais promovidas pelo Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, nessa segunda-feira (06), em parceria com a Energisa.
 
Os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio assistiram a palestras do projeto de arborização urbana e também da concessionária de energia elétrica.
 
A engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, apresentou a iniciativa ambiental da Justiça Estadual, falou sobre todos os benefícios das árvores, abordou a questão dos desastres ecológicos atuais, explicou também o que são ilhas de calor e, ao final, fez um quiz sobre arborização e meio ambiente disponível no site do projeto.
 
A analista de meio ambiente da Energisa, Marina Lima, explicou como funciona todo o sistema de produção, geração e distribuição de energia, desde as matrizes até o consumidor final, esclarecendo dúvidas e orientando os alunos.
 
Após o conhecimento teórico, os estudantes partiram para a prática colocando a mão na terra e plantaram árvores de amora, goiaba e ipê branco na área verde da escola, onde é cultivada uma horta.
 
“Achei muito legal, é uma tema importante que temos que abordar na sociedade hoje em dia. É uma forma de ajudarmos. Eu gosto de colocar a mão na terra e trabalhar. Gostei bastante”, disse João Hélio, aluno do 9º ano.
 
A professora de ciências socioambientais, Alessandra Portugal, conduziu as atividades e explicou que o curso aborda questões ligadas ao meio ambiente de forma teórica e prática.
 
“O curso de ciências socioambientais existe aqui na Escola Livre Porto Cuiabá há mais de 20 anos, é um curso pioneiro e inédito no Brasil. Já realizamos muitos projetos de reciclagem, compostagem e muitas viagens para estudar questões ligadas aos biomas brasileiros, em uma ciência viva, que observa e estuda in loco. Temos um vasto conhecimento através da biologia, geografia, ciências sociais, sociologia e filosofia”, explica a professora.
 
Projeto ambiental próprio – Este ano, a escola está desenvolvendo o projeto Verde +, semelhante ao Verde Novo, que aborda a importância de ampliar o verde, cultivar plantas e hortaliças nos espaços disponíveis na escola e na comunidade do bairro Dom Aquino, onde está localizada a unidade escolar.
 
“O ato de plantar é muito mais do que somente jogar uma semente, existe toda uma ciência por trás disso e um cuidado diário. É preciso ter técnica, é mais o cuidado em si do que o ato de plantar e abandonar. Esse cuidado é o que o nosso projeto vai tentar mostrar, com o objetivo de arborizar as áreas verdes paradas da escola, externas e internas, além de reambientalizar áreas públicas também. Estamos desenvolvendo uma horta comunitária e registrando por meio de um documentário a diferença que isso faz na vida das pessoas, abrangendo fatores sociais e ambientais”, explica o aluno que coordena o projeto, Caio Vicêncio, de 16 anos.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Foto horizontal colorida. Sala de aula com alunos sentados em carteiras assistindo à palestra da engenheira Rosiani. Ela está em pé, com as mãos estendidas em tom explicativo, usa camiseta verde com a logo do projeto ao lado de uma tela com retroprojetor onde está escrito arborização urbana. Atrás dela há uma lousa.
Segunda imagem: Foto colorida na posição horizontal. Alunos e alunas da escola estão em ambiente externo, em pé, e um deles segura uma muda de árvore agachado no chão. Os adolescentes estão próximos a um berço aberto para o plantio. À direita, o estudante Caio Vicêncio segura uma enxada e observa o plantio.
Terceira imagem: Foto colorida na posição horizontal. Ao centro, o berço para plantio de uma árvore está aberto e o aluno João Hélio segura a muda, olha para a câmera, sorri e faz sinal positivo. Ao lado dele está a engenheira Rosiani e atrás um professor segurando uma enxada. Ao fundo há uma área verde e uma tela, à esquerda ferramentas de manejo da terra.
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Escola de Governo abre inscrições para segunda turma do curso Noções de Licitação, Contrato e Risco
Propaganda

MATO GROSSO

Thiago Silva reúne-se com governador e defende investimentos em educação e saúde

Publicados

em

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) reuniu-se nesta quinta-feira (22) com o governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para apresentar solicitações e demandas prioritárias da população de Rondonópolis e demais municípios mato-grossenses. Entre os principais assuntos discutidos estão a necessidade de implantação de um campus definitivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na cidade, a construção de um novo Hospital Regional em Rondonópolis, a ampliação dos serviços de saúde mental no estado e o projeto de lei aprovado em segunda votação nesta semana (21), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que cria o Cartão Material Escolar.

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Thiago Silva solicitou apoio do governo estadual para viabilizar a instalação de um campus definitivo da Unemat em Rondonópolis, com oferta de cursos regulares para atender a população do município e de outras 19 cidades da região. A iniciativa busca ampliar o acesso ao ensino superior público e fortalecer a formação profissional no interior do estado.

Leia Também:  Expedição de MT para Rondônia irá oportunizar troca de experiência para produção de cacau, leite e café

Outro tema abordado foi o Projeto de Lei 18/2025 de autoria do parlamentar que institui o Cartão Material Escolar, aprovado em segunda votação pela Assembleia Legislativa. Thiago destacou a importância da sanção governamental para viabilizar a iniciativa, que pretende oferecer mais autonomia às famílias na escolha dos materiais escolares e movimentar aproximadamente R$ 15 milhões por ano na economia local, beneficiando estudantes, famílias e comerciantes do setor de papelaria.

Saúde –O parlamentar defendeu ainda a construção de um novo Hospital Regional em Rondonópolis, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento, melhorar a estrutura hospitalar e oferecer mais qualidade e humanização nos serviços prestados aos pacientes.

Thiago Silva também destacou a necessidade de ampliar os investimentos e os serviços de saúde mental em Mato Grosso, com atenção especial à prevenção, ao acolhimento e ao atendimento da população que necessita de acompanhamento especializado.

Infraestrutura –Durante a reunião, o deputado agradeceu ao governo pela parceria com a Assembleia Legislativa na viabilização da duplicação de 16 quilômetros do Anel Viário de Rondonópolis. A obra é considerada importante para melhorar a trafegabilidade, contribuir para a segurança viária e reduzir o risco de acidentes em um trecho estratégico para a mobilidade do município.

Leia Também:  Escola de Governo abre inscrições para segunda turma do curso Noções de Licitação, Contrato e Risco

O governador eleito Otaviano Pivetta agradeceu o reconhecimento do deputado, recebeu as sugestões e solicitações apresentadas pelo parlamentar e afirmou “ver com bons olhos” o projeto do Cartão Material Escolar. A proposta prevê a criação de um cartão para que pais e responsáveis possam comprar material escolar dos alunos matriculados na rede pública de ensino diretamente de estabelecimentos credenciados nos municípios.

“Nosso compromisso é continuar trabalhando por todo Mato Grosso, ouvindo a população e buscando soluções concretas junto ao nosso governador Pivetta para melhorar a qualidade de vida nos 142 municípios do estado. Estamos à disposição para seguir trabalhando, transformando vidas e cuidando de gente. Tudo isso passa pelo apoio da ALMT ao governo”, finalizou Thiago.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA