CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE-MT leva sexta maior delegação do Brasil à abertura da Olimpíada dos Tribunais de Contas

Publicados

MATO GROSSO

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

A primeira edição das Olimpíadas dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (OTC) após o período de recesso provocado pela Covid-19 lotou o Centro de Convenções da capital potiguar nesta segunda-feira (22). Os atletas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) marcaram presença no evento com a sexta maior delegação do país, formada por 70 pessoas. Realizados em Natal, no Rio Grande do Norte, os jogos tiveram início na manhã desta terça-feira (23). 

Durante a cerimônia, o conselheiro do TCE-MT Sérgio Ricardo destacou que esta também é uma dinâmica de trabalho. “É importante esse contato porque, embora os Tribunais tenham o mesmo objetivo, são instituições diferentes e aqui, além de disputar as provas, a gente também troca experiências sobre cada uma delas. A evolução dos Tribunais serve para que o país gerencie cada vez melhor os recursos públicos e essas discussões estão presentes aqui.”

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, também enalteceu o caráter integrativo do evento e destacou a importância do esporte, estimulado entre os servidores para a participação no encontro. “Isso é fenomenal. Temos aqui servidores que passam anos a fio analisando contas e garantindo o controle externo que vem para cá para confraternizar e para trabalhar por seus tribunais, representando seus estados.” 

Leia Também:  Representação envolvendo Prefeitura de Cuiabá e contas de cinco municípios estão na pauta da sessão ordinária desta terça-feira

Em agradecimento ao apoio recebido, a Associação Nacional Olímpica dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Anostc), na figura de seu presidente Evandro Santa Cruz Arruda, homenageou as autoridades presentes, dentre eles o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, a primeira-dama do município de Natal, Amanda Dias, o presidente do TCE-RN, Paulo Roberto Alves, o presidente da Atricon, Cezar Miola, e os conselheiros do TCE-RN, Poti Júnior e Renato Dias, além do conselheiro substituto Antônio Ed Souza Santana. 

“Cabe salientar que a parceria entre a ANOSTC e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte foi um importante requisito para o sucesso do evento e na figura dos excelentíssimos conselheiros, doutor Paulo Roberto Alves e do doutor Poti Júnior, chegamos no dia de hoje com a presença de mais de 1,4 mil participantes, registrando na história das OTCs o maior evento dos servidores dos tribunais de contas do Brasil”, comemorou Evandro Arruda. 

O presidente do TCE-RN, Paulo Roberto Alves, falou da alegria em receber a OTC e deu a saudação de boas-vindas a todos os participantes. “É uma alegria muito grande, um prazer imenso receber um evento deste porte, a gente não imaginava que receberia tantos participantes em Natal. Então, meus amigos e minhas amigas, sejam bem-vindos, e quero dizer ao Evandro Arruda e nosso coordenador local, Maurício Aguiar, que eles são dois baluartes e que ficarão na história do TCE”.

Leia Também:  Seciteci oferta 560 vagas para curso gratuito de técnico em instrumento musical para cinco cidades de MT

Ao longo da abertura, houve apresentação do mascote Solzito, as homenagens prestadas a ex-atletas olímpicos do RN e autoridades, finalizando com o acendimento da pira olímpica. O cerimonial começou com o desfile das bandeiras dos 27 tribunais brasileiros participantes, mais a do Uruguai, como convidado do Mercosul. Em seguida teve uma apresentação folclórica do Boi de Reis e depois a homenagem da ANOSTC aos ex-atletas olímpicos do Rio Grande do Norte, Magnólia Figueiredo e Vicente Lenilson. Também foram homenageados todos os diretores da ANOSTC com a medalha de honra ao mérito.

 A ANOSTC Social doou a Prefeitura do Natal um cheque no valor de R$ 10 mil, que foi recebido pela primeira-dama Amanda Dias. E para finalizar a grande noite de abertura, o conselheiro Poti Júnior, que deu início ao projeto da realização da OTC em Natal, na sua gestão como presidente do TCE-RN no período de 2019-2020, teve a honra de conduzir a tocha olímpica e acender a pira olímpica, arrancando aplausos das delegações dos 27 tribunais presentes, mais o Uruguai.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Seciteci oferta 560 vagas para curso gratuito de técnico em instrumento musical para cinco cidades de MT

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA