CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE-MT lamenta falecimento do conselheiro aposentado José Ferreira de Freitas

Publicados

MATO GROSSO

Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) manifesta profundo pesar pelo falecimento do conselheiro aposentado José Ferreira de Freitas, aos 96 anos, ocorrido nesta quarta-feira (18).

José Ferreira foi presidente da 27ª Mesa Diretora do TCE-MT, de janeiro de 1980 a janeiro de 1981. Também ocupava a cadeira 32 na Academia Mato-grossense de Letras (AML).

Natural de Uberaba (MG), o conselheiro aposentado atuou como advogado, professor e escritor, além de ter sido deputado estadual por dois mandatos e deputado constituinte.

O velório será realizado a partir das 16h30 desta quinta-feira (19), na Funerária Santa Rita, em Cuiabá, e o sepultamento será nesta sexta-feira (20), às 10h, no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.

Aos familiares e amigos, nossas condolências.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gaeco de MT cumpre ordem judicial em apoio a operação do MS
Propaganda

MATO GROSSO

Prefeitura oferece aulas de defesa pessoal em todas as regiões de Cuiabá

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá ampliou o programa “Lutadoras – Fortalecendo a Mulher Cuiabana”, que oferece gratuitamente aulas de defesa pessoal em diferentes modalidades esportivas para mulheres de todas as regiões da capital. Atualmente, 515 alunas estão inscritas nas atividades, distribuídas em 32 turmas de 17 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste.

Executado pela Secretaria Municipal da Mulher, com apoio do Núcleo da Primeira-Dama, o programa foi criado com foco na prevenção à violência contra a mulher e no fortalecimento da autonomia, da autoestima, da autoconfiança e da cidadania feminina. Além das atividades físicas, a iniciativa busca ampliar o acesso das participantes a informações sobre direitos, orientação, acolhimento e redes de apoio.

Lançado em 28 de agosto de 2025, o projeto-piloto reuniu 80 mulheres, que receberam treinamento gratuito da professora e faixa-preta de jiu-jitsu Polyanna Souza de Araújo. Com a ampliação em 2026, o programa passou a oferecer mil vagas e expandiu a quantidade de polos de 02 para 17, garantindo atendimento em diferentes pontos da cidade.

De acordo com a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, a proposta é utilizar a prática esportiva como instrumento de prevenção e fortalecimento físico, emocional e social, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade. As aulas incluem modalidades como jiu-jitsu, judô, karatê, capoeira, muay thai e taekwondo.

Leia Também:  PGJ de MT participa de eleição para escolha do novo comando do CNPG

Na região Sul, as atividades são realizadas no Complexo do Passaredo, CRAS Osmar Cabral, EMEB Ministro Marcos Freire, no Tijucal, e Centro Comunitário do Pedra 90. Na região Norte, os polos são o CRAS Dr. Fábio, Centro Comunitário do Florianópolis, CRAS CPA, Secretaria de Cultura e Secretaria Municipal da Mulher.

Na região Leste, o programa atende na EMEB Tereza Lobo, no bairro Dom Aquino, CRAS Pedregal, Beira Rio e CRAS Planalto. Já na região Oeste, as atividades ocorrem no Canjica, EMEB Professora Elza Luiza Esteves, CRAS Novo Colorado, Guia, Centro de Referência da Mulher e CRAS Jardim Araçá.

As aulas são realizadas, em sua maioria, duas vezes por semana, nos períodos da tarde e da noite. O programa conta ainda com uma turma avançada de jiu-jitsu na Secretaria Municipal da Mulher.

Inscrições

As interessadas em participar podem se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScirvMsubET3ezSNXi-KOaVLpe0Iwsxbzh0EcSQVv8sFRyx9A/viewform?pli=1 . O formulário também pode ser acessado na página principal da Prefeitura de Cuiabá.

Leia Também:  Polícia Civil esclarece crime de roubo com extorsão, prende suspeita e recupera R$ 40 mil de vítimas



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA