CUIABÁ

MATO GROSSO

TCE dá 5 dias para Sinfra responder questionamentos de Lúdio sobre BRT

Publicados

MATO GROSSO

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Antônio Maluf, notificou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, para que responda em cinco dias úteis à representação feita pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) sobre possíveis irregularidades em contratos das obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (19).

Lúdio denunciou ao TCE, em 8 de junho, a utilização sucessiva de contratações emergenciais para execução das obras do Sistema BRT, em especial em quatro dispensas de licitação realizadas em 2025 e 2026, depois que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) rompeu o contrato original para toda a implantação do BRT.

Maluf cita que a representação aponta “possível fracionamento indevido do objeto originalmente contratado, na medida em que o empreendimento inicialmente licitado possuía natureza unitária, integrada e estruturante, tendo a administração passado a promover contratações segmentadas em múltiplos lotes administrativos vinculados ao mesmo empreendimento originário”.

Os contratos foram assinados para os remanescentes de obras de pavimentação entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a região do Hospital de Câncer em Cuiabá (dispensa de licitação nº 03/2025); para a construção das Estações do BRT (dispensas de licitação nº 08/2025 e 09/2025); e para a implantação dos Terminais do BRT e do Centro de Controle Operacional (CCO), (dispensa de licitação nº 02/2026).

Leia Também:  Polícia Militar localiza três faccionados suspeitos por tentativa de homicídio em Cáceres

Na representação, Lúdio pontua que os três contratos emergenciais foram assinados diretamente ou por meio de consórcio com uma mesma empresa, a Lotufo Engenharia Ltda, o que violaria a Lei de Licitações. A “circunstância demandaria fiscalização específica quanto à compatibilidade das contratações com a vedação de recontratação de empresa já contratada com fundamento na mesma situação emergencial, prevista na parte final do art. 75, inciso VIII, da Lei nº 14.133/2021”.

O conselheiro cita o apontamento feito por Lúdio em relação ao contrato das Estações do BRT, assinado após as dispensas de licitação nº 08/2025 e 09/2025. No primeiro edital, o orçamento das obras das 77 estações era de R$ 68,8 milhões e foi classificada a empresa Nueva Historia Construções Ltda com uma proposta de R$ 58 milhões. A construtora foi desclassificada por supostos problemas na documentação, segundo o governo.

 “Destacou que, menos de três meses depois, a Administração promoveu nova contratação do mesmo Lote 02 por meio da Dispensa nº 09/2025, com elevação do valor estimado para R$ 120.402.935,95, acréscimo de R$ 51.589.954,17, equivalente a 74,97%, em relação à estimativa anterior, sem alterações substanciais na abrangência territorial do objeto, nas premissas estruturantes do empreendimento, na tipologia das obras ou nos quantitativos centrais, e mesmo permanecendo as contratações vinculadas à mesma referência temporal de preços, qual seja, o mês de abril de 2025”, diz trecho da decisão de Maluf.

Leia Também:  Juca do Guaraná articula recursos para agricultura familiar em reunião com vice-governador



COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Prefeitura amplia ação e terá seis telões para próximo jogo do Brasil em Cuiabá

Publicados

em

A paixão pelo futebol e o sucesso da campanha Minha Rua é Show de Bola vão garantir ainda mais pontos de torcida em Cuiabá no próximo jogo da Seleção Brasileira. Após o sucesso da última transmissão e diante das chuvas registradas na sexta-feira (19), o prefeito Abilio Brunini decidiu manter os telões nas quatro ruas vencedoras da edição anterior e ampliar a ação com mais duas novas localidades.

Com isso, a partida do Brasil, marcada para quarta-feira (24), às 18h, será transmitida em seis telões espalhados pela capital. As quatro ruas que já haviam sido escolhidas e permanecem contempladas são: Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada.

Além dessas, outros dois telões serão instalados em novas ruas, que serão escolhidas por votação popular no Instagram da Prefeitura de Cuiabá. O resultado das novas ruas sairá às 21h desta terça-feira (23).

A decisão de manter as ruas vencedoras ocorreu após a grande mobilização registrada no último jogo, quando moradores lotaram os pontos de transmissão para acompanhar a vitória da Seleção Brasileira. Mesmo com a chuva durante a partida, famílias, amigos e vizinhos permaneceram reunidos em clima de festa, mostrando a força da torcida cuiabana.

Agora, a Prefeitura quer ampliar ainda mais essa mobilização e convida moradores de todos os bairros a participarem da nova etapa da campanha.

A partir desta segunda-feira (22), está aberto o período para envio de fotos e vídeos das ruas interessadas em receber um dos novos telões. O material deve mostrar a organização da comunidade, a animação dos moradores e o espírito de união em torno da campanha.

Leia Também:  MPMT e Polícia Federal firmam parceria para troca de informações

A votação popular será aberta às 18h desta segunda-feira (22), por meio do Instagram oficial da Prefeitura, e seguirá até as 18h de terça-feira (23).

A proposta da campanha é transformar ruas da capital em grandes espaços de convivência, integração e celebração coletiva, fortalecendo o sentimento de pertencimento entre os moradores.

Com mais telões e novas oportunidades de participação, a expectativa é de que o próximo jogo reúna ainda mais torcedores e transforme Cuiabá em uma grande arena a céu aberto.

A Prefeitura reforça o convite para que os moradores enviem seus vídeos, mobilizem seus vizinhos e participem da votação para garantir que sua rua seja uma das escolhidas para viver essa experiência.

Rua 17: tradição, memória e união entre gerações

Na Rua 17, no bairro Santa Terezinha, a Copa virou símbolo de união entre gerações. A mobilização começou tímida, mas rapidamente ganhou força e transformou a rua em um grande ponto de encontro entre vizinhos, amigos e familiares.

Um dos primeiros moradores da via, Sidney José da Silva, relembrou como a festa ganhou proporções maiores do que o esperado. “A princípio era para ser só algumas casas, mas fomos chamando um vizinho, depois outro, e todo mundo contribuiu. Acabou se tornando essa grande festa que estamos vivendo hoje. É uma alegria imensa para nós e para toda a comunidade.”

O sentimento de pertencimento também emocionou moradores mais antigos, como Alair Ferreira Valentim, que viu a tradição passar de geração em geração. “Desde criança eu via meus pais e familiares pintando ruas e colocando bandeiras. Hoje estamos fazendo isso para os nossos filhos e netos. É muito gratificante compartilhar esse momento com os amigos e vizinhos.”

Leia Também:  Investimentos do Governo de MT garantem capacidade operacional dos Bombeiros, afirma comandante-geral

Entre os mais jovens, a paixão pela Seleção também falou alto. O estudante Enzo Gabriel resumiu em poucas palavras a expectativa da torcida: “É muito bom assistir aqui. Agora é torcer para a Seleção trazer o hexa para nós.”

Rua 44: chuva, resistência e vontade de fazer a festa acontecer

Na Rua 44, no bairro São João Del Rey, a chuva virou adversária inesperada, mas não foi suficiente para apagar a animação da comunidade. Mesmo com o tempo fechado, moradores permaneceram unidos, determinados a fazer da noite um momento especial.

À frente dessa mobilização esteve Márcia Garcia, que liderou a organização e não escondeu a frustração por ver a chuva afastar parte do público. Ainda assim, fez questão de destacar toda a preparação da comunidade. “Ia lotar esse espaço, convidamos muitos amigos para prestigiar e assistir à partida nesse telão. Temos toda a estrutura, cadeiras, banheiros químicos, água, tudo disponibilizado pela Prefeitura. Mas a chuva atrapalhou.”

Mesmo diante das dificuldades, o sentimento foi de gratidão e expectativa por uma nova oportunidade. Rafael de Melo Benites destacou a importância da ação para reunir os moradores. “Todo mundo ficou muito feliz com isso. A chuva atrapalhou um pouquinho, mas o prefeito veio aqui e disse que vai ter mais uma chance para a gente assistir com os vizinhos, amigos, todos juntos. A gente está muito feliz.”

A determinação da comunidade talvez tenha sido melhor traduzida por Ellen Cristina, ainda antes do fim da partida. “A chuva não vai vencer nós, não vai. Nós vamos conseguir superar essa chuva, vamos ser campeões hoje e seguir rumo ao hexa.”

 

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA