MATO GROSSO
SES realiza evento para mobilização sobre a importância da doação de leite humano
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará, no período de 16 a 20 de maio, a Semana Mato Grosso de Doação de Leite Humano. O evento é organizado em parceria com as unidades da Rede Global de Bancos de Leite Humano. Com o tema mundial “Doação de leite humano: gotas de amor para um mundo melhor”, a abertura da Semana será na segunda-feira (16.05), das 8h às 12h30, no Auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), Centro Político Administrativo.
O evento contará com a presença da coordenadora do Centro de Referência da Região Centro-Oeste de Bancos de Leite Humano, a pediatra Miriam Santos, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.
A abertura também receberá doadoras de leite humano, coordenadores dos Bancos de Leite Humano de Cuiabá e o responsável técnico da equipe de Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da SES-MT e coordenador técnico do evento, Rodrigo Carvalho.
A Semana conta com programação voltada para profissionais da saúde, acadêmicos, doadoras de leite materno, lactantes, gestantes e comunidade em geral. Durante cinco dias, a SES e os Bancos de Leite Humano de Cuiabá promoverão mesas redondas, visitas técnicas, rodas de conversas, exposição de fotos, entre outras atividades com os participantes.
“Neste ano, a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde decidiu comemorar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio, durante toda a semana que envolve essa data. Desta forma, será fortalecida a mobilização social sobre a importância da doação de leite humano como iniciativa para a redução da mortalidade infantil”, destacou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.
Há três bancos de leite humano e dois postos de coleta credenciados em Mato Grosso. Somente na capital, são mantidos dois bancos de leite humano – um no Hospital Geral de Cuiabá e outro no Hospital Universitário Júlio Müller – e postos de coleta na Femina Hospital e Maternidade e no Hospital Santa Helena. Além das unidades em Cuiabá, há um banco de leite humano na Santa Casa de Rondonópolis.
Além disso, a SES-MT, juntamente com o Centro de Referência Estadual da Rede Global de Bancos de Leite Humano, está em processo de credenciamento de novas unidades. Estão previstos mais dois bancos de leite humano nos Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso e outros três novos postos de coleta de leite estão próximos do credenciamento: no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, no Pronto Socorro de Várzea Grande e no Hospital Santa Ângela, em Tangará da Serra.
Em todas as unidades de Banco de Leite Humano e Posto de Coleta, as mulheres lactantes recebem orientações sobre amamentação e também podem doar o seu leite excedente, após fazerem uma triagem. Posteriormente, essas unidades irão buscar o seu leite em domicílio.
Legislação
De acordo com a legislação, toda unidade de saúde que possui o serviço de atenção à gestação de alto risco e de unidade de terapia intensiva neonatal deve possuir, minimamente, um banco de leite humano ou um posto de coleta de leite humano para garantir a oferta de leite humano quando não houver disponibilidade de oferta do leite da própria mãe do bebê prematuro. Essas unidades devem ser credenciadas pela Rede Global de Bancos de Leite Humano e serem fiscalizadas pela Vigilância Sanitária local.
A SES-MT trabalha em parceria com a Rede que, em Mato Grosso, é coordenada pelo Banco de Leite Humano Dr. José de Faria Vinagre, no Hospital Geral de Cuiabá, que atua como Centro de Referência Estadual.
Serviço
A abertura da Semana de Doação de Leite Humano em Mato Grosso terá inscrições no auditório da CGE, a partir das 8h da próxima segunda-feira (16.05). A transmissão da abertura será pelo Canal do Tele Educa MT, no YouTube. É possível acessar a programação completa por este link.
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


