MATO GROSSO
SES alerta a população para prevenção às ISTs durante o Carnaval
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o Carnaval. O uso de preservativos masculinos e femininos é o principal método de proteção e contracepção.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, que são transmitidos, principalmente, por meio do contato sexual sem proteção com uma pessoa que esteja infectada. Dentre as infecções, destacam-se: HIV, Aids, sífilis, hepatites virais A, B e C, HPV, herpes genital e gonorreia.
Em 2025, foram registrados 946 casos de HIV e 436 de Aids em Mato Grosso. Também foram registrados 17 casos de hepatite A, 461 casos de hepatite B e 175 casos de hepatite C. As unidades básicas de saúde dispõem de preservativos femininos e masculinos, que podem ser retirados pela população de forma gratuita.
Os sintomas mais comuns das ISTs são corrimentos genitais, tanto no homem quanto na mulher, feridas nos órgãos genitais ou no corpo e verrugas anogenitais. Outros sintomas são dor no corpo, mal-estar e febre, que podem ser facilmente confundidos com sintomas gripais. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais.
“É fundamental que mulheres e homens utilizem camisinha para se proteger contra as ISTs. Caso ocorra uma relação sexual sem proteção, é essencial procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste rápido e, se necessário, iniciar o tratamento o quanto antes, aumentando as chances de cura ou de controle da infecção”, destacou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Janaina Pauli.
O que fazer caso tenha tido relação sexual desprotegida?
O diagnóstico dessas doenças é simples, rápido, sigiloso e feito por meio do teste rápido, encontrado na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estão disponíveis outras formas de prevenção: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que consiste na dispensação preventiva e continuada de antirretrovirais para pessoas não infectadas pelo HIV, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que consiste em iniciar a administração de medicamentos antirretrovirais em casos de risco de exposição, como violência sexual, acidentes ocupacionais com material biológico e relações sexuais desprotegidas.
*Sob a supervisão de Ana Lazarini
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste participa de capacitação nacional para fortalecer implantação da Farmácia Viva
-
Primavera do Leste5 dias atrásCODEPRIM debate pautas estratégicas para o desenvolvimento de Primavera do Leste
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop inicia atendimentos do CRAS no Alto da Glória nesta quinta-feira (20)
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza leilão com 40 lotes de veículos, máquinas e sucatas
-
Rondonópolis6 dias atrásCrianças da CMEI Vanier conhecem a cultura das cinco regiões do Brasil
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste realiza primeiro evento dedicado às mães atípicas
-
Sinop5 dias atrásSinop alcança 2º lugar em Mato Grosso e 25º no Brasil entre os maiores exportadores
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura articula com DNIT avanços para acesso a indústrias em Primavera do Leste


