CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema participa de Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá com atendimento sobre Cadastro Ambiental Rural

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participará do Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá, realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá durante a durante a 55ª Expoagro. Analistas da Sema atenderão produtores rurais e responsáveis técnicos para tirar dúvidas sobre os registros de propriedades rurais no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O atendimento será no dia 12 e 13 de julho no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

O projeto Sema em Campo, que integrará o mutirão, terá a participação de dez analistas da Secretaria, responsável por fazer a aproximação com o produtor e explicar quais as pendências devem ser sanadas para dar celeridade na validação do CAR. Para participar basta a inscrição pelo link: bit.ly/ValedoCuiaba

“O mutirão para atender os produtores que possuem dúvidas e incertezas sobre a validação do seu cadastro rural vai muito além de fiscalizar. Temos buscado nos aproximar do cidadão para que ele venha para a legalidade. Acreditamos que podemos aumentar o nosso número de cadastros validados, e isso passa pelo interesse do produtor de estar regular”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Nesta semana, a secretária adjunta de Gestão da Sema, Luciane Bertinatto, se reuniu com representantes dos sindicatos de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Poconé, Acorizal, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Brasilândia. A reunião aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) , organizada pelo presidente da instituição, Vilmondes Tomain, que convocou os sindicatos do Vale do Cuiabá para que apoiem na mobilização dos produtores rurais.

A secretária de Gestão da Sema, Luciane Bertinatto, ressaltou a importância da mobilização de produtores rurais. “Nosso objetivo é atender o produtor rural lá na ponta, esclarecendo as dúvidas sobre os procedimentos que devem ser cumpridos para adequação dos imóveis rurais ao Código Florestal Brasileiro. Os presidentes de sindicatos têm papel fundamental nessa mobilização já que falam a linguagem do produtor e conhecem a realidade de seus municípios”.

O mutirão é organizado pelo Sindicato Rural com apoio da Sema, Famato, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).

No mês de junho foi realizado o 1º Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia, em Barra dos Garças. Mais de 200 produtores rurais e responsáveis técnicos foram atendidos em 3 dias para resolverem situações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Conheça a programação:

12 de Julho

  • 8h Abertura
  • 8h30 Palestra – Cadastro Ambiental Rural: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural | Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto
  • 10 às 17h Atendimento individualizado com analistas da Sema
  • 14h Atendimento Simcar Assentamentos | Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto

13 de Julho

  • 8h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema
Leia Também:  Polícia Militar realiza formatura de 519 alunos das Escolas Tiradentes de Cuiabá e Várzea Grande

Serviço | Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá

Data: 12 e 13 de Julho (Programação abaixo)

Local: Parque de Exposições Jonas Pinheiro (ao lado da sede do Sindicato Rural de Cuiabá)

Inscrição: bit.ly/ValedoCuiaba

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Deputados aprovam por unanimidade projeto que homenageia pioneiro de Comodoro

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei nº 1295/2025 , de autoria do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que denomina ponte Gercino Rodrigues de Souza a estrutura sobre o Rio Margarida, localizada na rodovia estadual MT-440, em Comodoro.

A proposta apresentada por Moretto tem como objetivo homenagear Gercino Rodrigues de Souza, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento do município e da região Oeste de Mato Grosso.

A iniciativa de Valmir Moretto busca preservar a memória de Gercino e reconhecer a contribuição de cidadãos para a formação e o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses.

História– Nascido em 2 de junho de 1942, em Correntina (BA), Gercino dedicou-se à pecuária e estabeleceu-se em Comodoro na década de 1990, na Gleba Macuco. Durante sua trajetória, colaborou com iniciativas comunitárias, cedeu parte de suas terras para facilitar o acesso ao lugarejo de Alvorada e apoiou ações de capacitação profissional em sua propriedade, em parceria com o Sebrae.



COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Militar realiza formatura de 519 alunos das Escolas Tiradentes de Cuiabá e Várzea Grande
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA