CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema-MT acompanha onça-parda atropelada na MT-358 e orienta sobre o que fazer em caso de acidentes com animais silvestres

Publicados

MATO GROSSO

A Gerência de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) acompanha o tratamento de uma onça-parda que foi atropelada por um veículo na MT-358, próximo à Cachoeira Salto das Nuvens, em Tangará da Serra, no domingo (13.08).

O motorista do veículo que causou o acidente resgatou o animal e o levou até o Corpo de Bombeiros no município de Tangará da Serra. Os bombeiros acionaram a Gerência de Fauna Silvestre da Sema, que encaminhou o felino para tratamento em uma clínica conveniada, em Cuiabá, onde passa por exames.

Apesar do socorro imediato, nesse caso, ter ajudado o animal, o gerente de Fauna Silvestre da Sema, Waldo Troy, orienta que, quem se deparar com animais silvestres em área urbana ou rural, deve acionar a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 para o resgate. “O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto a saúde tanto do animal como do cidadão”, destacou.

A orientação também é que os motoristas fiquem atentos sobre a possibilidade de animais na pista para evitar acidentes.

Leia Também:  Inscrições para curso sobre argumentação no Direito Tributário terminam no dia 16

Já o tamanduá-mirim foi resgatado na Escola Municipal Tenente Abílio da Silva Moraes, no Bairro 15 de Maio, em Várzea Grande, foi resgatada pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental nesta quarta-feira (16.08).

O animal, uma fêmea adulta, foi entregue à Gerência de Fauna Silvestre da Sema, que realizou a soltura em Chapada dos Guimarães após avaliação médica, a qual constatou que o animal estava bem e apto a voltar ao habitat natural.

Em 2023, já foram realizadas 64 solturas, sendo 29 répteis, nove mamíferos e 26 aves. Os animais com maior número de soltura foram 12 jabutis, sete periquitos-de-encontros-amarelos, seis tracajás, quatro gambás, quatro jiboias e quatro corujas.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  Araputanga: inscrições abertas para processo seletivo na área de Fisioterapia

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Proteção de mulheres e crianças deve ser priorizada em MT

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA