MATO GROSSO
Sedec, Famato e sindicatos rurais encerram circuito para agropecuária sustentável com evento em Cuiabá
MATO GROSSO
O Plano ABC+ em Ação, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e com apoio dos sindicatos rurais, encerra as atividades de 2024 com um evento no Sindicato Rural de Cuiabá, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.
O encontro, que acontece nesta quarta-feira (27.11), busca apresentar soluções para uma agropecuária mais sustentável e produtiva, além de fortalecer a parceria entre o Estado e o setor agropecuário.
Neste ano, o ABC+ em Ação já passou por mais de nove cidades do Estado, oferecendo palestras e uma feira de negócios que ajudaram a disseminar técnicas como recuperação de pastagens degradadas, aumento da pecuária intensiva, integração lavoura-pecuária-floresta e uso de bioinsumos.
O objetivo é compartilhar informações e orientações sobre financiamento com produtores, trabalhadores rurais, empresas do agro, estudantes e órgãos públicos.
O secretário César Miranda destacou o compromisso de Mato Grosso em liderar a transformação da agropecuária rumo à sustentabilidade e com ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas para fortalecer a produção no campo.
“Mato Grosso está liderando ações para adaptar o campo às mudanças climáticas, reduzir emissões de gases de efeito estufa e aumentar a eficiência produtiva. Com o apoio de 41 instituições, estamos incentivando práticas sustentáveis, ampliando a assistência técnica, fomentando pesquisas e oferecendo crédito e incentivos para produtores rurais do Estado. Nosso objetivo é transformar desafios ambientais em oportunidades, garantindo renda, produtividade e respeito ao meio ambiente”, destaca o secretário.
Além de informações técnicas, o evento de encerramento apresentará linhas de financiamento disponíveis para apoiar os produtores na implementação das práticas agrícolas. Além de palestras, debates e atividades práticas voltadas para a integração entre lavoura e pecuária, além de temas relacionados à sustentabilidade e inovação no setor agropecuário.
Os interessados que não realizaram a inscrição online para participar do evento, poderão se inscrever no dia do evento.
Confira a programação:
* 16h – Início com inscrição e Feira de Negócios
* 17h – Abertura das palestras
* 17h30 – Vantagens e Tecnologias Propagadas pelo programa ABC+
* 17h50 – Plano Agrícola Pecuário 2024/2025 e linhas de crédito disponíveis
* 18h10 – Resultados Práticos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT em propriedades de corte da região
* 18h40 – Intervalo
* 19h – Integração Lavoura e Pecuária (ILP) com foco nos animais de 2ª safra
* 19h50 – Terminação Intensiva de Pasto
* 20h40 – Mesa redonda e debate entre a plateia e os palestrantes
* 21h – Jantar, churrasco e feira.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Wilson Santos propõe túnel para travessia segura de capivaras entre Parque das Águas e ALMT
Já se tornou comum deparar com grupos de capivaras nos gramados e chafariz da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Os registros frequentemente chamam a atenção de servidores, visitantes e parlamentares, além de renderem imagens curiosas compartilhadas nas redes sociais. Essa presença inspirou o deputado estadual Wilson Santos (PSD) a propor o Projeto de Resolução nº 428/2024 que prevê a criação de passagens subterrâneas (ecodutos) destinadas à travessia segura de pequenos animais entre o Parque das Águas e a Casa de Leis.
O projeto foi apresentado em 2024 e aprovado em primeira votação no último dia 19 de maio. Ele agora cumpre pauta de cinco sessões para voltar à apreciação do plenário.
Conforme o parlamentar, a medida vai além da proteção animal e, também, representa um investimento em segurança viária. “Com a aplicação da passagem subterrânea, além da proteção dos animais, especialmente das capivaras, serão evitados diversos acidentes provocados quando motoristas precisam desviar dos animais durante a travessia. Precisamos adotar medidas concretas para preservar a vida animal e oferecer mais segurança à população”, destacou.
Um dos momentos que mais despertou atenção da população foi quando um grupo de capivaras foi flagrado no chafariz da ALMT como uma verdadeira “piscina”. Enquanto algumas se refrescavam na água, outras aproveitavam a grama do local para se alimentar. A cena reforçou a necessidade de medidas que garantam a convivência harmoniosa entre o ambiente urbano e a fauna silvestre.
Projeto –A passagem subterrânea deverá ser construída sob a camada asfáltica que separa o Parque das Águas da Assembleia Legislativa, permitindo que os animais realizem a travessia sem precisar cruzar a pista de veículos. A estrutura poderá ser executada em concreto armado, material cerâmico ou outro elemento que apresente resistência e segurança adequadas.
Wilson ressalta ainda que a iniciativa atende a uma preocupação crescente com a preservação ambiental em áreas urbanizadas. Para ele, a instalação das passagens subterrâneas representa uma solução prática e sustentável para reduzir a mortalidade da fauna local e fortalecer a consciência de proteção ao meio ambiente.
Caso aprovada, a proposta poderá transformar a região em uma referência de convivência entre desenvolvimento urbano, mobilidade e preservação da biodiversidade, garantindo que as capivaras tenham uma rota segura para circular entre os dois espaços.
-
MATO GROSSO2 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu18 horas atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ5 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA22 horas atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA16 horas atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar prende homem com revólver e seis tabletes de cocaína e pasta base


