CUIABÁ

MATO GROSSO

Seciteci realiza semana pedagógica para preparar equipes de Escolas Técnicas Estaduais para o ano letivo de 2025

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza, entre 20 e 24 de novembro, a semana pedagógica de 2025. A iniciativa busca fortalecer a integração com profissionais das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e a eficiência dos processos pedagógicos e administrativos.

A semana pedagógica será realizada na modalidade online. Durante os cinco dias, ocorrerão palestras, workshops e trabalhos de produção em grupo que visam o aprimoramento das competências, habilidades cognitivas e socioemocionais das equipes, principalmente para alinhamento de documentos institucionais e capacitação continuada dos profissionais envolvidos.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, e o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescancim, abrirão o evento com uma palestra sobre os “Desafios e Oportunidades na implantação da Formação Técnica Profissional em Mato Grosso”.

“A expectativa da Seciteci é que os resultados e discussões realizadas ao longo da semana se transformem em ações concretas nas escolas e, consequentemente, na sociedade. Dessa forma, a secretaria buscará elevar a excelência da educação profissional em Mato Grosso neste novo ano letivo”, disse Allan Kardec.

Leia Também:  Presidente do TJMT conduz atividades do Projeto ELO, a partir desta quinta-feira, 18m em Sinop

Para Dimorvan, o evento é importante porque no início do ano letivo há ingresso de novos estudantes, novos cursos técnicos e convocação de novos professores, técnicos administrativos e técnicos de apoio educacional. “A semana pedagógica nos permite preparar as equipes para receber os nossos estudantes. Serão apresentados e discutidos temas muito importantes para esse momento”, disse.

A semana pedagógica terá um tema a ser abordado em cada dia de evento, sendo eles: Políticas Públicas e Legislação (1º dia), Gestão Escolar e Alinhamento Institucional (2º dia), Transformação Social e Metodologias Ativas (3º dia), Competências e Habilidades (4º dia) e Ambientação Tecnológica (5º dia).

A Seciteci já reuniu gestores das ETECs para planejar as ações de 2025 e continuará realizando formações continuadas dos profissionais ao longo do ano. Atualmente, a secretaria conta com aproximadamente 350 profissionais nas 17 Escolas Técnicas Estaduais.

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.

O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.

De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.

Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.

Leia Também:  MT está entre os 10 estados com maior potência na produção de energia solar

“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.

A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.

Etapas anteriores

O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.

Leia Também:  Presidente do TJMT conduz atividades do Projeto ELO, a partir desta quinta-feira, 18m em Sinop

Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.

 



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA