MATO GROSSO
Secel viabiliza exposições de artes e aulas de dança para a população; veja programação
MATO GROSSO
A exposição “Interseções” será aberta neste domingo (17.12), às 9h30, na Galeria Mandala. A mostra traz obras que mesclam a fotografia de Amaury Santos com pinturas de Valques Pimenta, inspiradas na fauna e flora mato-grossense. As telas são resultado de um trabalho colaborativo, no qual Valques pinta sobre as fotografias de Amaury.
“A exposição apresenta uma abordagem inovadora, porque Valques Pimenta pintou sobre as fotografias de Amaury Santos, gerando, assim, obras híbridas que não são apenas fotografias, mas também não são necessariamente pinturas sobre tela”, explica uma das curadoras da exposição, Lilian Barbon. O público poderá conferir o trabalho dos artistas até 14 de janeiro.![]()
A exposição !Os Netos de D. Maria Apolônia – Memória e Arte Pelos Olhos de uma Família de Artistas Cuiabanos” está aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. A mostra reúne o trabalho dos artistas cuiabanos Neide Silva, Sebastião Silva, Júlio César e Wender Carlos, que são da mesma família e se juntaram para fazer uma homenagem à avó Dona Maria Apolônia. Ela era conhecida como Dona Bugra, benzedeira e raizeira, uma mulher simples, descendente de indígenas, que amava a natureza e conhecia o poder curativo das plantas.
Outra exposição aberta ao público é “Por dentro dos corações cuiabanos”, disponível para visitação mediante agendamento, na Casa Silva Freire, em Cuiabá. A mostra é inspirada no olhar das crianças sobre o Centro Histórico, fruto de uma vivência realizada dentro das atividades do curso de educação patrimonial da Casa Silva Freire.
O projeto foi aprovado no Edital Viver Cultura, da Secel, e o curso visa a formação de mediadores culturais. Na capacitação participaram estudantes universitários, historiadores e professores da educação infantil e ensino fundamental. E uma das ações foi a mediação de uma vivência no Centro Histórico, voltada para as crianças. Ao fim, elas fizeram pinturas e desenhos inspirados nas visitas aos prédios históricos e nas memórias afetivas vividas nas casas dos avós.
Projeto Aprenda a dançar o lambadão em casa
Aprovado no Edital Viver Cultura, da Secel, o projeto Aprenda a Dançar o Lambadão em Casa oferece aulas online ministradas pelo professor Vlademir Reis. São 15 aulas de curta duração, em média de cinco minutos, nas quais ele ensina os passos-base do lambadão e da lambadinha, além de movimentos de giro e aéreo.
“Ambos estilos têm a mesma contagem de tempo, mas o diferencial está no gingado. O lambadão é mais rápido, já a lambadinha tem uma forma de pisar que é o diferencial”, explica o professor.
As aulas podem ser acessadas no canal do Youtube do grupo de dançarinos Lambadeiros de Elite, e até 25 de dezembro todas estarão disponíveis na internet.
“Tenho buscado colaborar com a popularização do lambadão, principalmente para as gerações futuras. É divertido, e é um gênero genuinamente mato-grossense. O lambadão é parte de nossa cultura”, defende Vlademir.
Serviço:
Exposição Intersecções
Período: De 17 de dezembro a 14 de janeiro de 2024, das 8h às 18h
Local: Galeria Mandala – Rua Cel. Neto, 736, Goiabeiras, Cuiabá/MT
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.interseccoes.46graus.com ou (65) 9 8405 9683
Exposição Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos
Período: Até 30 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Local: Galeria de Artes Lava Pés (piso térreo da Secel) – Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT
Entrada: gratuita
Exposição Por dentro dos corações cuiabanos
Visitação mediante agendamento
Local: Casa Silva Freire – Rua Cândido Mariano, Centro de Cuiabá
Mais informações: (65) 981273268 e Instagram @casasilvafreire
Projeto Aprenda a dançar lambadão em casa
Disponível no canal Lambadeiros de Elite no Youtube (https://www.youtube.com/@vlademirreiselite)
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.
O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.
De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.
Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.
“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.
A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.
Etapas anteriores
O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.
Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


