MATO GROSSO
Programa Lutadoras abre novas vagas para aulas de defesa pessoal em Cuiabá
MATO GROSSO
O Programa Lutadoras, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, está com inscrições abertas para aulas gratuitas de defesa pessoal voltadas às mulheres cuiabanas. Consolidado como uma política pública permanente de fortalecimento, proteção e promoção da autonomia feminina, o programa oferece atividades em diversas modalidades esportivas distribuídas pelas quatro regiões da capital. As inscrições seguem abertas a partir desta sexta-feira (10).
As vagas são limitadas, e as interessadas podem escolher o polo mais próximo de suas residências. As aulas são ofertadas nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste, com modalidades como Jiu-Jitsu, Capoeira, Judô, Karatê, Taekwondo e Muay Thai.
De acordo com a secretária municipal da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, o projeto vai além do ensino de técnicas de defesa pessoal. “Aqui no Lutadoras, as participantes fortalecem a autoestima, a disciplina, a autoconfiança e criam uma rede de apoio entre mulheres. A iniciativa representa o compromisso da gestão municipal com a proteção e a promoção da qualidade de vida das cuiabanas, garantindo acesso gratuito a atividades que transformam vidas”, destacou a secretária.
O cronograma foi organizado para atender diferentes rotinas. A Turma 1 terá aulas às segundas e quartas-feiras, enquanto a Turma 2 será realizada às terças e quintas-feiras. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScirvMsubET3ezSNXi-KOaVLpe0Iwsxbzh0EcSQVv8sFRyx9A/viewform . Após o preenchimento, o pré-cadastro será analisado e validado pela equipe técnica da Secretaria Municipal da Mulher.
Desde a criação do Programa Lutadoras Fortalecendo a Mulher Cuiabana, as atividades contaram com a atuação de professores voluntários. Com recursos provenientes de emendas parlamentares destinadas pelo vereador Dilemário Alencar e pela vereadora Samantha Iris, uma entidade passou a contratar os profissionais previstos no Plano de Trabalho. Com isso, o programa passa a funcionar em modelo híbrido, reunindo professores voluntários e profissionais contratados, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a oferta das atividades.
Confira abaixo os locais e as modalidades:
Região Sul
Complexo do Passaredo: Judô (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Capoeira (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
CRAS Osmar Cabral: Karatê (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Capoeira (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
Centro Comunitário Tijucal: Taekwondo (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Capoeira (terça e quinta, das 16h às 17h20).
Centro Comunitário Pedra 90: Capoeira (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Capoeira (terça e quinta, das 16h às 17h20).
Região Norte
CRAS Dr. Fábio: Karatê (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Capoeira (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
Centro Comunitário Florianópolis: Karatê (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Muay Thai (terça e quinta, das 16h às 17h20).
CRAS CPA: Muay Thai (segunda e quarta, das 17h às 18h20); Capoeira (terça e quinta, das 17h às 18h20).
Secretaria Municipal da Mulher: Judô (segunda e quarta, das 18h às 19h20); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 17h às 18h20); Turma Avançada de Jiu-Jitsu (segunda e quarta, das 18h às 19h20).
Região Leste
Creche Dom Aquino: Capoeira (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
CRAS Pedregal: Capoeira (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
Beira Rio: Jiu-Jitsu (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 16h às 17h20).
CRAS Planalto: Capoeira (segunda e quarta, das 19h às 20h20); Karatê (terça e quinta, das 17h às 18h20).
Região Oeste
CRAS Novo Colorado: Capoeira (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
Centro Comunitário Santa Isabel: Capoeira (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Capoeira (terça e quinta, das 16h às 17h20).
Centro de Referência da Mulher (temporariamente com aulas na Secretaria Municipal da Mulher devido à reforma): Jiu-Jitsu (segunda e quarta, das 16h às 17h20); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 16h às 17h20).
CRAS Jardim Araçá: Jiu-Jitsu (segunda e quarta, das 18h20 às 19h40); Jiu-Jitsu (terça e quinta, das 18h20 às 19h40).
MATO GROSSO
Robôs reforçam roçagem e agilizam limpeza das avenidas de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá reforçou os serviços de conservação em grandes corredores viários da Capital com o uso de equipamentos de roçagem mecanizada, que são conhecidos popularmente como robôs.
A tecnologia foi empregada pelas equipes da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) em trechos das avenidas do CPA, dos Trabalhadores e Hélder Cândia, com o objetivo de ampliar o alcance e dar mais agilidade ao trabalho em áreas extensas.
Diferentemente da roçadeira convencional, que precisa ser transportada e operada diretamente pelo trabalhador, o equipamento mecanizado permite maior mobilidade durante a execução do serviço. A ferramenta é utilizada principalmente em praças e avenidas, onde há áreas maiores que exigem roçagem.
Segundo o operador de roçadeira da Limpurb, Pedro Paulo Macedo Pereira, a principal vantagem está na agilidade proporcionada pelo equipamento durante a execução do serviço.
“Com esse equipamento, o trabalho fica mais fácil e rápido. Ele consegue fazer mais serviço em menos tempo do que a roçadeira convencional”, contou.
A mecanização permite que as equipes avancem por áreas extensas com maior eficiência, especialmente em locais como canteiros e margens de grandes avenidas. O equipamento integra a estrutura utilizada pela Limpurb para ampliar a capacidade operacional das frentes de conservação.
Na Avenida dos Trabalhadores, onde Pedro Paulo atuou durante a manhã desta quinta-feira, a roçagem fez parte da programação de conservação prevista para diferentes pontos da Capital. O trabalho também foi programado para as avenidas do CPA e Hélder Cândia.
A adoção de equipamentos mecanizados contribui para ampliar a capacidade de atendimento das equipes e otimizar o tempo empregado na conservação de áreas públicas. A medida integra a rotina de manutenção realizada pela Prefeitura em diferentes regiões de Cuiabá.
-
ARTIGOS3 dias atrásA colcha de retalhos da vida e a urgência do autocuidado: uma reflexão sobre o câncer e a prevenção
-
JURÍDICO2 dias atrásAGU pede a Fux que aguarde PGR e mantenha proibição das bets no país
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
ESPORTES2 dias atrásLula defende proibição de bets e cobra clubes de futebol por alternativas de financiamento
-
Rondonópolis4 dias atrásTrecho interditado na Lions Internacional para implantação de rotatória
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende três homens suspeitos por homicídio no município de Tangará da Serra
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


