MATO GROSSO
Primeira-dama de MT destaca Festival Paralímpico em Canarana como exemplo de ação do SER Família Inclusivo
MATO GROSSO
De acordo com o projeto, a finalidade é promover práticas de maneira recreativa, voltadas para crianças e jovens, com ou sem deficiência, através da inclusão social por meio do esporte. Em Canarana, os xavantes participaram das oficinas de vôlei sentado, arremesso de peso, equitação, corrida às cegas e basquete em cadeira de rodas.![]()
“Fiquei encantada com o evento, emocionante. Dois servidores da Unaf acompanharam o evento e registraram os detalhes. Isso é o que nós esperamos das ações inclusivas em nosso estado, têm que ser para todos. O Festival Paralímpico em Canarana é um exemplo do que propõe o SER Família Inclusivo, as oportunidades devem ser para todos, sem exceção. Agradeço de coração ao Governo de MT por meio da Secel, a Setasc, ao Comitê Paralímpico Brasileiro e ao prefeito Fábio Faria e à primeira-dama Carol por todo o carinho com nossos irmãos indígenas. Logo, logo quero fazer uma visita às aldeias, estou ansiosa por isso”, comentou a primeira-dama Virginia Mendes.
O prefeito de Canarana, Fábio Faria, destacou as ações que o Governo tem desenvolvido na região por meio do trabalho voluntário da primeira-dama de MT, e agradeceu pelo incentivo ao Festival Paralímpico no município. “Nós temos muito a comemorar em investimentos do Governo do Estado em nossa cidade, especialmente no social, o carinho e a atenção que a primeira-dama Virginia Mendes nos dá é fundamental para o sucesso das ações. Obrigado por acreditarem em Canarana para realizar o primeiro festival em uma aldeia. Lembrando que temos outro projeto inédito no Brasil, na produção de alimentos para os indígenas, que é o Quintais Produtivos. Seja na inclusão, no esporte, na produção de alimentos, os xavantes podem contar conosco e, com certeza, também com o Governo do Estado por meio do olhar atento da nossa primeira-dama de MT”.![]()
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Govari, o trabalho de inclusão desenvolvido no município através do esporte, tem mudado o olhar para a causa. “Por exemplo, já mandamos fazer um projeto para instalar um elevador que dará acesso ao segundo piso da Câmara Municipal. Hoje um cadeirante não tem acessibilidade ao segundo piso. O prefeito disse que fará o mesmo no prédio da Prefeitura. Isso é consequência dessas iniciativas, provocando em nós uma sensibilidade para a causa. Graças a Deus temos uma referência importante no cuidado com as pessoas que mais precisam: a nossa primeira-dama Virginia Mendes”.![]()
Outra ação inclusiva do Governo de MT foi promovida com a entrega de cadeiras de rodas por profissionais do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa de Cuiabá (Cridac), iniciativa articulada pela primeira-dama Virginia Mendes, com 11 cadeiras de rodas especiais para pessoas deficientes. Duas delas indígenas Xavantes. O custo de cada cadeira adequada para cada beneficiário é de cerca de oito mil reais.
Representando o Governo de Mato Grosso, a superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, Taís de Paula, disse que a ordem do governador Mauro Mendes é que nenhum mato-grossense fique sem assistência. “Uma cadeira dessas não é luxo, é necessidade. E posso dizer que tanto o governador quanto a primeira – dama Virginia Mendes, têm sim um olhar diferenciado para nós, pessoas com deficiência”, finalizou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.
O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.
De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.
Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.
“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.
A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.
Etapas anteriores
O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.
Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina
-
POLÍCIA3 dias atrásPM prende homem por danificar câmera do programa Vigia Mais MT


