MATO GROSSO
Primeira-dama de MT apoia campanha de doação de sangue Junho Vermelho
MATO GROSSO
A campanha “Junho Vermelho”, mobilização feita em Mato Grosso pelo MT Hemocentro, tem o apoio da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, que é madrinha da unidade de captação do Banco de Sangue no Estado. Além de incentivar a doação regular de sangue, Virginia Mendes também apoia o cadastro voluntário de Medula Óssea. Todos os anos, o MT Hemocentro participa da campanha nacional pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, com a participação de todos os Hemocentros do Brasil.
A campanha ‘Junho Vermelho’ incentiva a ajuda ao próximo e sensibiliza novos parceiros e doadores. É também a oportunidade de agradecer todas as pessoas que regularmente dedicam parte do tempo para fazer a doação. Esta ação conta com o apoio do Comando Geral da Polícia Militar por meio da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), 13ª Brigada Motorizada do Exército, Telemont, Propedia, dentre outros voluntários.
![]()
“O ato de doar é algo admirável, é altruísta, então quero deixar aqui toda minha admiração e gratidão pelas pessoas que regularmente procuram as unidades de captação de sangue. Uma pessoa que doa pode salvar até quatro vidas. Fazer parte deste chamamento com o MT Hemocentro é uma honra pra mim. Doe sangue, doe vida e faça parte desta corrente do bem”, convidou Virginia Mendes.
O comandante da Esfap, tenente-coronel Marcel falou da satisfação de participar da campanha. “Em março tivemos a alegria de executar a missão que a primeira-dama Virginia Mendes nos deu, e estamos juntos na missão do ‘Junho Vermelho’. Somente na Esfap nesta primeira etapa 450 oficiais irão passar pela triagem, posteriormente outros 550 serão convocados para essa nobre missão”.
Programação do “Junho Vermelho”
Durante os dias 12 e 16 junho, com o apoio da madrinha e primeira-dama Virginia Mendes, o MT Hemocentro receberá a solidariedade da Polícia Militar por meio da Esfap e da Unidade de Unaf.
No dia 14, em que é celebrado o Dia Mundial do Doador, a unidade realizará coleta em parceria com a Telemont e receberá o carinho da Propedia, empresa que presenteará os doadores do dia.
Entre 9 e 23 de junho, também ocorrerá a Campanha Nacional de Doação de Sangue da Igreja Universal, para mobilização de coletas entre os fiéis. Já nos dias 21, 22 e 23, o MT Hemocentro estará no 7º mutirão do consumidor de Várzea Grande.
A unidade ainda receberá servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no dia 26 e colaboradores da Concessionária de Aeroportos (COA) nos dias 27 e 28 de junho. Já nos dias 29 e 30, haverá coleta em parceria com o grupo de pesca esportiva “Pescador Até no Sangue” e, no dia 30, o trote solidário entre alunos de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Com o Hemobus, unidade móvel do MT Hemocentro, o banco de sangue coletará doações em Feliz Natal entre os dias 13 a 15, em Rondonópolis e em Vera entre os dias 20 a 22 de junho.
Para doar sangue é preciso:
Os atendimentos no MT Hemocentro acontecem de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h30, aos sábados conforme cronogramas de abertura ou de acordo com as campanhas divulgadas disponíveis pelo site http://www.saude.mt.gov.br/hemocentro/pagina/71/doacao-de-sangue.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Lista de contemplados do Residencial Comodoro será divulgada por etapas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, divulgará a lista de contemplados do Residencial Comodoro por etapas. A previsão é que os primeiros 200 nomes definitivos dos beneficiários do Programa Casa Cuiabana destinados ao empreendimento sejam publicados até a primeira quinzena de novembro.
O processo de entrega do empreendimento será conduzido em três etapas: 200 contemplados na primeira fase, 200 na segunda e 100 na terceira, totalizando 500 famílias atendidas. As obras seguem em andamento: o Comodoro I está com 78,85% de execução, o Comodoro II, com 63,15%, e o Comodoro III, com 48,72%.
De acordo com a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, a divulgação depende apenas da aprovação final da Caixa Econômica Federal (CEF). O processo sofreu atrasos em decorrência da greve de quase 30 dias da instituição, que impactou os prazos de análise, resposta e aprovação dos processos. “Estamos aguardando só uma resposta final dos últimos dossiês para publicar essa lista”, explicou.
Após a divulgação dos nomes, a Secretaria dará início ao Trabalho Técnico Social com as famílias habilitadas. A etapa inclui o sorteio das unidades habitacionais, a realização de checklist dos apartamentos e outras ações necessárias até a assinatura dos contratos.
“Nessa etapa, eles vão conhecer o empreendimento, entrar nos apartamentos, ver o terreno, a obra, como funciona e qual é o tamanho do apartamento. Depois disso, haverá o sorteio para definir em qual unidade cada um vai ficar. E, caso haja interesse mútuo, os contemplados poderão realizar trocas de unidades entre si. A assinatura dos contratos ocorre somente depois da definição das unidades e da conclusão das etapas”, afirmou Michelle.
A entrega definitiva das moradias está condicionada à conclusão de 100% das obras, à aprovação da Caixa Econômica Federal e à assinatura dos contratos. Uma reunião entre a Prefeitura e a instituição financeira, prevista para o final de novembro, deverá definir o novo cronograma de entrega das três etapas do Residencial Comodoro, que totaliza 500 unidades, além de estabelecer um novo prazo para a entrega do Residencial Tijucal, que conta com 192 apartamentos e também está com as obras em andamento.
Etapas anteriores
O Programa Casa Cuiabana recebeu 83.991 inscrições entre julho e setembro de 2025, das quais cerca de 45 mil foram deferidas. Em dezembro, um sorteio selecionou mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 reservas. Nos meses seguintes, os sorteados foram convocados para apresentar a documentação, passaram por análise de compatibilidade, tiveram prazo para apresentar recursos e foram orientados quanto à assinatura da Declaração de Beneficiário.
Em abril de 2026, um novo sorteio selecionou 500 candidatos para preencher vagas abertas após eliminações. Esses contemplados foram destinados ao Residencial Tijucal, já que as vagas do Comodoro haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. Em maio, foi publicada a primeira lista de desclassificados, incluindo casos analisados após a apresentação de recursos. Os candidatos que não constam nessa relação não têm confirmação automática de contemplação, pois parte dos processos ainda aguarda retorno da Caixa Econômica Federal.
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Fluminense x Coritiba nesta quinta
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
ESPORTES5 dias atrásRádio Nacional transmite Estudiantes x Flamengo pela Libertadores
-
ESPORTES5 dias atrásFluminense vence Flamengo e abre vantagem na Copa do Brasil Feminina
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça determina que Vasco e Boca Juniors joguem no Maracanã
-
ESPORTES5 dias atrásJustiça volta atrás e suspende jogo do Vasco contra o Boca no Maracanã
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax destaca diálogo com Pivetta e elogia primeiras iniciativas
-
ESPORTES5 dias atrásBrasil dobra recorde de voluntários para Copa do Mundo Feminina


