CUIABÁ

MATO GROSSO

Pré-Enem Digit@l MT tem prazo de inscrições prorrogado até o próximo dia 24

Publicados

MATO GROSSO

O prazo de inscrições para os estudantes se inscreverem no Pré-Enem Digit@l MT, oferecido gratuitamente pelo Governo de Mato Grosso, foi prorrogado até o próximo dia 24, em razão do feriado de carnaval. O cursinho é destinado aos estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede estadual de ensino, para se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inicialmente, o prazo estava previsto para terminar nesta sexta-feira (17). 

São oferecidas 10 mil vagas, mas a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Andrea Melo, alerta que restam poucas. “O estudante precisa procurar a secretaria da sua escola e manifestar interesse em participar do pré-Enem. Feito isso, a inscrição será formalizada pela própria escola na Diretoria Regional de Educação (DRE) de cada polo”, explica.

Cada inscrito vai receber um kit com 16 livros com todo o conteúdo curricular do Enem, além de cadernos com exercícios simulados. O material didático foi elaborado de acordo com contexto atual. Portanto, os livros foram estruturados com o objetivo de auxiliar aqueles que desejam obter sucesso no Enem. 

Leia Também:  Mais efetividade: 4ª Vara Criminal será instalada na Comarca de Cáceres nesta sexta-feira

Andrea reforça que os livros entregues aos estudantes contemplam todas as 90 questões do Enem, divididas em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. O material didático tem um QR Code em cada capítulo, o qual dá acesso às aulas gravadas. “Quando o estudante faz a inscrição, a primeira informação que ele quer saber é onde retirar o kit de livros, pois o material é completo, atual e de fácil compreensão”.

A distribuição dos kits de livros é feita pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e as atividades começam no dia 20 de março nas escolas ou espaços designados por cada uma das 15 diretorias. As aulas serão ministradas em um período que não interfira na rotina das escolas. O objetivo é fazer com que o estudante desenvolva habilidades para ter sucesso no Enem.

As aulas presenciais serão desenvolvidas em Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Nova Mutum, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Leia Também:  Sema-MT reforça equipe para fiscalização contra desmatamento ilegal no mês de julho

É preciso ficar de olho, também, no prazo de inscrição do Enem 2023, que terá início no dia 8 de maio e vai até o dia 19 do mesmo mês. A aplicação do exame será nos dias 5 e 12 de novembro. Com a nota do Enem, o estudante pode concorrer a vagas em universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Politec identifica homem encontrado morto em Cuiabá

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA